sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Suécia e Noruega vão pagar obras em dois aproveitamentos hidroeléctricos em Moçambique

O governo de Moçambique recebeu "luz verde" para avançar com a recuperação e modernizção dos aproveitamentos hidroeléctricos de Mavuzi e Chicamba, na província de Manica, disse em Maputo o ministro da Energia, Salvador Namburete.
Em declarações à agência noticiosa moçambicana AIM, Namburete adiantou que a Agência de Desenvolvimento Internacional da Suécia e o governo da Noruega, que financiam o projecto, garantiram ao governo de Moçambique que os fundos necessários estao disponíveis.
As obras já se deviam ter iniciado, tendo aliás esse início sido anunciado diversas vezes, com o ministro a precisar que o atraso se ficou a dever a "incompreensões" entre as partes relativamente à forma de desembolsar os fundos, "o que já está resolvido".
Informando que o governo está a preparar neste momento o lançamento do concurso público, o ministro disse que as obras a serem realizadas nos dois aproveitamentos hidroeléctricos visam aumentar a capacidade de geração eléctrica de 30 para 80 megawatts.
A recuperação e modernizção dos aproveitamentos hidroeléctricos de Mavuzi e Chicamba está actualmente avaliada em 39 milhões de dólares.

Fonte: Macauhub (12.02.2010)

Sem comentários: