quarta-feira, agosto 18, 2010

Reflectindo sobre a substituição do primeiro-secretário da Frelimo da Zambézia

A visita do Secretário-Geral da Frelimo à província da Zambézia culminou com a substituição do primeiro-secretário provincial. Segundo o País online, apesar das informações que circulam sobre as razões da destituição do ex-primeiro secretário, o secretário pela organização e mobilização, Edson Macuácua, optou por dizer que foi pela racionalização e mobilidade dos quadros, para fins de melhoramento da eficácia daquele partido.
Esta afirmação de Macuácua pode ter alguma verdade, mas não concordo que seja a principal razão. Apesar de eles saberem que em Quelimane se sabe da principal razão, Paunde e Macuácua não quiseram confirmá-la em público e nós podemos imaginar o motivo. Também não se pode forçá-los para declararem a razão para quem não é membro nem simpatizante daquele partido. É do direito deles. Todos se quiserem podem falar dos motivos, também é do direito de todos.
As minhas reflexões nesta postagem não são sobre as especulações dos zambezianos nem a recusa de confirmação delas, mas sobre certos comentários que li sobre o assunto aqui no O País online. Se os comentários não forem também para evitar a confirmação da principal razão da destituição do primeiro-secretário da Frelimo na Zambézia, devem ser sujeitos a uma análise profunda. Alguns comentários não reflectem o que é plasmado nos estatutos de qualquer partido político. Dizer que o primeiro-secretário foi destituído porque já estava nessas funções desde 2007 é falar sem consequência; dizer que ele destituiu-se para dar oportunidade a um outro para comer e crescer, é também falar sem consequência. Isso pode criar problemas para aqueles que gostam de copiar/imitar certas coisas sem analisá-las com profundidade sobre uma eventual consequência. Assisti muito disso nos últimos anos.
Partidos políticos estabelecem mandatos para cada elenco e não podem se confundir com governo. Acima de tudo, os partidos políticos se dirigem da base para o topo. Para o caso da Zambézia, eu tenho certeza que Paúnde e Macuácua foram à Zambézia/Quelimane para ajudar a resolver um problema dos membros e simpatizantes do seu partido naquele ponto do país e a pedido deles lá. Embora eu não seja frelimista, não penso de forma alguma que os dois foram para Quelimane para demonstrarem o poder que têm na Frelimo.

4 comentários:

Abdul Karim disse...

A rodagem dos xiconhocas vai continuar eternamente, ou pelo menos, ate nos decidirmos se sacudimos eles ou nao.

Vou comer um pouco, esta na hora de fechar o Jejum.

Bom Trabalho Para Todos.

Ate Amanha, Insha Allah.

Reflectindo disse...

Insha Allah tahala, Karim!

V. Dias disse...

Continua-se a mudar de moscas quando o problema é da lixeira, esta está podre, a feder...Não saiu por ser incompetente, mas sim, por ser JUSTO, supostamente!

Zicomo

Reflectindo disse...

Possível, meus amigos. Mas há uma coisa muito importante que eu quero sublinhar nestas coisas.

Independentemente do que pensamos, o duo foi resolver o problema dos camaradas na Zambézia e para se fortalecerem. É isto que estou alertando aos partidos da oposicão que muitas vezes agem como imitadores ou mesmo em cumprimento da MISSÃO DA FRELIMO. Não descartemos a infiltracão.
Acima de tudo a Frelimo, usando os meios do Estado, vai gerindo tudo isto. Quem ouviu Paunde pela RM hoje até sabe.