sexta-feira, agosto 27, 2010

Jeremias Langa e Lázaro Mabunda interpelam José Pacheco



Reflectindo: como é possível que num país de Estado de Direito Democrático, um ministro chame a cidadãos que questionam sobre a coisa pública por intriguistas? Não isto um insulto à própria Constituição da República?

31 comentários:

Heyden disse...

Nao estao abituados a prestar contas a ninguem, nem as suas proprias consciencias?. Sao tao arrogantes que reduzem os outros ao nivel de insignificancia. Como nao aprendem doutros paises? Ha paises que uma vez por semana um ministro tem que ir responder ou comentar noticias que saem nos jornais. Parecia-me que passou o tempo em que tinhamos ministros deste tipo no governo. Responder a questoes nao so e dever deles mas e tambem uma questao de etica e profissionalismo. Como alguem disse, recurso a arrogancia, linguagem tecnica, calao politico, servem para camuflar artimanhas.

V. Dias disse...

É a democracia.

Que se quer mais.

Zicomo

JOSÉ disse...

É a falta de democracia!

Reflectindo disse...

Sem dúvidas José Pacheco tem atitudes de um ditador. A ele ninguém deve interpelar.

Jeremias Langa aconselhou-lhe bem: se questionamentos lhe incomodam, que Pacheco se demita e arrange um emprego privado.

V. Dias disse...

Como pode ser a falta de democracia se vivemos num Estado democrático? Há aqui uma contradição, é ou não é? A ditadura que proponho será diferente, sem violência mas penalizadora, séria. O Pacheco atrelou-se da democracia para mostrar o seu lado mau.

Zicomo

PS: Peço desculpas, eu não sou nada democrata e isso não pode vir à tona, ser questinado ou posto em causa os meus débitos.

JOSÉ disse...

Moçambique um Estado democrático?
Pacheco democrata?

LOL! LOL! LOL!

Reflectindo disse...

Tenho dito que o problema é termos a democracia no papel e não na prática. É democracia para os doadores verem.

Veja meu caro Viriato, está na Constituição da República que em Mocambique como num Estado de Direito Democrático o cidadão tem o direito à manifestação. Mas o que Pacheco fez ao Hermínio dos Santos?

V. Dias disse...

Caro Reflectindo meu "bom pastor",

Qual é o sistema que o Reflectindo conhece que alguma vez saiu do papel? Agradeço a ajuda do Karim para me dizer apenas um! Aliás, os nomes aos sistemas são atribuidos depois do mal. Esta democracia que apludem há-de no futuro ser rotulado de coisa feia.

Eu não páro de mencionar os erros da democracia, todos os dias. O exemplo vem dos EUA, diz-se democrático mas aqueles tipos não cessam de matar. Os ingleses idem. Os franceses também. A Grécia? É melhor não falar. Se não mata rouba. São todos ladrões e até já contaminaram os nossos...

Como podes querer ter um sistema democratático com sanguinários? Ou seja, com homens lobos. Acha que o homem alguma vez vai obedecer a religião? Nem pensar. Lá mesmo onde Cristo nasceu há uma guerra que não querem colocar fim.

O homem é um animal (lobo) por natureza e o meu irmão Reflectindo quer impor neles um sistema de paz? Não. Eu estou a pensar em te enviar (a cuidado da Embaixada da Suécia) uma obra de Arrone Fijamo para leres o que é isso de bicho homem. Ou de David Aloni, uma das primeiras obras deste defunto. Porém, nem Fijamo nem Aloni eram ditadores!!! Curioso!!!

Já que o José anda por aqui e hoje pelos visto cheio de "sangue" (saúde) gostaria que esse meu amigo me ajudasse a propor um antídoto para acabar com os problemas mundiais partindo do pressuposto de que a sua África do Sul está em chamas!!!

Zicomo

Reflectindo disse...

Caro Viriato

Quando aperecer um sistema melhor que a democracia, claro ela poderá se chamar por feia. Mas esses sistema ainda não foi concebido.

Tenho dito que uma das tuas questões é recusares a discussões de conceitos de democracia para a partir daí concluirmos se certas práticas são democráticas ou não.

Parece-me que para ti democracia é só a realizacão de eleicões, mas eleicões são também realizadas em certos regimes ditatoriais. Por exemplo, durante o regime fascista em Portugal havia eleicões. Evidentemente o que temos a fazer é comparar os processos eleitorais numa democracia e numa ditadura.

