segunda-feira, maio 31, 2010

Aliança Democrática não é partido de brancos”

O partido vai procurar expandir a sua série de vitórias fora das áreas controladas pela DA no Cabo Ocidental
A recente vitória da Aliança Democrática (DA) nas eleições em Grabrouw e Gugulethu acabou com as alegações do ANC, segundo as quais a DA era um partido de brancos, disse na última sexta-feira a líder da oposição, Helen Zille. Zille disse que “estes resultados devem acabar de uma vez por todas com a repetida mentira do ANC de que a DA é um partido de brancos, que somos racistas e que queremos trazer de volta o apartheid”. A Aliança Democrática conseguiu 48 por cento dos votos em Grabouw e 60.5 por cento em Gugulethu, nas eleições de quarta-feira última, vencendo o ANC em dois bairros predominantemente negros. “Se lá há eleitores brancos, não deve passar de um punhado”, salientou Zille. A líder disse que o seu partido vai procurar expandir a sua série de vitórias fora das áreas controladas pela DA no Cabo Ocidental. Mas antecipou que isso fará com que o ANC recorra a tácticas não democráticas, como os casos de vandalismo em banheiros em Khayelitsha, dois dias antes da realização das eleições intercalares. “Quanto maior o risco do ANC perder o poder, mais o ANC vai usar meios inconstitucionais e até mesmo violentos, para mantê-lo”.

Fonte: O País online - 31.05.2010

4 comentários:

Torres disse...

“Quanto maior o risco do ANC perder o poder, mais o ANC vai usar meios inconstitucionais e até mesmo violentos, para mantê-lo”.

Substitua-se "ANC" pela "Frente ..." aqui do pais, que tudo fica igualzinho.

Unknown disse...

Sente-se que o ANC, de certo, perdeu rumo, e sua popularidade esta' decair apressadamente, fazendo adivinhar a possibilidade de uso de métodos inconstitucionais para se apegar ao poder. Se os seus aliados em Luanda e no Maputo fizeram-no, quem são eles para dormir na sombra da bananeira. A saída vai ser o fortalecimento da oposição e a sociedade civil sul africana para contrariar um tal cenário.

JOSÉ disse...

O ANC usa a cartada racial ao afirmar que o DA é um Partido de brancos. Essa mentira está a ser contrariada, pois não há brancos em Gugulethu e Grabouw.O DA controla o Cabo e o ANC está apostado em sabotar o DA nessa Província, recorrendo frequentemente à violência.
Há semelhanças entre o ANC e a Frelimo, ambos não toleram a Oposição!

V. Dias disse...

Prefiro apoiar o manifesto do ANC, até porque não suporto "indomáveis".

Zicomo