segunda-feira, agosto 02, 2010

Comerciante multado em 3 mil Mt por faltar ao comício de Itai Meque

Em Alto-Molócuè, a edilidade acusa um comerciante de desacato às autoridades municipais.
O comerciante do município de Alto-Molócuè foi multado em 3 mil meticais por não ter encerrado o seu estabelecimento comercial, para participar no comício popular que era orientado pelo governador da província da Zambézia, Francisco Itai Meque.
O conselho municipal local decidiu interromper o curso normal das actividades de rendimento, para que houvesse enchente no comício popular do governador da Zambézia.
Na altura, a edilidade estipulou que, em caso de desacato à decisão, os visados fossem, compulsivamente, sujeitos ao pagamento de uma multa de 3 mil meticais. Nos termos da decisão, o comerciante que não fechasse o seu estabelecimento comercial e, por isso, faltasse ao comício do governador, seria sujeito a uma pena e a pagar o referido montante.

Documento/sentença

O documento com a data de 14 de Julho de 2010, assinado por Elton Paulo, vereador de Urbanização e Saneamento, anuncia a sentença ao infractor, que não encerrou o seu estabelecimento comercial e, consequentemente não participar do comício do governador, refere que ele (o comerciante) só reabrirá o seu estabelecimento comercial após o pagamento da quantia estabelecida.

Fonte: O País online - 02.08.2010

Adenda: segundo o Médiafax, in Diário de um sociólogo, foram multados seis comerciantes

11 comentários:

V. Dias disse...

Visto, passa.

Zicomo

PS: Lamento muito...

Anónimo disse...

Foi o Itai Meque que multou? Por acaso Itai Meque é presidente do municipio de Alto Molocue?

Anónimo disse...

ai esta a moda antiga.atitude arrogante.acredito.obrigar fechar a loja obrigar a ir ao comicio apanhar multa.sao muitas obrigações que vao contra a constituição da republica de moçambique e contra os direitos humanos.o cidadão de via meter particopação na ass. da republica comissão de petições queixas e reclamações.devemos manter a nossa liberdade que custou sangue suor e lagrimas.nem renamo para guerra nem frelimo a moda antiga

Reflectindo disse...

Caro anónimo

E se eu te perguntar quem escreveu aqui se foi Itai Meque que multou como me responderás?

Para mim, está bem claro que não foi Itai Meque a multar os comerciantes. Foram membros do Conselho Municipal de Alto Molócuè com intuito de agradar o governador ou até devo dizer iludí-lo. Porém, sendo o governador o dirigente máximo daquela província, espero que ele tome medidas contra os violadores das liberdades dos cidadãos.

Sobre isso de os dirigentes serem enganados pelos seus subordinados, há pouco tempo perguntei sobre por onde passava o Presidente da República quando visitasse a Cidade de Nampula já que muitas ruas estavam esburacadas. A resposta foi de que os protocolos sabiam por onde lhe fazer passar para ele não ver os buracos. Mas a minha pergunta foi também em relação o governador que mora nessa cidade. A resposta foi de que não pode passear pela cidade por questões de segurança.
Para mim, fica difícil aceitar esta justificação se termos em conta que se trata de quem conhece muito a cidade.

V.Dias disse...

Caro Reflectindo,

Ainda respondes a anonimos? Para quë?

Pessoas sem nomes? Para mim é cobardia. Quem nao deve nao teme.

Itai, Itai, Itai o Tico Tico do Governo de Guebuza.

Zicomo

Anónimo disse...

Parece que o Viriato tem alguma coisa coisa contra o Itai e deve ser de natureza pessoal.
Ja ha muito que diz que o Itai seria o primeiro governador a ser exonerado. Infelizmente as coisas no terreno são contrárias a sua vontade. A população de Inhambane clama pelo seu regresso, e na Zambezia oiço falar muito bem do seu trabalho.

Devolveu um imóvel a uma cidadã que era burlada ha muito tempo pelas autoridades provinciais. Isso fez a sua imagem subir em flecha.

Ao contrário do teu Mugabe, Itai tem aceitação das pessoas que serve.

V.Dias disse...

Nao tenho por habito responder a anonimo mas desta vez, para satisfazer um certo tipo de zorro longe de ser aquele que conhecemos ou julgamos conhecer, vou abrir uma excepçao e sera a ultima. Repito, a ultima neste caso.

1. Disse o anonimo que o Viriato Dias tem algo pessoal contra o Sr. Itai Meque, Governador da Zambezia, pessoa que nao conheço de lado nenhum, salvo por via da televisao e de outros orgaos de comunicacao social. Para haver algo pessoal é necessario que haja um contacto entre duas pessoas, feliz ou infelizmente, nunca houve nenhuma charneira entre mim e o visado. Nunca. Nem por via burocratica, porque nunca precisei. Os nossos caminhos nunca se cruzaram.