Ora, será que José Pacheco não teria acusado de intriguistas aos que o interpelam se em Mocambique continuassemos com o regime antes de 1994, numa PURA ditadura? Eu acredito que Pacheco teria sido pior que o que ele hoje é. Basta lembrarmo-nos Armando Guebuza, Sérgio Vieira, Óscar Monterio como pelouros do ministério do interior ou seguranca. Para com Óscar Monteiro, não me esqueco do que aconteceu no Campo Desportivo de Nacala-Porto, em 1977, quando o irmão dum amigo e colega meu foi preso e mandado para o Centro de Reeducacão em Malema. Ele apenas queria colocar-lhe uma questão durante um comício dirigido por ele...
Só para ver, se nós não nos socorressemos da Constituicão da República, José Pacheco podia prender a todos nós que o interpelamos.

Abdul Karim disse...

Capitao,

O Viriato esta certo, a Democracia 'e o novo sistema de governacao, talvez o melhor, mas nao funciona,

Os Democratas sao os que nos tornaram pobres, nos roubaram, nos matararm, nos axfixiaram,

Eram ditadores, agora sao democratas, capitalistas, solcialistas, e nao sei mais o que,

Mudam de cor, de repente, mas continuam no poder, a matar, a axfixiar, a roubar, a mentir,

Vai ver nos infantarios, falta leite, vai ver hospitais nao tem medicamentos, vai ver nas prisoes, ta esta cheio pilha galinhas,

mas continuam os mesmo bandidos a matar, com os "indomaveis" calados a venderem-nos democracia, sao eles que dao dinheiro, pra esse abutres, assassinos, xiconhocas , cobras, ranhosos, continuarem a nos roubar,a matar, enquanto engordam, comem que se farta, e humilham os Nossos.

Nem pao e agua vai ser possivel pra todos, ja tem gente a morrer, e a gora vai piorar com esses anormais, assassinos, xiconhocas, cobras, repteis, ldroes, bandidos.

Vamos sacudir esses assassinos !

Vamos sacudir os ladroes !

Vamos sacudir !

Vamos sacudir !

Vamos sacudir !

V.Dias disse...

Iluminado Karim.

Voce onde é que andou, pa? Que lente! Que forma lucida de ver as coisas? Gostei.

Amigo Reflectindo

Qual é a nacao no mundo que aderiu a democracia e que o povo esteja bem? Uma so. Que belo nome estes indomaveis arranjaram para roubar o povo, para matar, para violar, para expropriar, para esmagar os pequenos. Que belo sistema!!!

Pelo contrario, estes vivem em piores condicoes que no tempo da ditadura.

Acontece, porem, que a ditadura que eu proponho é diferente. Agora se me quiser perguntar onde reside a diferença eu digo-lhe. Basta solicitar.

Com Salazar as pessoas comiam minimamente, dormiam bem, tinham futuro, o mal era meter-se contra o regime. As duas ou uma eleicao que houve em Portugal foram forjadas. Os americanos acabaram com o salazarismo e impuseram um regime de ladroes. Isso condeno.

Actualmente aquele pais, Portugal como Moçambique, ha gente de primeira, de segunda e de terceira. Veja que Karim chora por passaporte e ninguem lhe quer dar. A França, pais democratico esta a mandar embora ciganos. Bela democracia!!!

Em Portugal ha mais pobres, corruptos, ladroes, etc. Ja em Portugal a pobreza bateu no fundo. Aquilo virou um retalho da Europa. Moçambique idem: virou uma casta de ricos, de corruptos, etc. No tempo da ditadura samorina eles eram orangotangos, chimpazes, nao tinham poder nenhum.

Cita um episodio. Pois é chamuale, veja em que tempo isso se sucedeu. E o mundo nessa altura como era.

Esse Pacheco hoje age assim é porque o voto do povo lhe confere esse poder. Nao pode haver ditadura com eleicoes, com multipartidarismo, com os indomaveis a reconhecerem o sistema guebuziano como vital, com aparente separacao de poderes, com helicopteros para o chefao,etc.

Fica para voces esse sistema. Eu devo honra e gloria a ditadura.

Zicomo

JOSÉ disse...

Com licença, posso entrar?
Boa noite a todos!

Amigo e companheiro Reflectindo, é frustrante verificar que algumas pessoas não entendem uma coisa demasiado óbvia: as falhas e lacunas dos sistemas democráticos devem-se à falta de democracia e não à democracia em si.

