sexta-feira, agosto 20, 2010

“Diamantes de Sangue”: Rola a 1ª cabeça na Fundação Mandela

UM funcionário da Fundação Nelson Mandela pediu na última quarta-feira demissão após admitir ter guardado durante cerca de dez anos diamantes brutos doados por Naomi Campbell à organização sul-africana. As pedras teriam sido um presente do antigo Presidente da Libéria, Charles Taylor, que actualmente é julgado por crimes contra a humanidade.
Jeremy Ratcliffe, que trabalhava para o Fundo de Ajuda à Infância de Nelson Mandela (NMCF), fez a confissão há 12 dias e entregou as pedras à Polícia. Segundo o comunicado da fundação, divulgado na quarta-feira, Jeremy Ratcliffe “lamenta” ter guardado os diamantes e pede desculpas por ter prejudicado a reputação da Fundação Mandela.
No passado dia 5, durante um depoimento no Tribunal Especial de Haia para Serra Leoa (TESL), Naomi Campbell disse ter recebido os diamantes, possivelmente de Charles Taylor, e os repassado para Ratcliffe, seu amigo. Um dia depois do depoimento, Ratcliffe emitiu um comunicado confirmando ter ficado com as pedras.
Suspeita-se que o ex-presidente liberiano dirigiu os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) da Serra Leoa, abastecendo-os com armas e munições em troca de diamantes, durante a guerra civil naquele país da África Ocidental, de 1991 a 2001.
Taylor, de 62 anos, é acusado de 11 crimes de guerra e contra a humanidade cometidos durante a guerra civil na Serra Leoa.
Taylor afirma-se inocente das acusações de assassinato, estupro, recrutamento de crianças soldado, escravidão e saques.
A Frente Revolucionária Unida é acusada de ter mutilado centenas de civis, que tiveram as suas mãos e braços decepados, numa das guerras mais brutais da história moderna, que matou cerca de 120 mil pessoas.

Fonte: Jornal Notícias - 20.08.2010

Reflectindo: e se fosse em Moçambique, alguém assumiria a vergonha? Quem se mexeria em coisas que em julgamento em Haia? Não se diria que faltavam evidências ou simplesmente se manteria um silêncio absoluto?

61 comentários:

V. Dias disse...

Com licença senhores: será que o mr. Mandela não teve conhecimentos desses diamantes? A política!!!

Teixeira de Pacoaes, poeta portugues dizia, e eu não me canso de repetir: "esta vida é um palco em que não há camarim, não há telespectadores, não há bastidores, toda a gente participa, pelo bem ou pelo mal, todos".

Pensando assim, remato: afinal Mugabe não está sozinho.

Zicomo

Reflectindo disse...

Se eu compreendi bem e acredito no que vem aqui no Canal de Mocambique, Nelson Mandela não teve conhecimento. Parece-me que Jeremy Ratcliffe havia se apoderado dos diamantes.

V. Dias disse...

Chamuale,

Recomponha as peças desde o início. Os jantares, etc. V. sabe que, em termos práticos, casos desses não passam despercebido do chefe!!! Como disse outrora, ninguém nesta terra é santo.

Zicomo

V. Dias disse...

Chamuale,

Recomponha as peças desde o início. Os jantares, etc. V. sabe que, em termos práticos, casos desses não passam despercebido do chefe!!! Como disse outrora, ninguém nesta terra é santo.

Zicomo

Reflectindo disse...

Claro munna, não estou a concluir que Mandela não tenha conhecimento dos diammantes em questão. Por essa razão, a minha afirmacão está no condicional e a posse dos diamantes em dúvida - parece.

Abdul Karim disse...

Nelson Mandela 'e meu idolo,

Mas desde que se casou com graca, acho que se estragou,

Estava melhor sozinho, a winnie tambem andou pendurar o velho,

Basta ter xiconhocas como familia, pronto cria problemas,

Linette Olofsson disse...

Interessante!
confessar é um acto digno!
O idolos também erram!
São tão humanos como nós

Abdul Karim disse...

E as mulheres Linette ?

Assim como atras dum Grande Homem esta uma Grande Mulher, da mesma maneira atraz dum falhado esta sempre uma falhada,

Foi por causa da Eva, que Deus nos castigou todos.

tambem foi por causa da Eva, que todos nos nascemos, 'e Ela que da Luz e 'e Ela tambem que nos conduz pro inferno.

V. Dias disse...

É por isso que eu apoio, SEMPRE APOEI, Robert Mugabe. É um diabo contra todos os santos. Vós sois santos!

Zicomo

V. Dias disse...

É por isso que eu apoio, SEMPRE APOEI, Robert Mugabe. É um diabo contra todos os santos. Vós sois santos!

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Eu nao concordo com Mugabe, da maneira como impoe ao seu Povo,

Mas comeco a quetionar o papel do Mr Tony no processo, e porque nao, tambem do antecessor do "Big Brother" no marketing diabolico do Mugabe,

Algo que facil-facil pode ser resolvido, para o bem da SADC, como se diz, e tambem para a solucao da miseria de Africa.

V. Dias disse...

Muna Karim,

Se V. meu amigo me responder a todas estas questões eu juro que entrego Mugabe aos "indomáveis" tal como Judas entregou Jesus aos
Fariseus. Veja se não foge com o rabo à seringa.

1. V. viu o que os "indomáveis" fizeram a Mobutu e sua família? Não. Então estude este caso e perceberá que Mugabe não é Mobutu.

2. O Zimbabwe que todos falam, até 1995, os pretos como eu, ainda eram escravos. Havia segragação racial e espacial. Um negro tinha que se curvar perante os brancos. Na fila nos supermercados era a mesma coisa: primeiro os brancos e depois os pretos. "Nós" éramos sempre os últimos. V. Dr. Karim viu isso? Não.

3. Um só farmeiro branco tinha terra do tamanho de Bruxelas, oiça bem: do tamanho de Bruxelas. Por acaso já procurou saber quantos pretos tinham terra desse tamanho? Não. Nenhum. E mais: cada farmeiro branco tinha um exército de escravos nas suas fazendas. Dava-lhes comida e mais nada. Eram tratados como se fosse trampa (fezes).

4. Conhece as premissas do acordo de L. House? Não, pois então procure saber meu irmão. Os "indomáveis" não cumpriram com nada daquele acordo. Nada. Mal Mugabe lhes deu a mão, estes, sem esperar, enguliram-lhe o braço todo. O povo? Que se lixe.

5. Mugabe expulsou algum farmeiro branco? Sim, sobretudo aqueles que não quiseram acatar com as regras da democracia, ou seja, do tribunal supremo zimbabweano. Foram parar a Manica, alguns deles, ficaram lá? Não. Eram os verdadeiros "xiconhocas" malditos. Até criaram o MDM.

6. Os "indomáveis", ou seja, o Tribunal de Haia prendeu o sr. Barroso, Blair, Bush e Aznar? Não. O primeiro é o boss da UE, o segundo cobra por palestra o equivalente ao orçamento anual de Tete, o terceiro, mr. Bush anda nos Texas a pescar, o grande heróis; finalmente, o Aznar, na ONU como chefão. Todos estes destruiram o Iraque. V. tem algo a dizer sobre isso? Não. Só vai lamentar como muitos, mas exige a cabeça de Mugabe, porque?

7. A Grécia teve embargo depois de uns pequenos "indomáveis" criarem a crise europeia que vigora desde 2008 e que leva a economia Portuguesa a nadar sem leme? Não. Mas impuseram o Zimbabwe. Porque? Porque o Zimbabwe é África. "Aquilo tudo não presta." O embargo que impuseram mata Mugabe? Não, mas o povo que eles dizem defender. Qual quê, malditods. Por acaso é Mugabe quem mata o povo zimbabweano? Não, são os "indomáveis".

