terça-feira, março 16, 2010

Joaquim Chissano: Democracia é fazer distribuição equitativa da riqueza”

– Joaquim Chissano, ex-Presidente da República
“Podemos votar todos os dias, mas se não houver oportunidade para que outras pessoas contribuam com as suas ideias para o desenvolvimento, não haverá democracia” – Joaquim Chissano
O antigo chefe do Estado moçambicano, Joaquim Chissano, disse que a democracia, propriamente dita, não passa apenas pela criação e aplicação de leis, mas também pela participação conjunta na implementação das mesmas, o que, segundo ele, influi na distribuição equitativa da riqueza comum. Para Chissano, não se pode falar de democracia enquanto a distribuição da riqueza for deficiente, ou, ainda, enquanto a execução das leis for apenas para alguns.
Chissano diz que a democracia não se resume apenas em as pessoas irem às urnas em massa, a fim de votarem, porque, segundo ele, em muitos países vota-se, mas, na verdade, esses países não são democráticos.
O antigo Presidente da República fez estas declarações, ontem, na cidade de Maputo, quando se dirigia a estudantes e membros do Governo, no fim de uma palestra bastante concorrida, que teve como orador principal o empresário Mo Ibrahim, que é presidente de uma fundação com o seu nome.
Na óptica de Chissano, a democracia significa criação de oportunidades para que cada indivíduo possa contribuir com as suas ideias para o desenvolvimento, pois a ideia real da democracia é a participação conjunta.
Chissano faz essas declarações numa altura em que o sistema democrático moçambicano é motivo de debate, exactamente devido à falta de abertura para que outros moçambicanos participem no processo político.

(Matias Guente)

Fonte: CanalMoz - 16.03.2010

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta tudo?!Eu andava fartissimo de andar a procura de modos de ganhar algum online ate que axei um website para ganhar dinheiro sem investir para jogar casino,aprecieimuito!
Coloco aqui a morada para voces http://www.cloniegowen.pokersemdeposito.com/ !
Adeus