Sejamos bem claros:corrupção, roubos, fraudes, abusos dos direitos humanos, partidarização da sociedade,intolerancia, falta de transparência, favoritismo, nepotismo, capitalismo selvagem,injustiça social,etc., etc., são INCOMPATÍVEIS com a democracia. Para corrigirmos esses problemas, a solução não é menos democracia mas sim mais democracia.Para ilustrar este ponto, um exemplo: se um religioso fizer coisas contrárias à sua religião, o que está mal? A religião ou a pessoa que não cumpre os preceitos ensinados por essa religião?

Senhor Viriato, aqui estou de novo para falarmos de democracia. Mesmo sabendo que consigo isso é uma tarefa fútil, continuarei a interpelar sempre que fizer observações sem fundamento. Debate e blogosfera é mesmo assim, doa a quem doer.

Viriato afirma com toda a confiança e sem hesitação:
"Com Salazar as pessoas comiam minimamente, dormiam bem, tinham futuro, o mal era meter-se contra o regime. As duas ou uma eleicao que houve em Portugal foram forjadas. Os americanos acabaram com o salazarismo e impuseram um regime de ladroes. Isso condeno".
Ora bem, Sr. Viriato, em que se baseia para fazer esta arrojada afirmação? Como pode acreditar nessa patranha? Eu vivi vários anos em Portugal no tempo de Salazar e não concordo com essa afirmação.Aliás, dos que cresceram com os efeitos da ditadura salazarista, poucos podem concordar, isto é um insulto para os que conheceram em primeira mão a ditadura.

Com que então foram os americanos que acabaram com o salazarismo? Essa é boa, no mímimo esta é uma versão original.

Outra coisa: qual a ditadura onde o povo vive feliz? Nesses países, eles votam com os pés!

Viriato, já que gosta tanto de fazer referencia a David Aloni, por favor nunca se esqueça de que Aloni era um democrata convicto!

Por último deixo a todos um pensamento de Winston Churchill:

"Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos".

JOSÉ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSÉ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSÉ disse...

Com licença, posso entrar?
Boa noite a todos!

Amigo e companheiro Reflectindo, é frustrante verificar que algumas pessoas não entendem uma coisa demasiado óbvia: as falhas e lacunas dos sistemas democráticos devem-se à falta de democracia e não à democracia em si.

Sejamos bem claros:corrupção, roubos, fraudes, abusos dos direitos humanos, partidarização da sociedade,intolerancia, falta de transparência, favoritismo, nepotismo, capitalismo selvagem,injustiça social,etc., etc., são INCOMPATÍVEIS com a democracia. Para corrigirmos esses problemas, a solução não é menos democracia mas sim mais democracia.Para ilustrar este ponto, um exemplo: se um religioso fizer coisas contrárias à sua religião, o que está mal? A religião ou a pessoa que não cumpre os preceitos ensinados por essa religião?

Senhor Viriato, aqui estou de novo para falarmos de democracia. Mesmo sabendo que consigo isso é uma tarefa fútil, continuarei a interpelar sempre que fizer observações sem fundamento. Debate e blogosfera é mesmo assim, doa a quem doer.

Viriato afirma com toda a confiança e sem hesitação:
"Com Salazar as pessoas comiam minimamente, dormiam bem, tinham futuro, o mal era meter-se contra o regime. As duas ou uma eleicao que houve em Portugal foram forjadas. Os americanos acabaram com o salazarismo e impuseram um regime de ladroes. Isso condeno".
Ora bem, Sr. Viriato, em que se baseia para fazer esta arrojada afirmação? Como pode acreditar nessa patranha? Eu vivi vários anos em Portugal no tempo de Salazar e não concordo com essa afirmação.Aliás, dos que cresceram com os efeitos da ditadura salazarista, poucos podem concordar, isto é um insulto para os que conheceram em primeira mão a ditadura.

Com que então foram os americanos que acabaram com o salazarismo? Essa é boa, no mímimo esta é uma versão original.

Outra coisa: qual a ditadura onde o povo vive feliz? Nesses países, eles votam com os pés!

Viriato, já que gosta tanto de fazer referencia a David Aloni, por favor nunca se esqueça de que Aloni era um democrata convicto!

Por último deixo a todos um pensamento de Winston Churchill:

"Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos".

JOSÉ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSÉ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSÉ disse...