9. Karim, meu irmão, deves perceber uma coisa: em política internacional ou doméstica como na vida, não há almoços grátis. As relações internacionais não são feitas de caridade mas de sangue. O Eduardo dos Santos é provavelmente um dos mais corruptos líderes africanos do que Mugabe, velho e sem ambição nenhuma, por acaso já ouviu um só "indomável" a falar mal de Dos Santos? Não. Nunca.

10. Irmão Karim, já visitou o Zimbabwe? Não. Então vá lá ver como o povo ama o seu líder: Mugabe. Não me venha dizer que o Zimbabwe era a grande economia da região, etc, etc, etc., porque aquilo sempre foi um barril de polvora igual a RAS. Sempre camuflado. Mesmo quando eu visitei aquele país, em 1993 e mais tarde em 1998, já cheirava a borracha queimada. TODA A MOLA QUE O PAÍS PRODUZIU SABE V. PARA ONDE É QUE FOI PARAR? COMO SEMPRE, NOS BOLSOS (BANCOS) DOS "INDOMÁVEIS".

Não se trata de nehuma cruzada contra os "indomáveis", mas porque estou cansado de os ver fazer tanto mal, em nome da democracia, povos inocentes, como se eles fossem polícias. Sou Bantu de origem, portanto, nunca trairia o meu irmão Mugabe. NUNCA. Malditos "indomaveis".

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

1- Eu nao sou Dr.

2- ja me aprcebi que o Povo Zimbabweano gosta do Mugabe, embora aqui eu ache que o processo de reforma do Zimbabwe podesse ser menos doloroso, e 'e so ai que discordo com Mugabe.

3- Em relacao ao quadrado Tony-Bush-Barroso-Aznar, sei e acompanhei que foram tambem os que criaram e impulcionaram as guerras contra o Islam, Iraque e Afganistao, obviamente que o General Musharaf mostrou-se como um habil estratega militar e tirou o partido desse pretencao do trio, dando ao mesmo tempo suporte 'a causa - muculmana que 'e o israel-palestina, o que originou um "estado defensivo do terrorismo islamico" que esta agora numa crise politica, economica e humanitaria terrivel,

4- O encontro no mes passado entre o Obama e o primeiro ministro israelita ja mostra sinais de alguma compreencao do israel e quem sabe ate o seu step back relativo a posicao israelita no conflito com apalestina, o que nao deixa de ser louvavel,

5- O problema neste momento 'e que esse quadrado Tony- Bush- Barroso - Aznar, rebentaram com o mundo, mamaram a grana e deixaram o mundo de tangas, com a tal crise financeira, e os nossos xiconhocas mantem o quadrado como principais parceiros e impoe atravez da SADC e UA que os outros lideres africanos continuem a defende-los como parceiros previlegiados,

6- depois da nomeacao do Obama, a esperanca comeca a voltar, e ai o maior exercicio militar Americano do sul do equador em Mocambique, e tambem a saida americana do iraque e afganistao,

7- os xiconhocas( nacionais e internacionais ) estao todos identificados, o sistema comecou a mudar,

8- 'e neste contexto que considero que os actuais lideres africanos devem aproveitar a opurtunidade, de vencer a si proprios e contribuir para uma solucao ja desenhada para Africa.

9- o problema 'e que os xiconhocas africanos, como eixo do poder em mocambique pretendem com apoio do quadrado tony-bush-barroso-aznar ja pouquinho influente nas costas, manter a frente de combate em Mocambique, e os nossos xiconhocas nao entendem que acabou o tempo deles,

10- Mugabe ppode integrar e acredito que vai integrar a Mudanca Africana rumo ao desenvolvimento, e ai eu aperto a mao a ele se assim ele fizer.

11- todo o marketing do quadrado tony-bush-barroso-aznar foi focalizado para a busca do capital, atravez de criacao de conflitos internacionais e o Obama esta a sair Muito Bem a nivel internacional na reconstrucao da esperanca e retoma economica mundial,

12- o interessante vai ser, ver como e ate onde os nossos xiconhocas, vao querer ser usados e abusados como frente de combate do quadrado Tony- Bush-Barroso- Aznar,

13- pessoalmente acredito que os nossos xiconhocas devem colaborar de modo a que menos baixas humanas possiveis tenham nas suas fileiras, porque simplesmente nao estamos a brincar, e se continuarem a teimosia, vamos pega-los pelo colarinho e sacudi-los.

14- a Alemanha parece que vendo o Jogo quer manter a farsa, e a suica da indicacoes de nao ser tao humana quanto pretende demonstrar,

15- India e China, poderemos sempre negociar com eles de boa fe e manter relacoes amistosas com ambos numa base de ganhos mutuos e acredito que ambos ( india-china ) irao considerar a nossa proposta de amizade sincera e renovada entre os nossos Povos.

V. Dias disse...

Bravo Karim, bravo.

Você me surpreendeu, mais uma vez, pela positiva.

Eu gosto pessoas assim que pensam rápido, que são coerentes nos seus débitos, que são capazes de pôr a mão no fogo, que defendem uma causa, que são imparciais nas suas análises. Sobretudo, pessoas que se distanciam do estômago, doença que estraga muita gente. Incurável? Nem por isso.

Obama sozinho não vai mudar o mundo, aliás, ele disse em Maio, creio, que os EUA sozinhos não podem mudar o mundo. Mas também disse, sem os EUA o mundo ficaria pior. Pessoalmente não acredito no milagre Obama, acho que os países devem fazer a diferença contando com os meus próprios meios.

Olha, a minha Bíblia humana, Prof. José H. Saraiva propos o seguinte:

"Um País pobre como o nosso não pode aspirar a produzir nem melhor nem mais barato como os outros, mas pode fazer diferente. A solução terá que ser encontrada no fabrico de produtos distintos e na aposta no gosto português. É sabido que uma Europa cada vez mais rica, paga cada vez mais cara a diferença. Por isso penso que se deveria dar uma importância superior à azulejaria portuguesa, ao fabrico das porcelanas e aos revestimentos cerâmicos."

Estes quarteto que tentou limpar o islão estão aí, o Barroso ganha cerca de 100 mil euros (fora de mordomias), o Blair dez vezes mais, o Aznar é um chefão lá nas Nações Unidas, o Bush esse nem se fala, sempre a subir, cedo ou tarde vai receber Honoris Causa ou Nobel da Paz. Ninguém ao serviço dos "indomáveis" fala disso. Ninguém, todos estão contra Mugabe.

Sim, errou na distribuição das terras, mas não é um erro grave como a destruição de vidas humanas. No Iraque hoje as pessoas morrem parecem porcos. Que asco!!! Também ninguém se lembra que foi esse quarteto a destruir a alegria daquele povo. Ninguém.

Sobre Haia, Saraiva disse e remato

"O Mundo está muito perigoso, e então agora nesta conjuntura… Esta notícia, que os jornais deram, da impunidade dos Estados Unidos perante o Tribunal Penal Internacional, é um sintoma terrível de duas cosas: primeiro, de falência de um dos poucos passos em frente que se tinha dado em matéria de civilização; segundo, de demissão da consciência política europeia. Isso revela uma crise moral, e depois são os Estados Unidos, é o Presidente dos Estados Unidos que não estremece ante o sentimento de vergonha que há para um país exigir que não possa ser julgado porque receia ser condenado! Então isto representa um retrocesso moral, de facto, alarmante, alarmante. Eu penso que a crise dos valores morais é uma das coisas muito graves do nosso tempo. Essa crise vem de que os valores morais, durante 2000 anos, estiveram associados aos valores religiosos. Os valores religiosos foram abolidos. Hoje a sociedade é totalmente laica."

