terça-feira, abril 27, 2010

Desportistas em Nampula preparam marcha de protesto

Ainda na sua fase embrionária, está em preparação uma marcha pacífica de agentes desportivos na cidade de Nampula que pretendem mostrar a sua indignação e protesto contra a medida tomada pelo conselho municipal local que cedeu para uma empresa privada o estádio municipal 25 de Setembro para transformá-lo num complexo comercial.
O movimento de descontentamento face a esta decisião de demolição do estádio 25 de Setembro em Nampula cresce a cada dia e ganha apoiantes que defendem que o recinto deve ser preservado em benefício da actividade desportiva, para além do simbolísmo histórico que o mesmo representa não apenas para os seus citadinos como para aqueles que de uma ou outra forma passaram por aquele local.
Segundo maior estádio da actualidade a seguir ao estádio da Machava, o 25 de Setembro é tido por alguns como um santuário onde os nampulenses testemunharam em 35 anos de moçambicanidade os momentos mágicos e trágicos, não apenas na área do desporto nacional, como também na componente cultural, política, religiosa entre outras.
Por estes anos todos de história, os desportistas da cidade de Nampula mostram-se agastados com a associação provincial de futebol, uma das afectadas por esta medida a tomar a dianteira e a prometer recorrer desta decisão junto do Conselho municipal uma vez que a demolição deste estádio dentro de um mês deixará sem alternativas muitos clubes que o têm como casa.
Ao movimento de protesto juntam-se igualmente de forma activa as associações provinciais de atletismo, boxe e basquetebol cujas sedes funcionam neste local, para além da Escola Secundária de Nampula que realiza as sua actividades desportivas igualmente no estádio 25 de Setembro.

Fonte: Rádio Moçambique - 27.04.2010

7 comentários:

Torres disse...

Deixe-me colocar uma questao: e por falta de espaco noutras zonas da cidade de Nampula que querem transformar o estadio em complexo turistico? Ou e para exibir o poder que detem!

Abdul Karim disse...

Reflectindo,

Considero essa possivel accao dos desportistas nampulenses muito Pacifica, Ordeira e Inteligente.

A ser um sucesso, e se conseguir os respectivos objectivos, entao estamos no bom caminho.

V. Dias disse...

Acho a decisão da edilidade muito justa. Aquele local é um antro de vandalismo e não só, como conhecedor de património acho correcto transformar aquele local em infra-estrutura turística até porque deixar o "campo às moscas" em elevado estado de usura, desaproveitado, etc., é um verdaeiro atentado a saúde pública das pessoas. O Concelho Municipal esteve bem. Vamos lá ver se a ideia desse empresário sai do papel.

Zicomo

PS: Falo com conhecimento de causa. Conheço aquele local. Conheço bem, mas também conheço os perigos de deixar o campo como está. Decisão acertada da edilidade, aliás, os próprios especialistas do desporto na RM também são a favor da decisão.

Reflectindo disse...

Caros Torres, Abdul e Viriato

Este assunto será de muito interesse nos próximos tempos. Os amantes de desporto e não menos de futebol são incondicionalmente coesos.

Torres disse...

Viriato,
Nao e correcto presumir que os que estao contra a demolicao do estadio nao o fazem por conhecimento de causa.
Todos nos conhecemos aquele espaco. Acaso ha quem conheca melhor o espaco do que os proprios utentes, desportistas, dirigentes e espectadores?
Depois, esse complexo nao pode ser erguido noutro lugar? Ha falta de espaco em Nampula?
Nao sabes que estadios, parques, podem alojar gente em tempos de calamidades naturais como tremores de terra? Nao se pensa tambem nisso?
Portanto, faca a sua parte, comente, mas nao insinue que os que nao pesnam como voce nao tem conhecimento de causa.

V.Dias disse...

Torre,

Vou tentar lhe responder, as pressa. Ver é diferente de observar. A diferença entre estas duas coisas é gigante. O saber uma coisa também é diferente de achar. Não sei se me compreende.

Nada que o Concelho Municipal fez que não estivesse certo, aliás, é uma decisão coerente tendo em conta a visão da época, para além de que aquele complexo desportivo, para quem não conhece, estava nas barbas do meu serviço, caiu na usura, está desagradado, é um perigo para os estudantes, utentes, etc.

Deixar como está para agradar os monges do desporto é cometer um erro crasso, até porque não pense que haverá verbas porparte da edilidade para sustentar um complexo falhado como o é o visdado.

Nas condições actuais em que se encontra aquele complexo,recomenda os estudiosos do patrimómnio, ou se reabilita (se houver sustentabilidade para o efeito)ou transforma-se em outra infra-estrutura. Reabilitar já vimos que é um sonho quimérico, mal se consegue reabilitar uma estrada e imagine um complexo desportivo naquele estado?

Torres, existem vários sítios. Aquele local é estratégico para outros fins, o que COMPREENDO ser também uma decisão justa do senhor Namuaca (disse bem?). Nos dias que correm, quanto mais isolados estiverem os complexos desportivos dos centros urbanos, melhor é. Portanto, não é por acaso que o Estado Nacional está a ser construido no Zimpeto. É uma questão de compreender a visão da época. Actualize-se, a ignorância não é defeito.

Seu amigo desconhecido, Muna.

Reflectindo disse...

Quanto aos custos para a reabilitação do estádio avaliada em um milhão e
cem mil dólares (equivalente, na altura, a
24 biliões de meticais),segundo WamphulaFax, o Conselho Municipal pode ter razão. Porém acho problemática a localicalicão do novo estádio, atendendo que ali onde actualmente se localiza, ainda pode facilmente servir a muitos estabelecimentos de ensino, para além de actividades desportivas nocturnas para os citadinos sem grandes riscos de assaltantes.
Não tenho certeza se é corrente que complexos desportivos se localizem na periferia, mas muita certeza que complexos comerciais, incluindo hotéis se estabeleçam fora das cidades.