domingo, maio 23, 2010

Não há intromissão das células da Frelimo nas Instituições Públicas (1)?

Desde a criação do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental foi sempre nossa preocupação a criação da estrutura do Partido Frelimo dentro da instituição. Temos que salientar que neste percurso, foi muito difícil conhecer os camaradas membros e simpatizantes da Frelimo devido a conjuntura política do país, tendo sido necessário fazer-se um trabalho anónimo entre funcionários, que resultou na conquista, em 1998, de 34 candidatos a membro. Primeiramente o Partido era representado pela célula e alguns anos depois pelo círculo. Hoje o Círculo do Partido Frelimo, só a nível central, conta com 221 membros. Leia mais aqui.

Adenda1: recorde-se, caro leitor, que o Secretário-Geral da Frelimo, Filipe Paúnde, disse durante a sua visita em Nampula, em Fevereiro último, que era preciso continuar a criar células partidárias a nível das instituições públicas, veja aqui o arttigo do O País.

Adenda 2: ... a título de exemplo, na tarde de ontem, a célula da Universidade Pedagógica liderada por Mário Brito, director daquela instituição de ensino superior, teve um encontro com estudantes, docentes e funcionários, durante o qual, para além de explicar as vantagens de participação no processo eleitoral no país, pediu votos a favor da Frelimo e do seu candidato Armando Guebuza.
Segundo Brito, votar na lista da Frelimo significa apostar na continuidade dos programas de desenvolvimento do país e da província em particular. Fonte: notícia produzida pelo Wamphula Fax e publicada no Moçambique para todos (
aqui). Algo interessante é o comentário do nosso chamuale Viriato sobre esta notícia tanto no Moc para todos como aqui no Reflectindo.

9 comentários:

V. Dias disse...

Muito bem, parece que estamos perante um caso. Cabe o Governo, perdão,a justiça afastar esta célula no aparelho do Estado. É no mínimo uma questão de ética, ou seja, de justiça.

Porém, continuo a achar que estas iniciativas são de fanáticos "puxa-sacos" e não propriamente da direcção da Frelimo. Que saiba, este partido não orientou a essa célula para criar fosse o que fosse no determinado ministério.

Parabéns Reflectindo e haja justiça!

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Agora fiquei complicado mesmo,

Entao as celulas sao criadas "automaticamente" ?

Nao ha orientacoes superiores para se "criarem" ?

Sao "auto- reprodutivas" ?

Parece brincadeira, ou 'e voce que esta com vontade de brincar !

Abdul Karim disse...

Se isso que voce diz for verdade Viriato,

Entao aqueles que me ameacaram em Maputo, ameacaram sozinhos, so levaram o nome do pr, para fazerem de conta que sao muito poderosos,

Aqui na embaixada da India o Vicente Chihale tambem so me ameacou sozinho, nao foi frelimo lhe mandou entao.

Se isso for Verdade, estes que me ameacaram estao mal com partido no poder, andam a usar e abusar do nome do partido e do estado.

O partido e o governo devia de punir esses malandros !

E eu a pensar aqui que estava muito mal, afinal estou bem, comeco a acreditar que me vao dar os passaportes.

Se for verdade o que dizes ! Mas vamos ver o que vai acontecer, se eu receber os passaportes e outros problemas meus ficarem resolvidos, vou acreditar mais no governo e no partido no poder.

Afinal andam ai muitos malandros, a se aproveitarem da nossa ingenuidade !

Tem que queixar essas coisas directo ao pr ? ou chega reclamacao nos blogs ?

Torres disse...

"Porém, continuo a achar que estas iniciativas são de fanáticos "puxa-sacos" e não propriamente da direcção da Frelimo. Que saiba, este partido não orientou a essa célula para criar fosse o que fosse no determinado ministério"

Viriato parece que nao ouviu Paunde em 2009! O que ele disse? Essas celulas sao do conhecimento do partido, sim.

Agora, que ha oportunistas, isso sim. E so ver que se apressaram a por suas fotos, biografias, etc para verem se alguem os ve e os da benesses

Torres disse...

Para Viriato
Leia este link:

http://opais.sapo.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=4409:paunde-diz-que-a-frelimo-criara-mais-celulas-nas-instituicoes-publicas&catid=63:politica&Itemid=273

Para defender que estas celulas tem o aval da Frelimo

V. Dias disse...

Claro, Karim!

Eu próprio corri com tantos deles. Há malandros. Sempre houve. Samora dizia e denunciava vezes sem conta há existência de "camaradas" que usavam fardas para, em nome do partido Frelimo, extorquir pessoas.

Quem alimenta as tais células? Pergunto se é a Frelimo? Nada. São escovistas, moleques, fanáticos que querem aparecer a todo o custo. Claro, a justiça deve se pronunciar e impedir que tal célula funcione na administração pública.

Quanto a esse senhor que te ameaçou, é preciso ter a capacidade de lhe mandar coçar macacos (passa a expressão). Não podes ter medo de ninguém enquanto caminhares pelos caminhos rectos. Eu próprio hajo assim. Ninguém me pode coagir em aceitar algo que seja contra o meu pensamento.

Zicomo

Reflectindo disse...

Caro Torres

Obrigado por ter me recordado sobre o link do O País sobre os pronunciamentos do hierarquicamente nr 2 da Frelimo, Filipe Paúnde.

Para eu não ser daqueles que vão pedir a Frelimo para lhe investigarem, coloquei o link e indiquei-o na adenda.

Abdul Karim disse...

Esta bem Viriato,

Vou mandar o hanifo, mais firoz , mais o vicente chihale "cocar" os tais Macacos deles,

Agente a trabalhar aqui, e esses malandros a fazerem asneiras deles com nomes oficiais, diplomaticos.

Sao Malandros !

Agora faco queixa aonde ?

O pr tem que saber que esses malandros estao abusar, estao a comprometer o bom nome do pr, do governo e do partido nacionalmente e internacionalmente,

Vou esperar sinal afirmativo do governo primeiro, ver como vai resolver esses problemas, depois emito minha opiniao definitiva, meu voto de confianca ou desconfianca sera em funcao dos resultados para meu caso.

Zicomo tambem.

V. Dias disse...

Torres,

Têm meia razão.

Mas não leve à letra comentários infundamentados de prova.

Zicomo