Tenho dito, Zicomo

JOSÉ disse...

Jeremy Ratcliffe era o chefe do Fundo de Apoio a Criancas Nelson Mandela.Depois de um jantar com a presenca de Nelson Mandela, Graca, Charles Taylor, Naomi Campbell, etc., dois homens bateram a porta do quarto de Naomi e ofereceram-lhe os diamantes.Naomi, possivelmente com receio de ser apanhada com os diamantes, entregou-os a Ratcliffe para serem usados para fins de caridade. Ratcliffe decidiu ficar silencioso e guardar os diamantes, porque nao queria comprometer a organizacao nem o seu patrono, Nelson Mandela, pois e ilegal possuir diamantes em bruto sem licenca. Ratcliffe quebrou o silencio depois do depoimento da Naomi, confessou e entregou os diamantes a Policia que imediatamente iniciou uma investigacao.Tudo isto tem sido revelado na Imprensa.

De salientar que em nenhum momento o nome de Nelson Mandela esteve envolvido nesta historia dos diamantes, embora pessoalmente eu pense que foi uma pessima ideia convidar Taylor para o jantar.

Finalmente, acho de muito mau gosto e uma blasfemia atroz qualquer comparacao entre Mandela e Mugabe!

V. Dias disse...

Meu amigo José,

Eu até gostaria de puder tentar dos seus argumentos, mas não posso. Pode ajudar-me?

O Sr. defende loucamente os "indomáveis", acredita facilmente neles, até é capaz de entregar o peito à bala por eles.

Não pode haver jantares (convívios) de harmonia entre criminosos, sanguinários, bandidos, assassinos e homens de bem. Para tratar de quê? Como diria um anónimo, ou se come o peixe todo podre ou se deita fora, nunca pensar que de um lado estará podre e do outro não.

Para si, a sua mente está formatada para os defender, não sabe fazer outra coisa que não seja exactamente esta: defender os males que esses "indomáveis" praticam e se não estou em erro, aplaudido por si. Belo José!

Eu nem me vou alongar. O José que fique com as suas fontes, os seus "indomáveis" e eu, pobre de mim, fico com o meu Mugabe.

Zicomo

PS1: Quando Mugabe derrotou os "indomáveis" o José deve ter ficado triste como triste ficou o umBhalane. Estragou o futuro de jovens "indomáveis". Que pena!

PS2: Eu admiro Mandela, mas não é meu ídolo. Nem o acuso de nada. Mas que há coisas por explicar há.

JOSÉ disse...

Viriato, eu nao vou discutir consigo enquanto persistir nas suas generalizacoes descabidas que rocam o insulto.

O tema desta postagem sao os diamantes da Naomi. O que tem a ver isto com indomaveis ou com Mugabe? A unica semelhanca so pode ser os diamantes de sangue no Zimbabwe de Mugabe. As minhas fontes e o que tem sido publicado na Imprensa.

Quem sao os indomaveis? Em que se baseia para afirmar que eu defendo loucamente os "indomaveis" e que dou o peito por eles? Conhece-me de onde? Eu aplaudi quem, onde e em que circunstancias? Porque fiquei triste com a vitoria de Mugabe? O que tenho a ver com o Umbhalane? Porque nao concordo com as suas ideias, como se atreve a afirmar que eu tenho a mente formatada? Chama-me de estupido ou acho que nao sei pensar por mim proprio?

Belo Viriato que recorre tao levianamente ao insulto e a atoardas!

Por favor nao tenha o desplante de me chamar de amigo!

V.Dias disse...

Caro José,

Penso que o medicamento teve efeitos. Ficaria muito triste se soubesse que o José arrotou a dose aplicada.

Quanto ao resto, basta ver os seus comentarios para perceber que o José defende os indomaveis (V. conhece quem sao, eu ja aqui citei alguns deles) mas, nem por engano faz a mesma coisa por Mugabe, acusando-o de todos os nomes e marcas como se ele, Mugabe, fosse verme. Nao o respeita nem como PR do Zimbabwe nem como homem.

O que mais me aborrece é o facto de que os seus comentarios sao secundados com base em depoimentoos da imprensa, quase todas eles vindo da floresta dos indoomaveis. Pensar sozinho ou com cabeça propria nao é assim, ou seja, é ter a capacidade de fazer critica. V. nao tem ou moostra letargia nisso.

Despreocupe-se, Sr. José, o Viriato Dias nao vai mais lhe chamar à razao aquilo que considero ser erros dos seus argumentos. Contrariamente ao que diz, eu nao lhe perdi ao respeito, foi V. quem assim se portou, ora vejamos aqui: Finalmente, acho de muito mau gosto e uma blasfemia atroz qualquer comparacao entre Mandela e Mugabe!

Amigo sim, deste espaço. Fora dele, como deve calcular, somos incompativeis.

Zicomo

PS: O tigre nao ginga mostra a sua tigritude. Para um bom entendendor, meia palavra basta.

Abdul Karim disse...

Esta seleccao 'e um espectaculo!

As Rolas Voam !

'E espetaculo ! 'e espetaculo ! 'e espetaculo !

'E a Seleccao Nacional de Mocambique a Voar !

JOSÉ disse...

Viriato, nao se iluda, nem neste espaco somos amigos, e nao e por sermos incompativeis, a imcompatibilidade nao e obstaculo quando as pessoas sabem respeitar as ideias divergentes. Eu sempre o identifiquei como racista, incoerente e anti-democrata, em publico e em privado.
Quanto ao resto,sobre este tema dos diamantes, investigue bem as fontes internacionais, incluindo as africanas, essa treta dos indomaveis e das generalizacoes e so para adormecer o boi.
Quanto a Mandela, insisto que a sua insinuacao de que ele sabia dos diamantes e torpe e infundada e penso que a maioria das pessoas, incluindo visitantes deste blog, concordam comigo quando afirmo que e blasfemia comparar Mandela a Mugabe.
O facto e que o Viriato insiste em me insultar mas eu nao vou descer ao seu nivel.

Ja que usa a imagem do tigre para me insultar, tambem estou no direito de usar metaforas usando animais:

Vozes de burro nao chegam ao ceu!
Os caes ladram e a caravana passa!

Para um bom entendedor, meia palavra basta!

Vou ficar por aqui, nao tenho tempo para si e como respeito muito o dono deste blog nao vou alimentar polemicas inuteis!

Abdul Karim disse...

Ja viram ?

Naomi e graca, na mesa dum jantar, deu em diamantes e criminosos,

E o Mandela pendurou-se,

Mulheres pa,

Agora ? nao se pode pedir ao nosso cunhado para viver sozinho, 'e contra-procedente, resolvermos problemas pessoais dele,

Mas pode-se pedir a ele, que considere algumas alternativas pra Sua Africa e consequente reducao da nossa miseria e doencas, ou nao ?

Ja ao Mugabe, acho que pela amisade com o Viriato, o Mugabe pode reavaliar e garantir que Nos tratemos dos assuntos do Mr Tony e dos xiconhocas nossos, de forma mais confortavel,em nossa casa,

Nao acham ?

V.Dias disse...

Bons sonhos senhor José.

Va descansar.

Aleluia.

PS: Nao se esqueça de comprar mais e mais atibioticos porque querer ver Mugabe fora do poder, vontade que nao lhe falta, vai requerer da sua parte a aquisicao de mais medicamentos para sonegar a tensao alta ou baixa?

PS2: Acertou nos adjectivos que me atribui. Engraçado o Jose, aplaude quando me vê fazer comentarios contra aqueles que lhe deram 24/25. Mas nao suporta quando defendo Mugabe. Eu ate sei porque, mas nao falo....

V.Dias disse...

