terça-feira, agosto 03, 2010

Compulsando as insurreições contra administradores em Chemba

Segundo o O País online edicão de 02.08.2010, a população do distrito de Chemba, na província central de Sofala, insurgiu-se, último sábado, contra o respectivo administrador, a quem acusa de corrupção na atribuição do Fundo de Desenvolvimento do Distrito (FDD), vulgo “sete milhões de meticais”.
Um dos residentes de Chemba foi à tribuna para explicar ao Presidente, na presença de vários membros do Governo e de alguns membros do corpo diplomático acreditado em Moçambique, que, naquele distrito, para beneficiarem dos “sete milhões”, os mutuários devem aceitar repartir o valor requerido com o administrador, António Januário. O mesmo, pediu o regresso do anterior administrador, Jorge Daul, que segundo fez muito para o desenvolvimento do distrito.
Ora, será por consenso que a população quer o regresso de Jorge Daul para governante máximo do distrito de Chemba? Recordemos as anteriores queixas dos residentes daquele distrito amplamente publicas em diferentes órgãos da comunicação social (Canal de Moçambique, Zambeze, Savana, Púnguè, Jornal Notícias e allafrica )como:

Renamo Threatens Demonstrations in Sofala

Speaking at a press conference in Beira on Tuesday, the Renamo Sofala provincial political delegate, Fernando Mbararano, said that three Renamo offices had been destroyed in Chemba and two in Cheringoma. He said the assailants had also burned two Renamo flags... (Allafrica, 10 May 2006) o artigo inteiro aqui.

Frelimo reinstala ditadura monopartidária em Chemba
Membros da Renamo refugiam-se no Malawi fugindo prisões arbitrárias e julgamentos públicos do administrador Jorge Daul. Zambeze, in Diário de um sociólogo, 17.11.2006

Interdição da actividade política pelo Governo distrital de Chemba
Renamo reclama violação da lei 7/91

Um documento do Governo Distrital de Chemba, datado de 01 de Novembro corrente em poder do jornal Púnguè, refere que as autoridades governamentais local interditou um grupo de membros da coligação Renamo –União Eleitoral (RUE) ido da Beira, desenvolver actividades política naquele distrito... (Púnguè, in Reflectindo sobre Mocambique, 11.12.2006)


MP investiga alegados desmandos em Chemba

O MINISTÉRIO Público na província de Sofala está a investigar alegados desmandos protagonizados pela administração do distrito de Chemba, contra militantes dos partidos da oposição naquela parcela do país... (Notícias, 05.03.2007)

Chemba sem lei

Beira (Canal de Moçambique) - Fernando Mbararano delegado politico da Renamo na província de Sofala queixou-se em conferencia de Imprensa dos desmandos que são cometidos pelos governos dos distritos de Maríngue, Caia e Chemba... (Canal de Moçambique – 12. 07. 2007)

Demands for Removal of District Administrator

People attending a public meeting in Chemba district, in the central Mozambican province of Sofala, have demanded the sacking of the district administrator, Jorge Daul… (allafrica, 8 October 2007), o artigo inteiro se pode ler aqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bravo Reflectindo,
permita-me utilizar as suas palavras. Será por consenso que a população não quer o António Januário?

Porque não podemos encontrar o consenso na critica ao januário e por em causa o mesmo consenso quando se pede o Jorge Daul de volta

Anónimo disse...

Reflectindo,
usas o Mbararano como fonte credivel? Ja te esqueceste das confusões que ele criou em Sofala,com maior enfase para a Cidade da Beira?

Recordaste que do lote das gestões publicas da provincia de Sofala, a mais criticada pelo Mbararano é o Municipio da Beira?

Assim, podemos assumir que tudo o que o Mbararano dizia relativamente ao Daviz Simango é verdade?

Ou Mbaranano so diz verdade quando critica a Frelimo.

Jaime Guambe

Reflectindo disse...

Anónimo,

O caso de António Januário foi apresentado recentemente e a acreditar vai merecer uma investigacão imediata por parte do minstério da tutela, e, provavelmente jornalista.
Se não houver investigacão e apresentacão de relatório dou razão aos que se insurgiram contra ele PUBLICAMENTE.

O caso do Jorge Daul está amplamente visto. Não achas? Após tudo o que foi relatado sobre Jorge Daul o que pode fazer dele um bom administrador?

Se o anónimo é Jorge Daul ou Jaime Guambe porquê não escreve o seu nome?

Tens medo de seres reconhecido como defensor das falcatruas, corrupcão, injustica?

Reflectindo disse...

Jaime Guambe,

Deixe de divertimentos, estamos aqui a falar de administradores de Chemba.

Antes de falar de Mbararamo que não foi o único que relatou sobre o Jorge Daul, podemos nos concentrar na POSTURA de JAIME GUAMBE quem no O País online escreveu: Não o conhecia, mas agora passo a ser fã do Jorge Daul, ele não admitia indisciplina no seu distrito. É por isso que a população o quer de volta. . Há que sabermos que tipo de ciddão é JAIME GUAMBE.

V. Dias disse...

Visto, lido e passa.

Eu ontem disse, repito, A POLITICA É IGUAL A UM PENDULO, TEMOS OS PONTEIROS E AS HORAS VISIVEIS E UMA MAQUINA INVISIVEL A FUNCIONAR.

Precisa ser mais claro???

Zicomo

V. Dias disse...

Visto, lido e passa.

Eu ontem disse, repito, A POLITICA É IGUAL A UM PENDULO, TEMOS OS PONTEIROS E AS HORAS VISIVEIS E UMA MAQUINA INVISIVEL A FUNCIONAR.

Precisa ser mais claro???

Zicomo

Anónimo disse...

Good dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.