quinta-feira, maio 20, 2010

Desmaios na Escola Secundária Quisse Mavota e a Indignação da AMETRAMO

A Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique (AMETRAMO) diz estar indignada com o procedimento das estruturas do Estado em formar uma equipa de especialistas da Saúde, da qual fazem parte psicólogos, sociólogos, antropólogos, entre outras áreas, e excluir os membros daquela congregação.
Fernando Mathe, porta-voz da AMETRAMO, disse que “não se percebe porque é que a Educação e a Saúde não envolveram os médicos tradicionais neste caso, quando em outros casos anómalos, tais como este, solicita-se a nossa intervenção”.
“Também somos militantes da paz e devíamos ser envolvidos. Não negamos que haja anemia, mas podem ser maus espíritos”, disse.
Para aquele porta-voz, se foram envolvidos sociólogos, antropólogos, psicólogos e demais peritos, a AMETRAMO também devia ter sido envolvida.

Fonte: Jornal Notícias - 20.05.2010

8 comentários:

V. Dias disse...

A reclamação faz todo o sentido.

Zcomo

Reflectindo disse...

Tenho uma opinião nestas coisas que é:

Os curandeiros têm que estar fora das instituicões públicas. Que quem quiser os convite para a sua casa mas, mas nunca devia ser para uma instituicão pública.

A verdade tem que ser dita. Os psicólogos, sociólogos, médicos, antropólogos estudam casos com factos e documentam. Eles até podem estudar os curandeiros quanto à sua contribuicão positiva. Essa contribuicão dos curandeiros é muitas vezes psicológica. Por convencão o doente pode melhor. Porém, os curandeiros não fazem estudos e nem documentam o que fazem.

Há impacto muito negativo no uso de curandeiros e evocacão aos espírito que é fomentar preguica no homem. Tudo é fatal. A morte, a doenca, a reprovacão, a pobreza, o divórcio, tudo e tudo fatídico...

Abdul Karim disse...

Reflectindo,

Mas existem medicos tradicionais, no sentido proprio de medicina tradicional com base em plantas,... aqui na India chaman de ayurvedic treatment.

Agora curandeiros no sentido de obscurantismo 'e complicado, pois tivemos uma epoca em que o Machel condenou, e temos o presente onde o guebuza foi ao "banho",

Entao fica muito complicado tomar-se uma posicao governamental, ate porque acho que no caso da Quisse Mavota, ja foi muito "moderno" ao deixar-se a ametramo de fora.

V. Dias disse...

Fico com Karim,

Creio que estás correcto sob ponto de vista constitucional, ou seja, desde que se outorga o direito dessa associação "AMETRAMO" de exercer as suas actividades no país, é porque o próprio governo reconhece-lhes aptidões para o efeito.

A "AMETRAMO" é chamada a intervir em diversos casos que temos vindo a assitir, inclusive nas investiduras (...). Penso que o Reflectindo deve estar a fazer confusão entre esta associação e a religião. Teria sentido de facto se o Reflectindo reflectisse ou mostrasse o seu descontentamento se fosse enviado para a aludida escola padres, clérigos, califas, etc.

Mesmo aqui, neste capítulo da igreja, não nos devemos esquecer que foram os religiosos que trouxeram à bendita paz para o nosso país! Não estamos perante uma "invasão" ao Estado laico? Fica a pergunta.

Zicomo

Reflectindo disse...

Abdul e Viriato

Ainda bem que esperei por mais 1 comentário.

1. Obrigado por me interpelarem e devéis fazer isso mesmo.

2. Não discuto sobre a medicina tradicional, pois que sei que ela existe, mas posso discutir sobre:

a) O termo "MÉDICO TRADICIONAL". Este até pode ser um ponto de partida. Uma subelevacão inútil? No hospital há serventes, enfermeiros de diferentes categorias, para-médicos, médicos estagionários, médicos com Dr, etc. Nunca entendi do porquê todos os curandeiros são chamados médicos e em anúncios, escreve-se Dr.????

b) Sei da existência de medicina tradicional, pois que a minha mãe sabe por exemplo tratar queimaduras mesmo muito graves, de mordeduras de cobras, de doencas venéreas. Mas ela usa raízes, folhas ou caules sem vestir "juba" aquilo que esses de AMETRAMO faz. Até porque ela não comercializa isso pelo que não faz qualquer publicidade. Porém, posso entender que é porque não quer viver disso. Se ela quisesse viver desse pequeno conhecimento já teria comecado usar missangas, casacos que nunca se lavam, caudas de animais, dancar, etc, etc,

3. AMETRAMO, algo igual à religião? Claro que sim. E essa associacão só pode ser isso. É só ver como é assim fácil ser membro da ordem dos médicos.

Volto ao tema... estou ocupadíssimo

Reflectindo disse...

Continuando:

errata: É só ver como é assim fácil ser membro da ordem dos médicos.
deve-se ler:
E é só ver como não é assim fácil ser membro da ordem dos médicos.


4. Nao estou contra AMETRAMO e nem quem acredita nos curandeiros espirituais, mas que isto não se institucinalize porque é uma crenca individual. Numa escola há os que crê neles, em Jesus, em Muhamad, etc, e até os que não crêem em nada. Por essa razão a escola como uma instituicão pública deve ser um lugar neutro...

5. Armando Guebuza toma banho com curandeiro. Sim já vimos e ele fez isso em Pemba durante a campanha eleitoral. Levantei esse problema aqui no Reflectindo. Porém considero apenas sendo uma questão psicológica e populista que crenca. Veja Guebuza nesta foto aqui: http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1024107 será que ele já é muculmano? Para mim, esses senhores que conheci nos primeiros anos da independência, não são crentes em nada. Falo dessa gente que vasculhava as nossas malas a procura de qualquer livro religioso. ELES se fazem de crentes apenas para sobreviverem.

a) Vale apena entendermos aquilo que Serra escreve sobre uso dos curandeiros pelos governantes. É psicológico porque retarda os partidos da oposicão que até podem acreditar que a Frelimo vence por forca dos curandeiros de Namapa (uma discussão forte que tenho dito com os meus conterrâneos). E aí esses da oposicão nao trabalham a espera da mesma sorte.

b)é psicológico e populista porque convence aos próprios curandeiros, seus familiares e adeptos em votarem neles. Então, politicamente, pode não ser correcto, estar contra eles...

Sem correccão

Reflectindo disse...

Continuando

O Governo faz muito bem ao pôr de fora a AMETRAMO.

Desculpem, estou escrevendo às correrias.

Anónimo disse...

A VELHA MAVOTA "ZANGOU" PORQUE NÃO ESTÃO A RESPEITÁ-LA.
É um assunto para a parapsicologia.
Há padres católicos e muçulmanos que têm capacidade de exorcismo.
É um fenómeno, que alguém saberá descortiná-lo.
Porque não um "médium", que irá "talvez" dissipar as dúvidas, e daí como resultado, ocorrer -a haver o tal "tratamento" de simbologia.Há várias igrejas em Maputo, que têm "reverendos" e pastores com variada capacidade mediúnica, não sendo necessário os DR da AMETRAMO.
Coitados dos encarregados de educação!

Zacarias Abdula