Karim,

Vc ta a ser sensato e coerente nas suas analises. Disso eu gosto. Por isso merece a camisola de capitao.

Zicomo

JOSÉ disse...

Eu insisto:

O tema desta postagem sao os diamantes da Naomi. O que tem a ver isto com indomaveis ou com Mugabe? A unica semelhanca so pode ser os diamantes de sangue no Zimbabwe de Mugabe. Quem sao os indomaveis? Em que se baseia para afirmar que eu defendo loucamente os "indomaveis" e que dou o peito por eles? Conhece-me de onde? Eu aplaudi quem, onde e em que circunstancias? Porque fiquei triste com a vitoria de Mugabe? O que tenho a ver com o Umbhalane? Porque nao concordo com as suas ideias, como se atreve a afirmar que eu tenho a mente formatada? Chama-me de estupido ou acho que nao sei pensar por mim proprio?

Como corolario da participação deste Viriato, uma ultima pergunta:
Quem me deu o 24/2o? A minha familia nao saiu de Mocambique e mesmo eu basicamente nunca sai de Moçambique, sempre estive ligado a Mocambique.

Enquanto este insolente nao responder a estas perguntas, nao retiro uma virgula ao que afirmei. Pode continuar com os insultos, o Viriato nao ofende quem quer mas sim quem pode, e a mim nao pode mesmo, nao vou descer a esse seu nivel.

Estamos conversados!

Abdul Karim disse...

E o Reflectindo ?

Ele 'e que 'e Capitao, eu sou selecionador, Viriato.

Vamos mudar de posicoes ?

V.Dias disse...

Eu é que termino com este comentario, pois nao quero apanhar pertubacoes metais:

Caro Reflectindo, peço-lhe que faça o levantamento das palavras injuriosas da minha parte contra as do Sr. José. Eu apenas me defendi, com modestia. Mas porque sou filho de boa gente, fica aqui o meu pedido de condescendencia.

Zicomo

PS: Evita da proxima usar ironias para me atacar.

V.Dias disse...

Ok, Karim.

E tu quem es? Hoje ja combati muito em defesa do meu pai Mugabe. Ele, coitado, so tem a mim. Ja Mandela da Naiomi e da Graça, o santo dos santos, o perfeito, esse tem mitos admiradores. Que os tenha em abundancia.

Chamuale,

Alguns portugueses ja me avisaram: mais uma defesa a figura de Mugabe é expulsao. Eu nao sei que mal fez aquele homem. Que me expulsem, assim pagam-me a passagem de regresso a terra, nao é? Vou dizer que sou zimbabweano, assim me manda para la porque o diabo é menos duro que no meu proprio pais.

Zicomo

Abdul Karim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abdul Karim disse...

OK,

Tu ficas Selecionador,

E ficas por escolher a quem entregas a Camisola 2, fica Vaga,

Eu fico com a Imagem da Seleccao,

Joga Noe a lateral direito, no teu lugar.

Azagaia Banco, Ricardo reclama a performance dele,

Armindo Ngunga a lateral esquerdo, inicial.

Vou mandar ja as mudancas,

Jose esta com Boa Performance, considera por favor.

Assim tomas conta da Seleccao e vamos.

Abdul Karim disse...

Seleccao Nacional de Mocambique

Presidente Honorario Vitalicio
Professor Carlos Serra.

Equipe do Selecionador
1- Viriato Dias – Selecionador
2- Rambo – Preparador Fisico
3- Rui Baltazar – Director Desportivo
4- Abdul Karim – Branding.

Jogadores
1- Jorge Rebelo *
2- VAGA
3- Reflectindo sobre Mocambique ( Capitao ) *
4- Noe Nhatumbo*
5- Mano Azagaia
6- Ricardo *
7- Frangoulis
8- Pequenino *
9- Araujo *
10- Daviz *
11- Muchanga *
12- Carlos Serra Jr
13- Armindo Ngunga*
14- Afonso Dlakama *
15- Mosca
16- Castel Branco
17- Graca Chongo *
18- Machado da Graca
19- Fernando Lima
20- Custodio Duma
21- Bayano Valy
22- Raul Domigos
* - Linha Incial

Reflectindo disse...

Caros

Tenho grandes problemas com a net, por isso o meu silêncioso.

Mas acho que houve um desvio sobre o tema. Se o tema é sobre diamentes de sangue que rolam cabeças na Fundação de Mandela, não vejo do porque o déspota Robert Mugabe está presente no debate. Pior é em situações que ele não deve estar neste assunto. Diamantes foram para Noami e a Noami ofereceu-os à Fundação Mandela na mão de Ratcliffe para ajuda às crianças, e, ainda duvido ou duvidamos se Jeremy Ratcliffe fez-os chegar à Fundação.

Eu coloquei uma questão ou umas questões, que é o facto de alguém na Fundação de Mandela ter confessado o acto embora o julgamento esteja em Haia. A razão disso, é o facto de que muitos viriam ao terreno para dizerem que não há evidências mesmo que Noami tivesse declarado coisas para serem investigadas na África do Sul.

Concordo com levantamento de questões quanto a Nelson Mandela se conhecia ou não a presença dos diamentes na sua Fundação. Tais questões até nos permitem saber de como as fundações são geridas, por um lado. Por outro, pode ser que Ratcliffe teve que se sacrificar imediatamente para salvaguardar a imagem de Mandela e a sua fundação. Aliás, isso afirma ele. Em muitas sociedades ou organizações faz-se isso, precisamente para salvar a imagem da nação, da organização ou partido político.

Obs: devido aos problemas da net não fui a muitos sites para perceber o problema.

Abdul Karim disse...

Eu concordo contigo, Capitao,

De facto nos devemos nao focalizar no Mugabe, ainda que amigo do Viriato,

Por outro lado, gostaria mesmo de saber em que medida o Mandela sabia dos diamantes, ou se algum outro diamante foi entregue a graca, pelos criminosos que la estavam,

Ja que mulheres eram duas ali,

Tambem saber do como 'e gerida a fundacao, e em que medida o dono ou patrono 'e responsavel dos seus actos,

Tanto mais que tambem temos fundacoes chissano, lurdes mutola, agha khan a funcionarem em mocambuique, e todas elas tem isencoes tambem, so nao sei se compram e vendem diamantes tambem,

Interessante porque eu quero fundar, fundacao Abdul Karim, mas quero exclusivo, nao gosto de ser igual igual com essas de chissano, lurdes motola, agha khan, do pakistao, isso nao quero, quero exclusivo.

Anónimo disse...

