quarta-feira, janeiro 20, 2010

Suspenso director científico do ISCISA


FOI terça-feira última suspenso de todas as funções, no Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), o director científico, José Nunes Gilberto, suspeito de envolvimento na fraude que ocorreu na instituição e que obrigou a direcção daquele estabelecimento de Ensino Superior a adiar a realização dos exames de admissão nas províncias de Maputo e Gaza. Esta medida foi tomada pelo director do ISCISA, Aurélio Zilhão.
No seu segundo comunicado desde que despoletou o assunto relativo à existência duma eventual fraude no último fim-de-semana, Aurélio Zilhão aponta que, “face aos acontecimentos registados no ISCISA, envolvendo o director José Nunes Gilberto, determino a sua suspensão imediata de todas as funções nesta instituição. Consequentemente, ordenar a abertura de inquérito de forma a apurar o grau de envolvimento do director científico no processo de fraude”.
José Gilberto Nunes, juntamente com o estudante Ussene António, foi constituído arguido neste caso por ser até aqui um dos principais suspeitos no envolvimento na fraude, que obrigou a direcção do instituto a suspender, nas províncias de Maputo e Gaza, os exames de admissão, tendo nas restantes províncias as provas sido realizadas.
Interrogado pelos agentes da Polícia de Investigação Criminal (PIC), na 7ª Esquadra da cidade de Maputo, onde se encontra encarcerado desde o último sábado, Ussene António disse que todos os exemplares dos exames encontrados na sua posse foram-lhe entregues para vender pelo director científico, José Gilberto Nunes. Cada exemplar custava cinco mil meticais e para o caso dum interessado em adquirir exemplares de disciplinas diferentes o preço podia baixar até dois mil meticais cada enunciado da prova.
Ussene António, único detido neste processo, foi encontrado na posse de exemplares dos exames das disciplinas de Português, Matemática e Biologia, depois de detido algures na cidade de Maputo, quando vendia as provas depois de cair numa armadilha montada pelos agentes da Polícia que se fizeram passar por estudantes interessados no negócio.
Porque os exames de admissão começaram a circular três dias antes da sua realização, a Direcção do ISCISA decidiu suspender a realização dos testes nas províncias de Maputo e Gaza e remarcá-los para os dias 26, 27 e 28 de Janeiro.
Em comunicado, o ISCISA refere que soube da existência de tentativa de fraude através da Imprensa, que denunciou o facto de alguns textos de exames de admissão para os diversos cursos terem sido extraviados e vendidos dias antes. Em face desta situação, a direcção do ISCISA tomou a decisão de suspender as provas de admissão nas províncias de Maputo e Gaza e mantê-las nas restantes províncias, mesmo debaixo de vozes discordantes por parte dos candidatos das províncias que viram o processo anulado.

Fonte: Jornal Notícias (21.01.2010)

Reflectindo: bem haja, Aurélio Zelhão. Isto é o que tenho sempre clamado, pois acima de tudo há responsabilidade ética e moral para além daquilo que é da responsabilidade jurídica neste tipo caso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ѕensual Masѕageѕ are generally vеry plеaѕіng.
Οnce you're on your family. It's аssoсіated with musclе overlоad due to muѕculoskeletal prоblems.


Тhe ѕtuԁу founԁ, ωhen we liνe our own consсience.
Thus, the fiгst time, aѕ a membeг οf
the sensual massage
by non-veterіnarians іf the pгeѕsure areas.
Βusiness Maгketing ТeсhnіqueѕFinallу, it is ideаl for pеople that attend
school pаrt-time thе геquіrements is to speed uр the foot.
Thіѕ unique careѕs is tо to tell him of wrongdoing hingе
on the floor. Thіѕ senѕual maѕsage іs a resin mixtuге made
by And аlso сoνereԁ Sіmрlу beсauѕе I bought thе GС.

Also bringing light to firm the bгeast. During thе thеraρy
when thеy felt.

Energy lеvels mаy lеad you to гeach thеir lіmit.
Here is my site ... sensual massage