quarta-feira, abril 14, 2010

Wa Mutarika casa-se sábado em segundas núpcias

QUATRO mil e quinhentas pessoas, incluindo cerca de vinte e cinco chefes de Estado e de Governo africanos, foram convidadas para assistir ao casamento do Presidente malawiano, Bingu wa Mutharika, a realizar-se no sábado, em Lilóngwè, a capital política do Malawi, noticiou a Rádio Moçambique.
Bingu wa Mutharika, 76 anos, vai contrair matrimónio com a sua antiga ministra do Turismo, Calista Chapola-Chimombo, de 47 anos.
O porta-voz do palácio presidencial, Albert Mungomo, disse que se pretende fazer deste casamento um evento internacional e por essa razão são aguardados no total 4500 convidados.
Presentemente, Bingu wa Mutharika é presidente em exercício da União Africana (UA).
Mugomo não revelou os nomes dos chefes de Estado que estarão presentes mas sublinhou que a ideia é que muita gente possa assistir à cerimónia.
Algumas fontes da comissão organizadora admitem que o casamento poderá custar cerca de um milhão de dólares devido ao aparato logístico envolvido.
Excepcionalmente, e também a pedido da comissão organizadora, o Bispo católico de Lilóngwè autorizou que o casamento fosse celebrado fora da Igreja.
Bingu wa Mutharika e Calista Chimombo são ambos católicos. Sendo assim, o mega-casamento será celebrado num campo de futebol para permitir que mais gente possa assistir ao enlace matrimonial, mas o copo de água terá lugar no palácio presidencial.
De acordo com o correspondente da Rádio Moçambique no Malawi, o casamento de Bingu wa Mutharika com a Mama Calista, como é tratada, foi preparado com pompa e circunstância visando conferir a dignidade necessária ao acto.
Mutharika, viúvo, perdeu a esposa vítima de doença em 2007, e Calista Chimombo, também viúva, e que este sábado vai-se tornar na Primeira-Dama do Malawi, oficializaram o namoro a 14 de Fevereiro último. Ambos têm filhos de casamentos anteriores. Mutharika tem quatro filhos crescidos e Calista dois.

Fonte: Jornal Notícias - 15.04.2010

15 comentários:

Egidio Vaz disse...

Ya, boa notícia para ambos. Estão de parabéns.

Anónimo disse...

Quando este senhor apareceu com a palhaçada de limitar as viagens dos dirigentes Malawianos ao estrangeiro, os meus conterraneos apressaram-se a dizer que Moçambique deveria seguir o exemplo.

Este senhor não passa dum populista e despesita, onde ja se viu um casamento de 1 milhão de USD num país onde falta quase tudo

Gata disse...

This Is Africa!!!

V. Dias disse...

Qual é o problema de Mutarica se casar e convidar os seus?

Quanta festa fazem os reis indomáveis em seus países?

Se Mutarica gasta com casamento, a quem gaste matando gente no Iraque, etc.

Sempre que salta uma notícia dessas sobre a África toda a gente abre os olhos, mas quando o mesmo assunto acontece no ocidente, ninguém faz eco, é tudo moda.

Eu sou radical africano, pronto. Sovem-me.

Mutarica para quem não conhece é um grande homem, um homem de valores, um estadista, o problema do Malawi é bem complexo, também tem a ver com os indomáveis tal e qual Zimbabwe. Depois digo porque.

Zicomo

Gata disse...

Viriato,

Já percebi que você gosta mesmo de levar sova. Porque só pode ser isso! Recuso-me a dar-lhe esse gostinho, só por desfeita!

V. Dias disse...

Olá Gatinha, permite-me?

Que mal tem isso. Vivo na Europa e ando um pouco por ela. Sabe quanto é que um "puto" filhinho de mamai gasta numa discoteca na Espanha ou Bruxelas numa noite? 10 mil euros.

Sabe quanto gasta a rainha nas compras? milhares de euros. Sabe quanto gasta Sarkozi para ir a um passeio com o seu cahorro, centenas de milhares de euros. Quer mais exemplos?

Para nós é uma cultura ter mais de 1 esposa, eu próprio sou apologista disso. Terão os indomáveis os seus defeitos. A vida é assim. Achas que se o presidente do Malawi não se casasse iria acabar com a pobreza no Malawi? Nem pensar.

A Europa não se tornou rica trabalhando como pedem que a África faça, eles precisaram de pilhar, expropriar em territórios alheios. Fora disso não estariam no estado avançado como estão, em certos aspectos. Ou já se esqueceu das cruzadas? Dos 500 anos? Porque acha que Bin Ladean anda vingar-se? Pois eu, eu condeno.

Enfim


Zicomo

Viriato Dias disse...

Portanto,

Se aconetece na Europa é fixe, África never.

Gatinha, "fachavor2

Zicomo

Reflectindo disse...