Estou com problemas em postar aqui, peço desculpa pelas mensagens repetidas!

Abdul Karim disse...

Bem Vindo Jose,

Eu concordo consigo tambem,

Mas 'e um facto que a nossa democracia nao esta funcionar,

Vamos esperar argumentos do Viriato e do Capitao, pra proporem pontos convergentes e evoluirmos pro sistema ideal pra Nos.

Claro todos os Blogistas estao convidados,

A Seleccao 'e Nossa !

Nao ha excluidos nas discussoes construtivas, estao todos inclusos.

JOSÉ disse...

Karim, qual a ditadura que funciona?

A democracia em Moçambique não funciona porque, embora pareça contraditório, há um deficit de democracia. E não é só no Governo e no Partidão...

Por exemplo, a Constituição também menciona que Moçambique é um Estado de Direito, e no entanto...

Até prova em contrário, eu concordo com o Churchill, com todos os defeitos a democracia ainda é o melhor sistema.Até que apareça outro sistema melhor, ditadura NUNCA, JAMAIS, a minha experiencia e observação pessoal, é que quem provou liberdade e democracia jamais optará por ditadura e tirania.

Abdul Karim disse...

Jose,

'E ai onde o Viriato defende ditadura nao violenta, por outras palavras, entendo como, uma democracia algo rigida,

A constituicao tem contradicoes, democraticamente sao feitas fraudes eleitorais, ja ate estamos a ensinar obscurantismo nas escolas, em nome da democracia, o pr vai aos curandeiros, em nome da democracia sao dados aopois finaceiros a contrabandistas, assassinos, terroristas e ladroes,

Democraticamente sao legitimados regimes terroristas, democraticamente o estado 'e usurpado, democraticamente sao absolvidos criminosos contra humanidade, que na maioria das vezes nem chegam a ser julgados e democratimente sao considerados herois,

Esses 'e o problema,

Acho que o problema nao reside no nome do sistema, mas nos resultados que o sistema vigente tem produzido em funcao ao ideal, que 'e savagurdar os diritos fundamentais do Humano.

Abdul Karim disse...

Mais,

O papel da media 'e fundamentalmente salvaguardar que nao haja abusos por parte de quem governa,

Mas temos uma media nacional, que promove abusos, da espaco a vira -latas, prejudica e mata de fome milhoes de possoas induzindo-as ao engano, enquanto promove-me democraticamente os ladroes.

Mocambique tem cientistas honestos, tem Artistas de Verdade, tem desportistas de eleicao, tem empresarios que estao a trabalhar a serio,

Mas nunca foi dado um espaco de destaque real esses todos que mencionei, mas tem primeira pagina qiuem bolou HCB, tem primeitra pagina a venda katembe, tem primeira pagina contrabandistas, tem aberturas de noticiario de fanfarroes, 'e exito nacional e considerado artista uma palhaco do patrao,

'E essa democracia que 'e condenavel, onde o roubo 'e demonstrado como acto digno de ser respeitado e seguido como exemplo.

Vemos isso todos os dias, desculpas esfarrapadas para crises criadas internamente por roubo, economistas que nem das suas economias pessoais entendem, vem com teorias do PIB falido, e demais justificacoes absurdas,

E a media nacional continua nessa, mesmo sendo os proprios jornalistas prejudicados com a crise, tendo a solucao desenhada 'a mao,

A media nacional faz sucessos de televisao com abuso do alcool, promevendo o descarrilar de toda Juventude, empresas que promovem consumo do alcool sao sobrevalorizadas pela media nacional, a bertura de mais fabrica de cerveja 'e publicitada como combate 'a pobreza e recebe honras do pr, que 'e seu acionista,

Esse 'e o problema, e nao o nome do sistema.

V.Dias disse...

Estou com problemas serios do computador. Nao consigo acentuar as palavras. Mais logo ca estarei para reagir as suas palavras, caro José.

Espero que venha dai um novo e bom sistema, porque este nao serve para nada. Como pode dizer o Jose que é por falta dela que a democracia anda a deriva se os obreiros, mentores dela sao o pior exemplo?

Karim podes me ajudar a compreender isso? Sendo a ditadura o melhor sistema, criado pelos melhores filhos dos indomaveis, (como se diz) porque é que este sistema falha? Nao encontro nexo nisso amigo. Pode me esclarecer?