2. Os meus debitos sao dirigidos ao Governador da Zambezia e nao propriamente a Itai Meque, pois entendo que é dever de um cidadao nacional, seja qual for o seu rotulo partidario ou religioso, condenar atitudes que coloquem em perigo o processo democratico ja de si debil. Julgo ser este uma das premissas basicas para que haja um estado de direito cada vez mais melhor e, acima de tudo, uma boa governacao. Nao pode haver uma boa governacao sem erros, e é por isso que ca estamos: para os corrigir.

2. Quero tranquilizar ao anonimo que nao se trata de nenhuma cruzada contra o Itai Meque, muito menos contra o Governador da Zambézia, porquanto a actuacao de Itai como cidadao, e Itai como Governador, em nada afectam o Viriato Dias. Muito menos aos meus. De resto, faço-lhe lembrar que o vedetismo e a complascencia nao fazem parte do meu cardapio. Dou voz aqueles que nao tem, nem que para isso tenha que colocar em perigo a minha vida e dos meus. Pelo pais, acredite, nada me demove, nada me desfortalece, sou implacavel. E é justamente por isso - so por isso - instigado por um Moçambique melhor, nao me calo de dizer o que penso, sempre que sou chamado a dizer. E digo mais: sem escoder o rosto.

3. Diz o anonimo que o Itai (entenda-se sempre Governador) restituiu casa a uma ancia. Pois em, congratulo-me. Porem, nao pode ser por isso e por outras coisas boas que os dirigentes devem exceder na sua governacao. Que dizer do medico que salva vidas? Do professor que tira das estrevas milhares de concidadaos nossos (?), do agricultor que nos alimenta? Cada um é util na sua area. Nao pode haver melhor recompensa que servir bem o povo. Ainda que sejam boas as intencoes, mas quando as mesmas sao emanadas de um exibicionismo exarcebado, acabam por deixar marcas tao profundas nas pessoas.

4. A vida ensinou-me que a politica é como um pedulo. Nao devemos apenas nos concentrar com as horas, é preciso saber mais: como é que o pendulo funciona. O seu traseiro. Ha grupos de choque, de bloqueio, de avanços que ditam as regras da propaganda. Isto é fundamental para a figura de um politico. Para um bom entendedor, meia palavra basta. Ou nao entendeu? A mim nao me admira nada no meu pais. Corruptos sao mantidos intactos nos cargos, corruptos impunes, corruptos lambe-botas, enfim, o pais em si é uma marrabenta de coisas. Se rever a historia, vai perceber que os casos de corrupcao ou de ma governacao apensar de serem drasticamente penalizado pela imprensa, a suspensao ou expulsao, levou anos. Posso lhe ajudar num caso: Cambaza. Agora entendeu?

5. Deve ficar claro em si que o Viriato Dias nao tem nada contra o seu idolo Itai. Nada. Estou apenas a contruir pedra a pedra o futuro do pais. Se estiver errado, a historia dira. Nao sou perfeito nem nunca serei. Mas nao se esqueça, ninguem pode ser juiz em causa propria. Pessoalmente deixo que os outros, sobretudo aqueles que veem a minha nuca, dezer o que pensa dela.

5. Mugabe. Peço-lhe que leia a historia do Zimbabwe como deve ser.

Zicomo

Reflectindo disse...

Uma das coisas que afunda o meu país, é pensar-se que para criticar alguém é preciso que haja algum motivo de natureza pessoal. Quer dizer, razões patrióticas não são suficientes para criticar a um governante ou político.

Também, é norma para muitos que familiares, amigos, conterrâneos ou pessoas da mesma etnia ou membros do mesmo partido não se podem criticar, antes pelo contrário, deve-se constituir uma compadrice, concordando em tudo e sem reserva com eles ou mesmo elogiando feitos sem nenhum mérito.

Podemos imaginar o problema já que entre membros do governo e dos partidos políticos há todas aquelas relacões?

Já dá para ver o estado de saúde da nossa sociedade.

V. Dias disse...

Pendulo...e nao pedulo... Estou a usar um computador nao habitual. Os acentos sao uma dores de cabeça. Quanto ao resto, peço a compreensao do anonimo para as compor compreensivel, algumas letras saltaram, etc. Obrigado a Reflectindo pelo remate. E é assim no pais, nao se pode criticar senao: pimba. Ficas sem salario, sem emprego, sem familia e ate memso sem a vida. Assim nao da mesmo.


Zicomo

Anónimo disse...

Viriato,
a pergunta mantem-se, foi Itai que multou ou mandou multar o comerciante?

Se a decisão foi tomada pelo municipio do Alto-Molocue, porque criticar o Itai?

So um problema pessoal é que poderia justificar essa extrapolação

V.Dias disse...

Quando nao se gosta, ate o mel é azedo. Os 3 mil foram cobrados apos os comerciantes terem gazetado ao comicio de Sibidy? Nao. De Dhlakama? Nao. De Simango? Tambem nao. De Reflectindo, nao. De V. Dias? Nao. Foi de quem??? Causa efeito...

Zicomo