O problema do Sr. Viriato é que é apoiante da ditadura, conforme tem confessado em alguns dos seus muitos comentários.
Não dá para se dialogar com alguém assim.
Em ditadura, os que estão no poder, podem, mandam e querem,fazem e desfazem. O povo é sempre um joguete nas suas mãos.
Os líderes que defende, deixam muito a desejar.
Quem foi Salazar, quem é Mugabe? O Prof. Armando Saraiva foi um Ministro no regime de Salazar. Para mim só é um excelente historiador e nada mais. Tem insultado o povo Português em muitas das suas entrevistas.
No regime de Salazar não se poderia dizer nada contra o governo, ia-se preso ou exilado. Em Portugal não havia democracia e liberdade de expressão. Nem tudo foi perfeito no 25 de Abril, mas a melhor que aconteceu foi a liberdade. Só sabe a cor da liberdade quem já viveu sem ela.
O Sr. Viriato é o DONO da verdade, quem pensa de forma diferente da dele é apelidado de tudo, amigo dos indomáveis, racista, mente formatada, conexão com Umbhalane, doente que precisa de medicamentos para a tensão, pensa que todos os brancos que estão fora de Moçambique apanharam o 24/25 ou 24 horas e 20 Kgs., etc.
Ele é que parece ter a mente formatada do tipo CPU de computador.
Se fosse Presidente ou Primeiro-Ministro estariamos perdidos. Iria governar com o seu punho de ferro e impôr um regime ditatorial. Quem pensasse de outra maneira que não fosse a sua seria logo detido - como fazia S. Machel - quem violasse a lei seria executado.
Em Portugal não precisam de gente como o Senhor Viriato. Aconselho-o a saír do país e a ir fixar-se no Zimbabwe, pois em Portugal também existem indomáveis, que só existem na sua cabecinha e mente fechada - indomáveis é um termo que usa frequentemente e que se adequa a alguém que sofre de complexos raciais ou de inferioridade. No Zimbabwe poderá prestar vassalagem ao seu ídolo Mugabe e cooperar com ele na forma como oprime o seu povo. Se existe liberdade no Zimbabwe, tente ir para lá e afirmar publicamente que não concorda com a linha política do Sr. Mugabe, e veja o que lhe irá acontecer. Em Portugal, você pode dizer o que quiser contra o governo, pode pertencer à oposição e trabalhar em departamentos governamentais, em poucas palavras, tem LIBERDADE DE EXPRESSAO, coisa que nunca terá no Zimbabwe e que terá com algumas restrições em Moçambique.
Nunca compare Mugabe com Mandela, pois é como comparar a noite com o dia. Isso é uma blasfémia. O que Mandela fez quando saiu da cadeia quase NINGUEM o faria. Ele soube perdoar. Mugabe mandaria logo executar TODOS esses a quem o Sr. Viriato chama de indomáveis e outros.
Mugabe perdeu as eleições no Zimbabwe, mas contra a VONTADE DO POVO (O tal que você diz que o idolatra) continua ainda no poder e diz que ninguém o tira do poleiro. Ele é mesmo ditador e assassino. Claro que não podemos respeitá-lo como líder do país. A maioria votou na oposição. Ele não foi eleito pelo povo. No Zimbabwe não existe um governo soberano e que foi democráticamente eleito pelo povo, por isso não podemos respeitar Mugabe. Há muito que a maioria do povo gostaria de ver o seu Pai Mugabe MORTO e ENTERRADO. A maioria do povinho vive na pobreza, mas Mugabe, o seu Rei, faz compra no estrangeiro, nos stores onde só os milionários têm poder de aquisição, sua mulher segue-lhe as pegadas e anda sempre aperaltada ostentando riqueza que transborda.
Se este blogue fosse meu, eu não publicaria os seus comentários, que são um insulto ao dono deste blogue e a todos os visitantes cujas ideias difiram das suas.
Tenho notado em vários blogues onde o Sr. Viriato comenta que chama todos os que apoiam outras ideias, especialmente as de países não africanos, de racistas. Duvido que conheça esses comentadores pessoalmente. Isso é muito baixo e imoral.
Tem que se saber debater e respeitar as ideias de todos.
Mário

Anónimo disse...

O problema do Sr. Viriato é que é apoiante da ditadura, conforme tem confessado em alguns dos seus muitos comentários.
Não dá para se dialogar com alguém assim.
Em ditadura, os que estão no poder, podem, mandam e querem,fazem e desfazem. O povo é sempre um joguete nas suas mãos.
Os líderes que defende, deixam muito a desejar.
Quem foi Salazar, quem é Mugabe? O Prof. Armando Saraiva foi um Ministro no regime de Salazar. Para mim só é um excelente historiador e nada mais. Tem insultado o povo Português em muitas das suas entrevistas.
No regime de Salazar não se poderia dizer nada contra o governo, ia-se preso ou exilado. Em Portugal não havia democracia e liberdade de expressão. Nem tudo foi perfeito no 25 de Abril, mas a melhor que aconteceu foi a liberdade. Só sabe a cor da liberdade quem já viveu sem ela.
O Sr. Viriato é o DONO da verdade, quem pensa de forma diferente da dele é apelidado de tudo, amigo dos indomáveis, racista, mente formatada, conexão com Umbhalane, doente que precisa de medicamentos para a tensão, pensa que todos os brancos que estão fora de Moçambique apanharam o 24/25 ou 24 horas e 20 Kgs., etc.
Ele é que parece ter a mente formatada do tipo CPU de computador.
Se fosse Presidente ou Primeiro-Ministro estariamos perdidos. Iria governar com o seu punho de ferro e impôr um regime ditatorial. Quem pensasse de outra maneira que não fosse a sua seria logo detido - como fazia S. Machel - quem violasse a lei seria executado.
Em Portugal não precisam de gente como o Senhor Viriato. Aconselho-o a saír do país e a ir fixar-se no Zimbabwe, pois em Portugal também existem indomáveis, que só existem na sua cabecinha e mente fechada - indomáveis é um termo que usa frequentemente e que se adequa a alguém que sofre de complexos raciais ou de inferioridade. No Zimbabwe poderá prestar vassalagem ao seu ídolo Mugabe e cooperar com ele na forma como oprime o seu povo. Se existe liberdade no Zimbabwe, tente ir para lá e afirmar publicamente que não concorda com a linha política do Sr. Mugabe, e veja o que lhe irá acontecer. Em Portugal, você pode dizer o que quiser contra o governo, pode pertencer à oposição e trabalhar em departamentos governamentais, em poucas palavras, tem LIBERDADE DE EXPRESSAO, coisa que nunca terá no Zimbabwe e que terá com algumas restrições em Moçambique.
Nunca compare Mugabe com Mandela, pois é como comparar a noite com o dia. Isso é uma blasfémia. O que Mandela fez quando saiu da cadeia quase NINGUEM o faria. Ele soube perdoar. Mugabe mandaria logo executar TODOS esses a quem o Sr. Viriato chama de indomáveis e outros.
Mugabe perdeu as eleições no Zimbabwe, mas contra a VONTADE DO POVO (O tal que você diz que o idolatra) continua ainda no poder e diz que ninguém o tira do poleiro. Ele é mesmo ditador e assassino. Claro que não podemos respeitá-lo como líder do país. A maioria votou na oposição. Ele não foi eleito pelo povo. No Zimbabwe não existe um governo soberano e que foi democráticamente eleito pelo povo, por isso não podemos respeitar Mugabe. Há muito que a maioria do povo gostaria de ver o seu Pai Mugabe MORTO e ENTERRADO. A maioria do povinho vive na pobreza, mas Mugabe, o seu Rei, faz compra no estrangeiro, nos stores onde só os milionários têm poder de aquisição, sua mulher segue-lhe as pegadas e anda sempre aperaltada ostentando riqueza que transborda.
Se este blogue fosse meu, eu não publicaria os seus comentários, que são um insulto ao dono deste blogue e a todos os visitantes cujas ideias difiram das suas.
Tenho notado em vários blogues onde o Sr. Viriato comenta que chama todos os que apoiam outras ideias, especialmente as de países não africanos, de racistas. Duvido que conheça esses comentadores pessoalmente. Isso é muito baixo e imoral.
Tem que se saber debater e respeitar as ideias de todos.
Mário

Anónimo disse...

Sei que fugi ao tema, pois a postagem em questão é para se debater os diamantes.
O Sr. Jeremy Ratcliffe já pediu a demissão. Ele guardou os diamantes que Naomi lhe deu. Agiu mal. Dizem que ficou atrapalhado e não sabia o que fazer com eles. Todos erramos. Ele fez um trabalho excelente durante os anos que trabalhou para a Fundação.
Nelson Mandela não sabia da existência dos diamantes. Na altura ele não era casado com Graça Machel, mas já viviam juntos.
Mandela NUNCA esteve envolvido em escândalos de corrupção.
Foi má ideia convidar um ditador como Taylor para esse jantar.
Em Moçambique nada aconteceria, manter-se-ia um silêncio absoluto.
Pedir-se demissão ou demitir-se em Moçambique? Isso não acontece.
Mário

Abdul Karim disse...