A religiao a partir do seculo XVI (para alguns a partir do seculo XV) deixou de ser uma referencia. Portanto nao venha o Jose com o exemplo da religiao. Nem desse indomavel ingles que cita porque, felizmente, este depois de ganhar a guerra perdeu as eleicoes. Nao serve. Nao é exemplo para ninguem. Pelo menos para mim nao.

Termino porque tenho dificuldades de escreever neste computador.

Zicomo

JOSÉ disse...

Karim, fazem-se muitas coisas alegadamente em nome de várias coisas quando na verdade as motivaçõe são diferentes.
Por exemplo, ao longo da História travaram-se várias guerras em nome da religião. Como é possível isso quando todas as religiões pregam a paz? Por exemplo, como se explica a intolerancia na Irlanda do Norte entre católicos e protestantes quando ambas as religiões se baseiam na Paz? O que está mal, neste caso a religião ou o Homem? Não podemos esquecer que o Homem é falível! O que pretendo salientar é que muitas coisas se fazem em nome da democracia quando na verdade pouco tem a ver com democracia. É pena que não seja possível fazer um referendo nas ditaduras para perguntarem ao Povo se querem liberdade e democracia ou tirania e ditadura. Também podem perguntar ao Povo nas democracias se querem a ditadura e sabemos qual a resposta.A diferença é que nas democracias o Povo tem escolhas, se quisessem a ditadura já há muito que teriam feito essa escolha. Nesses países, os grupos que advogam a ditadura são tolerados mas vivem nas franjas da sociedade e não tem qualquer expressão, nem se atrevem a irem a votos.
Eu não sou infalível, mas sei que não é possível escolher entre democracia e ditadura, não conheço ninguém que conscientemente, e depois de ter provado a democracia, prefira a ditaduura. Se preferem a ditadura, podem escolher esse sistema, pois em democracia o voto é livre.
Qual a solução? Enquanto não aparecer melhor sistema, e o Homem já experimentou diversos, a democracia é o melhor sistema. O que tem de ser feito é exigir mais democracia e desmascarar todos os que cometem atropelos em nome da democracia.

Abdul Karim disse...

Jose,

Esta-se a procura dum sistema ideal, nao se esta a aprovar ditadura e nem chumbar democracia.

esta-se a buscar solucoes pos era dos xiconhocas,

primeiro tem que acabar os bandidos e depois por-se a maquina a funcionar,

Com esses bandidos ai, nao vai funcionar nada, nem democracia , nem ditadura, nem nada, o problema sao os bandidos,

Temos que acabar com eles ou eles vao acabar conosco. alias como estao a fazer.

vejam os resultados das doencas, fome , miseria, analgfabetismo, mendigos e filhos abandonados, orfaos, venda de orgaos humanos, prostituicao infantil,

vejam e leam os resultados do nosso pais e acordem por favor, reajam, 'e Nossa Gente a Morrer,

Selecionador Viriato, Jose e Todos,

Nao sou politico,

E francamente estou cansado, muito cansado, estou a trabalhar 12 a 16 horas de tempo por dia incluindo domingos, feriados e de ferias tambem a trabalhar, ha mais de 10 anos.

To cansado, nao quero saber de politica,

Muito Respeitozamente,

Fui.

JOSÉ disse...

Viriato, como pode afirmar que a partir do Século XVI a religião deixou de ser referencia? O exemplo que apresentei continua até hoje e alguns conflitos que ocorrem têm uma componente religiosa. Mas isso é irrelevante, apenas apresentei como ilustração pois as religiões baseiam-se na Paz e no entanto as pessoas entram em conflito por causa da religião. O paralelismo é que nem todos os que se afirmam como democratas são na realidade democratas. Como em tantas outras facetas da vida, nem tudo o que parece, é. Se o Viriato não consegue perceber a comparação, certamente que a culpa não é minha.
Quanto aos méritos da ditadura, se a democracia não presta e a ditadura é boa, porque as pessoas não votam a favor da ditadura?
Concordo com a frase do Churchill, e nem sequer sou seu admirador, na verdade o que ele diz está mesmo certo, apesar de ter defeitos, até agora a democracia é o melhor sistema. O Viriato afirmou que não concorda com o Churchill porque ele perdeu as eleições. O Viriato nem sequer se apercebe do ridículo da sua afirmação, é que iso prova exactamente a vitalidade da democracia, é que Churchill perdeu as eleições apesar de ser considerado herói. Em ditadura, um vencedor da guerra e herói, teria ficado no poder durante muito tempo, valendo-se desse estatuto. Mais ainda, o Viriato está a afirmar que quando não gostamos de uma pessoa não devemos dar importancia ao que essas pessoas afirmam. Penso que o que realmente importa é a qualidade das palavras, independentemente de quem as diz ou escreve. Eu dou tanto valor a um doutor como a um analfabeto, amigo ou menos amigo, desde que as palavras sejam coerentes e sábias.
Finalmente, há um pormenor que me incomoda porque penso ser pueril. Porque o recurso a generalizações e rótulos? Quem são os indomáveis? Europeus, americanos, ocidentais, brancos? Todos? Porque indomaveis?Isso valoriza e contribui para um debate sério? Penso que não!