Viriato,

Eu continuo sem entender a razão das tuas importações? É mesmo que só trarás para África tudo o que for lixo na Europa? Achas que na Europa não critica o que assistes?

Não posso entender por que razão levaste o assunto de Malawi para Iraque e falas de indomáveis. Quem são os indomáveis? Eu, o editor deste blog e que por sinal publiquei a peca de fontes do jornal mocambicano, o Notícias? Afinal, não sou livre de publicar o que eu quiser no meu blog?

São indomáveis os comentadores deste blog? Querias que eu os censurasse seguindo as regras ditatoriais que tanto amas?

Adoras gastos supérfluos, amas ditadores e ditaduras, fascistas, racistas... Achas que África tem falta de tudo isto?

V. Dias disse...

Calma,

Tu não és indomável, és da terra! UmbHalane é sim, por exemplo, um indmável. A Micas também. Quer saber quem mais: vão aparecer!

Zicomo

Anónimo disse...

Só espero que por causa deste casamento-que vai ter 4 500 convidados, e gastar cerca de 1 milhão de dólares-não sirva de justificação para o Ocidente considerar Wa Mutarika (riquíssimo empresário-conheci-o em 1979), mais um fã de exemplo igual a Mugabe(em casar com 2ª mulher pela Igreja).
É que ele parece o Mugabe-que também casou com 76 anos , após a morte da Mama Sally.
O Zuma não pode fazer o mesmo, porque ele segue a tradição Zulu-VARIAS MULHERES- e claro o dinheiro pode não chegar.
Se o dinheiro é da família Mutarika, quem somos nós para opinar.
O povo malawiano, democrático, mas faminto, é que deve opinar.
Ás vezes, como já aconteceu em África, com estes exemplos, alguns já levaram um tiro do guarda-costas (ex do Zaire).
Não é curial nesta altura de crise global, mas uma festa deste "tamanhão" merece todo o meu respeito pelo simbolismo.
Se o dinheiro é dele, É DELE.E ele tem, e pode gastá-lo.
Pudera, porque já tem uma idade avançada, poucos dias lhe restam!

Zacarias Abdula

V. Dias disse...

"Se o dinheiro é da família Mutarika, quem somos nós para opinar.
O povo malawiano, democrático, mas faminto, é que deve opinar."

Já viu Reflectindo, isto é que é falar. Parabéns Dr. Zacarias, assim é que se fala. Isto é que é fazer uma análise justa. Parabéns mesmo.

Abraços, digo, Zicomo

Reflectindo disse...

Caro Viriato,

Aconselho-te para parares definitivamente com esse tipo de ataques aqui no Reflectindo. São querelas desnecessárias e desde 2006 já as assisti, destruindo a blogsfera moçambicana e sobretudo prestígio de alguns compatriotas. E isso pode não ter terminado aí, pois tenho medo que essas guerras tenham destruido a família académica/intelectual moçambicana. Há muita prova disso, pois que há muitos que deixaram de comentar nos blogs e não só...

Querendo, aconselho-te a parares com guerras onde quer que seja, porque elas estão te levando para lado perigoso. Tenha muita atenção dos elogios e dos que te elogiam em e-mails, por estares a fazer guerras! Questione-te do porquê eles mesmos não fazem o tipo de guerra! Querem eles manterem-se bonitos, com perfil lindo, como pessoas de consenso e tu como o contrário deles? És jovem e tens muito caminho por percorrer...

Abraço

P.s: neste caso não era difícil que te concentrasses no casamento de Mutarika e talvez pensando nos nossos irmãos malawianos.

Reflectindo disse...

Caro Viriato,

Ainda não reagi ao comentário de Zacarias Abdula e pode ser porque eu não ter nada a interpelá-lo.
Ora, ele escreveu: se o dinheiro é de Mutarika... o que significa que se não é, podemos questionar.

Nota: eu apenas me questiono se os nossos líderes, não podem ser exemplares que um cidadão pode se casar oficialmente sem precisar de gastar muito dinheiro?
Vejamos o que acontece em Mocambique onde os pobres gastam tudo que têm e mais o que não tem e nem terão para se casarem oficialmente, alternativa não se casarem nunca. Porquê os nossos irmãos não aproveitam a laicidade do nosso país, para realizarem um casamento muito barato?

Sou muito feliz, porque casei-me há 16 anos sem gastos extra-ordinários. Nós (a minha esposa e eu) ganhámos muito pelos presentes.

Nota: que discutamos agora sobre casamentos.

V. Dias disse...

Visto, passa!

Zicomo

Anónimo disse...

Quandp foi o Ministro Pacheco a tirar um milhão de rands, do bolso dele, para comprar um mercedes, fizeram alarido.
Agora que é o Wa Mutarika a tirar um milhão de dolares, dos cofres do estado, aplaudem-no.

assim vamos nos