Sr Mario,

O assunto sao os diamantes e as fundacaos, incluindo mulheres, lindas e feias,

O Sr Mario nao pode falar assim do Viriato, ele 'e Selecionador Nacional de Mocambique, o Sr Mario nao ve que isso fica mal pra imagem dele ?

A Nossa Seleccao Nacional nao sao mambas, nem cobras, nao 'e voce andar falar mal com nosso selecionador, falar assim 'e la nos rastejantes, aqui somos os voadores,

Sabes se a graca recebeu algum diamante debaixo da mesa, naquela noite, enquanto o Mandela distraidamente jantava ?

Abdul Karim disse...

Afinal a graca estava ou nao estava no jantar ?

Jose diz que estava e Mario diz que nao.

Quem 'e o dono da verdade ?

Anónimo disse...

Sr. Abdul Karim,
Você é um brincalhão e vou levar o seu comentário como uma brincadeira.
Sei que você já escolheu o Sr. Viriato para seleccionador de Moçambique. Isso o Sr. é que sabe porque o fez e também aceito que defenda o seu irmão Viriato. Não vejo nada de mal nisso.
Cada um é livre de pensar conforme desejar e melhor entender.
Até poderia acreditar que a Graça 'recebeu' um diamante por debaixo da mesa. Acho que Mandela fez mal em casar-se com ela, mas esta é a minha opinião pessoal, e nem todos têm de pensar como eu.
Um abraço.
Mário

Anónimo disse...

Esqueci-me de mencionar que Graça estava no jantar, mas como companheira de Mandela, na altura ainda não tinham contraído matrimónio, viviam maritalmente.
Mário

Abdul Karim disse...

Sr Selecionador Nacional de Mocambique,

Meu Mano Xingondo, Viriato Dias,

Peco que considere o Sr Mario como candidato 'a Seleccao Nacional,

Ele parece que confessou a Verdade,

Tornou-se elegivel,

Agradeco sua bendita compreencao.

Anónimo disse...

Estimado Sr. Viriato,
Venho pedir-lhe, como irmã que tem Moçambique SEMPRE no coração, que se acalme, medite, pense, reflicta e comente com mais moderação. Isto é só um pedido AMIGO, só isso, nada mais.
Não conheço o Sr. José pessoalmente, nem sei se o Sr. Viriato o conhece (duvido), como também não conheço o Sr. Ricardo ou Umbhalane, mas noto sempre que, de uma ou de outra forma lhes faz muitas vezes, o que mais me parece ser, um ataque pessoal.
Acho que como historiador que é e com a sabedoria que tem, que deveria de usar os seus conhecimentos de forma mais produtiva e democrática em prol da amizade, unidade e bem comum.
Eu abomino a ditadura, mas sei que o Sr. a ama, mas seria incapaz de lhe fazer um ataque pessoal e usar a terminologia que tem usado contra estes senhores.
Se duvida da minha honestidade e intenções, agradeço que consulte pessoas idóneas ou amigos imparciais para uma outra opinião sobre os seus comentários.
Eu não sou perfeita nem sei tudo, cometo erros, estou sempre a aprender, e costumo consultar a opinião ou pedir conselhos a pessoas idóneas para melhorar e limar as arestas, só desta forma posso ser uma melhor esposa, mãe, irmã, funcionária, ouvinte, e tentar dar o meu pequeno contributo para um mundo melhor em defesa de todos os que sofrem, carecem de ajuda, etc.
Afinal, estamos todos aqui comentando porque amamos Moçambique e TODOS queremos o melhor para o nosso país e para o nosso povo.
Maria Helena

V. Dias disse...

Sr. Mário,

Confesso que já tinha arrumado "o arsenal" mas V. acaba de confirmar o velho adágio, entretanto, válido, segundo o qual, em tempos de guerra não se limpam as armas, por isso, meu caro Mário, cá estou.

É livre o Sr. A. A (Reflectindo) de banir ou censurar os meus comentários, se preferir, a minha presença literal aqui neste seu blogue). Desde já aviso: eu quando perco (literalmente) um verdadeiro amigo, por melhor que ele seja, não visto luto. Acontece, porém, que raramente perco um verdadeiro amigo, por dizer o que penso! Se tal vir a acontecer (note que é uma hipóetese) é porque esse amigo era descartável, como a fralda dos bebés: enchidos de trampas, nada mais serve que para o lixo!

Conheço vagamente mal a pessoa do Sr. A. A, porém, tenho reservas que ele alguma vez viesse a aceitar este seu pedido mórbido. Aliás, não faz muito tempo que a bandeira vermelha foi içada, fervorosamente, num outro blogue, não muito distante deste, e porquê? Porque os meus débitos faziam e fazem sombra há meia-dúzia de sapiens-sapiens, na sua maioria vassalos dos “indomáveis”. Graças a Deus ainda há gente lente neste planeta que pensa com miolos!

Mal me conhece o Sr. Mário e já manda recados e sermões, herança que recebeu ou ainda recebe dos seus patrões “indomáveis” como se eu fosse uma “mente esponja”. A bala saiu-lhe pela culatra. Fique sabendo que este V. Dias nunca letra à letra sermões descabidas de nexo. Aconselho-lhe a usar com cônscio o seu latim para coisas boas, progressivas, enfim, para obras que beneficiem à humanidade.

Eu tenho religião no coração (modesta à parte) e não era capaz de insultar a quem nunca me faltou ao respeito. Por acaso o Sr. Mário se assume como advogado daqueles que, por direito, me defendi de ofensas morais? E como diria a minha bússola o Prof. José Hermano Saraiva (o Sr. Mário deve ser o verdadeiro Lúcifer em pessoa, veja até onde se pode chegar a cegueira e a ingnorância humana, chamar de aselha ao Prof. José Hermano Saraiva, é mesmo um insulto à inteligência humana) cito “Penso quantas toneladas há-de ter o camião que me há-de esmagar.” De facto, a minha também.

Para a sua informção, em Portugal os “indomáveis” foram “expugnados” até à raiz, pelo povo português. Os últimos rebentos de "indomáveis" não escaparam à fúria popular que deram vitória ao Partido Socialista do Eng° José Sócrates. Ou se esqueceu que o Governo do PS apoia Mugabe? Só uma mente 'mataquenha', perdão, um tumor maligno na cabeça de um pequeno e emergente “indomável” pode se esquecer disso. Quer que eu lhe recorde? Então, porque é que o Mário quer que o Governo Português me expulse de Portugal?

Pois fique sabendo que, ao Mugabe, meu pai adoptivo, presto-lhe os melhores serviços estando no estrangeiro do que seria ao lado dele, porque, verdade seja dita, não sou um filho mimoso. E o meu pai, Mugabe, naturalmente, agradece! Como vê, nunca lhe disse mal.

Não é verdade que eu seja “Todo-o-Terreno”, esta história foi criada na mente daquelas pessoas (como a sua) que não aceitam que haja alguém, "instruido" a defender Mugabe. Isso é que vos enerva e dóis. A todos. O meu apoio por Mugabe não começou ontem, vem de longe. Mesmo quando o Zimbabwe estava a prosperar eu não me fartei de avisar ao meu pai adoptivo (Mugabe) para que tivesse cuidado com os jacarés, ou seja, com os “indomáveis”, estes não perdoam. De facto aconteceu. Para finalizar, reforço o meu ponto de vista: em política internacional não há caridade, nem há almoços grátis. Que faziam os homens da paz num jantar com assassínos? Beberetes, comeretes, mulheres e até diamantes de sangue! Eu não sou burro. Posso ser tudo o que disserem, mas não sou burro. A história dirá!

