quarta-feira, agosto 11, 2010

Justiça: Tribunal Supremo "desinteressado" em investigar "casos sonantes" de corrupção

O Centro de Integridade Pública (CIP) de Moçambique acusou terça-feira o Tribunal Supremo de "desinteresse" na investigação de "alguns casos sonantes" de corrupção, envolvendo altos dirigentes, tornando-se deste modo "um bloqueio à finalização de determinados processos".
Uma investigação do CIP mostra que o Tribunal Supremo "parece não estar interessado em que alguns casos sonantes, a exemplo do processo do assassinato de Siba Siba Macuacua (presidente do ex-Banco Austral) e o caso do antigo ministro Almerino Manhenje, sejam levados a julgamento com a celeridade que se espera".
"Nos últimos anos, os moçambicanos tiveram muita expectativa relativamente à acção penal anti-corrupção, mas o enfoque das autoridades do Estado (judiciais e do Governo) tem sido apenas na pequena corrupção, deixando a grande corrupção impune", considerou o CIP em comunicado.
Hoje comemora-se o nono aniversário da morte de Siba-Siba Macuacua, pelo que a organização considera o processo exemplo de "casos de corrupção que estão parados em sede de recurso no Supremo há demasiado tempo".

Fonte: Rádio Mocambique - 11/08/2010

2 comentários:

Abdul Karim disse...

Isabel Rupia,

Nova Boss da Anti - Corrupcao.

V.Dias disse...

Paz a sua alma.

E como diria Carlos Cruz a mentira pode correr o mundo e durar seculos, mas a verdade pega-a num so dias.

Em Nampula ensinaram-me que a galinha tem mais força quando esta prestes a morrer. Nunca entendi esta alegoria. Alguem me pode ajudar a explicar?

Zicomo