JOSÉ disse...

Viriato, como pode afirmar que a partir do Século XVI a religião deixou de ser referencia? O exemplo que apresentei continua até hoje e alguns conflitos que ocorrem têm uma componente religiosa. Mas isso é irrelevante, apenas apresentei como ilustração pois as religiões baseiam-se na Paz e no entanto as pessoas entram em conflito por causa da religião. O paralelismo é que nem todos os que se afirmam como democratas são na realidade democratas. Como em tantas outras facetas da vida, nem tudo o que parece, é. Se o Viriato não consegue perceber a comparação, certamente que a culpa não é minha.
Quanto aos méritos da ditadura, se a democracia não presta e a ditadura é boa, porque as pessoas não votam a favor da ditadura?
Concordo com a frase do Churchill, e nem sequer sou seu admirador, na verdade o que ele diz está mesmo certo, apesar de ter defeitos, até agora a democracia é o melhor sistema. O Viriato afirmou que não concorda com o Churchill porque ele perdeu as eleições. O Viriato nem sequer se apercebe do ridículo da sua afirmação, é que iso prova exactamente a vitalidade da democracia, é que Churchill perdeu as eleições apesar de ser considerado herói. Em ditadura, um vencedor da guerra e herói, teria ficado no poder durante muito tempo, valendo-se desse estatuto. Mais ainda, o Viriato está a afirmar que quando não gostamos de uma pessoa não devemos dar importancia ao que essas pessoas afirmam. Penso que o que realmente importa é a qualidade das palavras, independentemente de quem as diz ou escreve. Eu dou tanto valor a um doutor como a um analfabeto, amigo ou menos amigo, desde que as palavras sejam coerentes e sábias.
Finalmente, há um pormenor que me incomoda porque penso ser pueril. Porque o recurso a generalizações e rótulos? Quem são os indomáveis? Europeus, americanos, ocidentais, brancos? Todos? Porque indomaveis?Isso valoriza e contribui para um debate sério? Penso que não!

JOSÉ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
V.Dias disse...

Jose

Entao nao se queixa da Frelimo porque este é um sistema democratico. A democcracia que proponho é novo: acabar com os xinconhocas. Preder os corruptos, impedir as pessoas que dificultam de dar passaporte ao Karim. Esses todos devem ir a cadeia. Agora mesmo! Jose gosta da democracia entao nao chore. O Jose é daquelas pessoas que ama a democracia mas nao a tolera. Ha gente assim que mata os pais para depois dizer que é orfao. A ditadura nao serve. Eu nao sou democratico, votar em assissinos, nao.

Zicomo

JOSÉ disse...

Viriato, não fique confundido, a Frelimo não é democrática e Moçambique não é um País democrático. Quer saber mais? Mesmo na Oposição há um grande deficit de democracia, não tenho problemas em o afirmar apesar de ser simpatizante da Oposição.
Eu estou solidario com o Karim, até tenho varios problemas similares, isso podemos falar noutra altura.
Não tenho duvidas em concordar que devemos combater todos os xiconhocas.
Paz!
Boa noite!
Fui!

V.Dias disse...

Caro Jose,

So queria lhe desejar boa noite.

Quanto as perguntas que me faz agradeço que investigue pessoalmente. Investigue a serio.

Tal como nos casais, os casamentos sao o pico da relacao, mas o processo pode ser bem anterior a isso. Meia palavra basta, para um bom entendedor.

Enfim, por aqui me fico.

Zicomo

PS: A religiao a partir do seculo XVI ou XVII deixou de ser a mesma coisa do que era antes e o mundo tambem. Claro, este seculo nao pode ser generalizado para todos os paises, digo, colonias, etc....Informe-se!!!