Zicomo

V. Dias disse...

Sra. Maria Helena,
Muito obrigado. Tomei nota do seu conselho, embora não concorde com tudo o que diz. E quem vai pagar os insultos que se faz a honra de Mugabe e de outros líderes africanos que são aqui e acolá, aliás, tratados como se fossem trampas. Pelo que percebi, devo me atrelar aos insultos que essas pessoas supracitadas, por si, fazem contra Mugabe, etc? Aí sim, seria “da malta”! Por amor de Deus, seja boa juíza.
Zicomo

PS: TERMINO POR AQUI. NEM MAIS UMA PALAVRA.

Abdul Karim disse...

Sr Capitao Reflectindo Sobre Mocambique,

Em funcao ao exposto pelo Selecionador Nacional de Mocambique,

Venho por esta solicitar, que nao mais permita que se insulte ao Sr Mugabe Presidente do Zimbabwe, Querido Pai adoptivo e Amigo do Selecionador Nacional Mocambique,

Sem mais Assunto,

Subscrevo-me com elevada Consideracao.

Anónimo disse...

Sra. Maria Helena,
Pessoas como Viriato Dias não se tratam com diplomacia. Acredito que as suas intenções sejam boas, mas guarde-as para outra pessoa.
O Sr. Viriato necessita de visitar um Psiquiatra, sofre de doença mental, também sofre do complexo da perseguição, do complexo de inferioridade, do complexo de que ele é o dono da verdade, da aberração aos brancos que não pensam como ele e outros.
Ele precisa de ser tratado e medicado urgentemente.
Quando lê os comentários interpreta-os à sua maneira e não lê exactamente o que a pessoa escreveu e tira conclusões sem nenhum nexo. Ninguém o chamou de burro, mas ele diz que não é burro, e outras tantas coisas. Depois contradiz-se dizendo que os débitos dele faziam e fazem sombra noutro blogue contra o de outros tantos sabedores.
O homem está pirado, pirou de vez, isto só lá vai com tratamento de choque.

Abdul Karim disse...

Sr Capitao,

Suspenda imediatamente os Anonimos petulantes,

Nem na Claque devem constar.

Por favor.

Anónimo disse...

Sr. Reflectindo,
Quem se desviou do tema foi o Senhor Viriato.
Ele é que veio com a história do Mugabe. Afirma que Mugabe é um diabo contra todos os santos.

Abdul Karim disse...

Perdoe lhe Capitao,

O Anonimo nao sabe o que significa sentido sentido figurado,

Temos que elevar qualidade de educacao na Seleccao Nacional,

Esta criar problemas,

Abdul Karim disse...

O tema principal continua ser:

Meu Idolo Mandela, mulheres, jantares, diamantes, criminosos e pobresa.

Agradeco a focalizacao de todos no tema.

Reflectindo disse...

Caros leitores

Voltemos ao tema, com debates que nos levem ao que pretendemos por nossa África.

Abdul Karim

Acho que a questão de Mugabe já muito antes disse. Se livremente se diz tudo sobre Guebuza, Zuma, Obama, Rainha Elisabeth, Chaves, etc, não vejo do porquê não se pode falar de Mugabe, sem que os ataques sejam pessoais.

Viriato

Não estou para iliminar algum comentário teu e muito menos te banir. Apenas alertei que o tema não tem que fazer sombra a Mugabe.

Veja meu amigo, para mim, Mandela é uma escola de dirigentes africanos, ele é meu ídolo. Lamento que até aqui não tenha conseguido me encontrar com Mandela. Entretanto, quando aparece algo negativo que lhe toca não ponho nada debaixo do tapete. Não arranjo imperialistas em Haia, Holanda e logo Europa que queiram denegrir o meu ídolo.

Nota: ainda estou em situações em que tenho problemas com a net.

Abraços

Abdul Karim disse...

Obrigado Capitao,

Em relacao a Rainha Elisabeth, 'e tambem conhecida a sua paixao por diamantes,

O Kohi-Noor, esta num Broche, ou na sua Coroa ?

E ela mantem as chaves do Meu Sonho, Meu Paraiso, Minha Vida e Minha Historia,

Triste o meu ser, vivendo sem horizonte, porque a monarquia ainda existe,

Nao sou rei, nao sou livre, assim nao consigo ser Eu.

Anónimo disse...

Meu irmão Abdul,
Não precisa de ser Rei para ser feliz. Eu não acredito em monarquias e mordomias.
A felicidade está nas pequenas e simples coisas da vida, nos detalhes, nas entre-linhas e em viver cada momento como se fosse o seu ultimo.
Sinto-me muitas vezes feliz por poder ajudar os outros, por poder fazer uma pequenina diferença no mundo de alguém que sem o meu contributo sofreria ainda mais. O meu contributo pode ser pequeno, mas faço tudo com muito amor e carinho. Se cada um poder ajudar outrém, faria uma grande diferença no nosso planeta.
Espero que alcance a sua sonhada liberdade. Não deixe de sonhar com a liberdade e de lutar por ela. A cor da liberdade é muito bonita, eu bem sei, pois já vivi debaixo da opressão e perseguição.
Sou mulher, mas não ligo a diamantes, e acho que os melhores diamantes que possuio são o meu marido, filhos, familiares, amigos e meus animais que muito estimo e amo.
Um abraço da
Maria Helena

Abdul Karim disse...

Maria Helena,

Longe de mim, em pensar ser um rei pra mundo, menos ainda em mordomias de monarquia,

Mas quero ser rei da minha vontade, livre com meu horisonte, feliz no meu paraiso, com o meu Indico cercando-me, envolvendo-me.

Eu quero, eu quero, eu quero,

Ser eu mesmo, pra mim mesmo.

Anónimo disse...

Ainda bem, Abdul, que pensa dessa forma.
Então, vá à luta e acredite em si mesmo. Repita isso mesmo que disse, repita muitas vezes, e lute por isso, que irá se tornar realidade.
Boa sorte no seu paraíso com o Indico cercando o seu mundo.
Maria Helena

JOSÉ disse...

Mais umas pinceladas sobre este caso dos diamantes da Naomi.
Para comecar,nao devemos confundir as organizacoes, neste caso trata-se da Nelson Mandela Children,s Fund e nao da Nelson Mandela Foundation. Quem quiser saber mais pormenores destas organizacoes, pode visitar www.nelsonmandelachildrenfund.com e www.nelsonmandela.org.
Mas vamos ao que interessa. Este imbroglio comeccou com um jantar oferecido por Nelson Mandela, numa iniciativa para angariacao de fundos para a referida organizacao. Graca Machel tambem esteve presente, embora ainda nao estivesse casada com Mandela, como muito bem referiu o Mario. Entre outros, estavam presentes Naomi Campbell,Quincy Jones, Mia Farrow,Tony Leung, Imran Khan e a sua entao esposa, Jemima. O que podemos questionar e a presenca de Taylor e se Mandela sabia da lista dos convidados. Sabemos que os diamantes foram oferecidos a Naomi que os entregou a Jeremy Ratcliff. Certamente que ambos sabiam que e proibido exportar ou possuir diamantes em bruto e neste contexto Ratcliff decidiu guardar os diamantes. Ratcliff errou, confessou e demitiu-se. Conhecemos os depoimentos de Naomi e Ratcliff mas ainda nao fizemos referencia ao depoimento da Mia Farrow. A actriz declarou que Naomi sabia que os diamantes eram uma oferta de Taylor. Mia tambem afirmou que Graca estava insatisfeita com a presenca de Taylor.
Este assunto tem sido amplamente noticiado e em nemhum momento alguem sugeriu que Mandela sabia da existencia dos diamantes. Se Mandela sabia, porque os diamantes nao foram vendidos em vez de serem escondidos? Nao faz sentido, tanto mais que sabemos que Mandela nunca foi suspeito de nenhum caso de corrupcao.

