sexta-feira, agosto 13, 2010

Corrupção perpetua miséria dos moçambicanos

Presidente da Liga dos Direitos Humanos (LDH), Alice Mabota, disse ontem em Maputo, que os altos índices de corrupção contribuem para a baixa qualidade de vida dos moçambicanos.
Mabota fez estas declarações durante a reunião do Parlamento Juvenil que ontem decorreu na capital do país, no âmbito das cerimónias comemorativas do Dia Internacional da Juventude que ontem, 12 de Agosto se assinalou à escala global.
O encontro que decorreu sob o lema “ Corrupção em Moçambique: que Desafios para a Juventude “, envolveu membros do Parlamento Juvenil e os representes da Liga dos Direitos Humanos e do Centro de Integridade Pública (CIP).
O evento tinha como principais objectivos abrir um espaço de diálogo juvenil por forma a incutir nos jovens o espírito de luta contra a corrupção, assim como encontrar formas de persuadir esta camada social a participar activamente nas acções tendentes à construção de um Moçambique melhor.
Na ocasião Mabota disse que a corrupção que grassa parte significativa das instituições do Estado tem contribuído de forma negativa para atrasar o desenvolvimento nacional e consequentemente perpetuar a miséria no seio das populações moçambicanas.
Disse que enquanto não se remover o espectro da corrupção, a maioria da população moçambicana estará condenada à viver em condições péssimas, sem acesso aos serviços básicos primordiais para levar uma vida condigna.
De acordo com aquela figura renhecida a nível mundial pelo seu cometimento na defesa dos direitos do Homem, a corrupção é promovida e perpetuada por figuras que ocupam posições de poder tanto político assim como económico no país.
Acrescentou que urge a tomada de medidas com vista a inverter o cenário que para além de retardar o crescimento social e económico, mancha a imagem do país.
Disse igualmente que o facto de estarem figuras proeminentes do governo envolvidas nos esquemas de corrupção, cria condições para que as autoridades competentes não tenham maior campo de actuação para acabar com o fenómeno que tende a crescer.
“Torna-se muito difícil combater a corrupção quando a mesma envolve individualidades influentes da arena politica, especialmente membros do governo, frisou Mabota “.
Mabota imputou a responsabilidade de mudar o cenário aos jovens, sublinhando que, os jovens devem pautar pelo espírito de entrega nas acções viradas para o combate, à corrupção bem como no desiderato da promoção do desenvolvimento.
Num outro desenvolvimento disse que quando se fala de corrupção só se faz referência ao desvio fundos deixando-se de lado os outros tipos de práticas ilícitas com a mesma classificação, especialmente tráfico de influencias que virou modo de vida nos diversos sectores da sociedade moçambicana.

Fonte: Diario do País in Diário de um sociólogo - 13.08.2010

7 comentários:

Abdul Karim disse...

Mama tem Razao,

Nos ja estamos a resolver o problema que 'e nosso.

E vamos resolver Bem,

Mama nao precisa de preocupar,

Nos estamos aqui.

JOSÉ disse...

Isso mesmo, Karim, nao precisa de se preocupar, nos estamos aqui.

Esta seleccionada!!!

V. Dias disse...

Disse tudo, e quando se diz tudo e a verdade, não se faz mais nada que: CALAR. Penso que Guebuza deixou de ler os jornais e está mis preocupado em voar. Lá dizia a Rosária M...boa, tudo que voa vai para baixo de vez em quando alimentar....Disse bem.

Zicomo

Anónimo disse...

Este é o 'modus operandi' deste governo, que não vai mudar.
Precisamos de uma nova geração que traga uma lufada de ar fresco e que conduza o país à verdadeira e plena democracia e prosperidade.
Maria Helena

Reflectindo disse...

Cara Maria Helena

O Jornalista João Chamisse do Canal de Mocambique escreveu em 2006, ver aqui, o sequinte: Não se lubrifica um motor com óleo queimado

O ponto é que não é possível o diabo combater o inferno. É lá que ele se sente bem, vive bem, vive com gosto, vive com proveito. Se algum dia o Diabo combatesse o Inferno estaria a combater-se a si mesmo. É impossível poderem convencer-nos a acreditar em conversa fiada. Da mesma forma é impossível haver luta contra corrupção feita por instituições que têm no seu seio os protagonistas dessa mesma corrupção. Juiz em causa própria a sentença é seguramente a absolvição. Logo: não há justiça! Haraquiri? Quem pode acreditar nisso?...

Anónimo disse...

Geração de viragem ou "geração vira-tudo", como disse um tetense,
há semanas atrás neste site.
Como a Frelimo tem a maioria, também os "vira-tudo" estão lá, à espera da vez.
É só ter paciÊncia.


Fungulamasso

Anónimo disse...

Quando Povo é analfabeto é mais fácil para o detentor do poder politico e financeiro manipular. Cantam hosana, hosana para o diabo mesmo que seja para receber um quilo de arroz para comer um dia e sofrer o resto da vida por ter cantado hosana, hosana.