Estava tentado em divulgar aqui algumas afirmacoes de Jose Hermano Saraiva sobre democracia mas resisto a tentacao para nao fugir ao tema.

O meu ponto final e que as pessoas sao livres para pensarem e acreditam no que querem acreditar, mas acho inaceitavel que se facam afirmacoes absurdas sem bases solidas e que tentem passar interpretacoes infundadas como verdades absolutas.

JOSÉ disse...

Mais umas pinceladas sobre este caso dos diamantes da Naomi.
Para comecar,nao devemos confundir as organizacoes, neste caso trata-se da Nelson Mandela Children,s Fund e nao da Nelson Mandela Foundation. Quem quiser saber mais pormenores destas organizacoes, pode visitar www.nelsonmandelachildrenfund.com e www.nelsonmandela.org.
Mas vamos ao que interessa. Este imbroglio comeccou com um jantar oferecido por Nelson Mandela, numa iniciativa para angariacao de fundos para a referida organizacao. Graca Machel tambem esteve presente, embora ainda nao estivesse casada com Mandela, como muito bem referiu o Mario. Entre outros, estavam presentes Naomi Campbell,Quincy Jones, Mia Farrow,Tony Leung, Imran Khan e a sua entao esposa, Jemima. O que podemos questionar e a presenca de Taylor e se Mandela sabia da lista dos convidados. Sabemos que os diamantes foram oferecidos a Naomi que os entregou a Jeremy Ratcliff. Certamente que ambos sabiam que e proibido exportar ou possuir diamantes em bruto e neste contexto Ratcliff decidiu guardar os diamantes. Ratcliff errou, confessou e demitiu-se. Conhecemos os depoimentos de Naomi e Ratcliff mas ainda nao fizemos referencia ao depoimento da Mia Farrow. A actriz declarou que Naomi sabia que os diamantes eram uma oferta de Taylor. Mia tambem afirmou que Graca estava insatisfeita com a presenca de Taylor.
Este assunto tem sido amplamente noticiado e em nemhum momento alguem sugeriu que Mandela sabia da existencia dos diamantes. Se Mandela sabia, porque os diamantes nao foram vendidos em vez de serem escondidos? Nao faz sentido, tanto mais que sabemos que Mandela nunca foi suspeito de nenhum caso de corrupcao.

Estava tentado em divulgar aqui algumas afirmacoes de Jose Hermano Saraiva sobre democracia mas resisto a tentacao para nao fugir ao tema.

O meu ponto final e que as pessoas sao livres para pensarem e acreditam no que querem acreditar, mas acho inaceitavel que se facam afirmacoes absurdas sem bases solidas e que tentem passar interpretacoes infundadas como verdades absolutas.

JOSÉ disse...

Mais umas pinceladas sobre este caso dos diamantes da Naomi.
Para comecar,nao devemos confundir as organizacoes, neste caso trata-se da Nelson Mandela Children,s Fund e nao da Nelson Mandela Foundation. Quem quiser saber mais pormenores destas organizacoes, pode visitar www.nelsonmandelachildrenfund.com e www.nelsonmandela.org.
Mas vamos ao que interessa. Este imbroglio comeccou com um jantar oferecido por Nelson Mandela, numa iniciativa para angariacao de fundos para a referida organizacao. Graca Machel tambem esteve presente, embora ainda nao estivesse casada com Mandela, como muito bem referiu o Mario. Entre outros, estavam presentes Naomi Campbell,Quincy Jones, Mia Farrow,Tony Leung, Imran Khan e a sua entao esposa, Jemima. O que podemos questionar e a presenca de Taylor e se Mandela sabia da lista dos convidados. Sabemos que os diamantes foram oferecidos a Naomi que os entregou a Jeremy Ratcliff. Certamente que ambos sabiam que e proibido exportar ou possuir diamantes em bruto e neste contexto Ratcliff decidiu guardar os diamantes. Ratcliff errou, confessou e demitiu-se. Conhecemos os depoimentos de Naomi e Ratcliff mas ainda nao fizemos referencia ao depoimento da Mia Farrow. A actriz declarou que Naomi sabia que os diamantes eram uma oferta de Taylor. Mia tambem afirmou que Graca estava insatisfeita com a presenca de Taylor.
Este assunto tem sido amplamente noticiado e em nemhum momento alguem sugeriu que Mandela sabia da existencia dos diamantes. Se Mandela sabia, porque os diamantes nao foram vendidos em vez de serem escondidos? Nao faz sentido, tanto mais que sabemos que Mandela nunca foi suspeito de nenhum caso de corrupcao.

Estava tentado em divulgar aqui algumas afirmacoes de Jose Hermano Saraiva sobre democracia mas resisto a tentacao para nao fugir ao tema.

O meu ponto final e que as pessoas sao livres para pensarem e acreditam no que querem acreditar, mas acho inaceitavel que se facam afirmacoes absurdas sem bases solidas e que tentem passar interpretacoes infundadas como verdades absolutas.

JOSÉ disse...

Mais umas pinceladas sobre este caso dos diamantes da Naomi.
Para comecar,nao devemos confundir as organizacoes, neste caso trata-se da Nelson Mandela Children,s Fund e nao da Nelson Mandela Foundation. Quem quiser saber mais pormenores destas organizacoes, pode visitar www.nelsonmandelachildrenfund.com e www.nelsonmandela.org.
Mas vamos ao que interessa. este imbroglio comeccou com um jantar oferecido por Nelson Mandela, numa iniciativa para angariacao de fundos para a referida organizacao. Graca Machel tambem esteve presente, embora ainda nao estivesse casada com Mandela, como muito bem referiu o Mario. Entre outros, estavam presentes Naomi Campbell,Quincy Jones, Mia Farrow,Tony Leung, Imran Khan e a sua entao esposa, Jemima. O que podemos questionar e a presenca de Taylor e se Mandela sabia da lista dos convidados. Sabemos que os diamantes foram oferecidos a Naomi que os entregou a Jeremy Ratcliff. Certamente que ambos sabiam que e proibido exportar ou possuir diamantes em bruto e neste contexto Ratcliff decidiu guardar os diamantes. Ratcliff errou, confessou e demitiu-se. Conhecemos os depoimentos de Naomi e Ratcliff mas ainda nao fizemos referencia ao depoimento da Mia Farrow. A actriz declarou que Naomi sabia que os diamantes eram uma oferta de Taylor. Mia tambem afirmou que Graca estava insatisfeita com a presenca de Taylor.
Este assunto tem sido amplamente noticiado e em nemhum momento alguem sugeriu que Mandela sabia da existencia dos diamantes. Se Mandela sabia, porque os diamantes nao foram vendidos em vez de serem escondidos? Nao faz sentido, tanto mais que sabemos que Mandela nunca foi suspeito de nenhum caso de corrupcao.

Estava tentado em divulgar aqui algumas afirmacoes de Jose Hermano Saraiva sobre democracia mas resisto a tentacao para nao fugir ao tema.

O meu ponto final e que as pessoas sao livres para pensarem e acreditam no que querem acreditar, mas acho inaceitavel que se facam afirmacoes absurdas sem bases solidas e que tentem passar interpretacoes infundadas como verdades absolutas.

Abdul Karim disse...

Obrigado Maria Helena.

Anónimo disse...

Eu vivo na Africa do Sul, sei que Nelson Mandela não sabia da existência dos diamantes nem da lista dos convidados.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.