terça-feira, setembro 28, 2010

Construção de sedes da Frelimo em Sofala

De acordo com o O País online, a Frelimo decidiu construir 1 628 novas sedes do partido ao nível dos comités de zona, círculo e células, em toda a província de Sofala, com especial enfoque para a cidade da Beira. É uma iniciativa boa e é assunto mas particular de um partido.
A preocupação começa quando não é claro desde já  quanto aos encargos financeiros dessas numerosas obras, pois segundo o o mesmo jornal ainda não foram revelados os montantes a serem envolvidos neste processo de melhoramento das condições infraestruturais do partido.
O País online afirma que o secretário do Comité Central para a Administração e Finanças, Aiuba Cuereneia, sublinhou que a construção das referidas sedes não terá um tostão sequer das contas do partido ao nível central e que as sedes devem resultar da contribuição voluntária dos militantes, é assim como os membros da Frelimo participam para o trabalho do partido.
A experiência recente dita que tal contribuicão voluntária tem sido muitas vezes em tirar dos cofres das empresas públicas ou meios públicos em benefício do partido Frelimo. No no recente "Caso Aeroportos", uma figura senior da Frelimo afirmou em tribunal que Diodino Cambaza havia se voluntariado em reabilitar a Escola Central da Frelimo. Outros membros seniores do mesmo partido mostraram-se não estarem preocupados com uma oferta tão grande como aquela, cerca de 200 000 dólares americanos vindo de um único indivíduo e Presidente do Conselho de Administracão duma empresa pública.
Por outro lado, na última campanha eleitoral, foi muitas vezes e massivamente reportado o uso de bens e meios públicos por muitos “membros” do partido no poder para a campanha desse partido, ao invés de eles usarem os seus próprios meios em sinal de militância incondicional. No pior, é que alguns chegaram de declarar que faziam campanha usando viaturas do Estado, não pondo assim em risco as suas próprias.
Que a Frelimo mobilize meios para a construção de suas infre-estruturas seja lá do partido comunista da China ou dos seus militantes. O que não pode ser aceite é que continue a tirar dos cofres do Estado ou das Empresas Públicas em seu benefício. Por tudo o que tem acontecido em todo o país, torna-se neste momento difícil acreditar que o comité provincial da Frelimo em Sofala tem dinheiro suficiente para construir e reabilitar 1628 novas sedes. A ver vamos!

6 comentários:

Anónimo disse...

Sera que a crise que assola o pais, esta a passar ao lado da Frelimo?
Sim, porque para construir tantas sedes ...

Nelson disse...

A ex primeira ministra tinha dito e nãopoucas vezes que Moçambique não seria afectada pela crise. hehehehehe

Anónimo disse...

A isso chama-se FRELIMOFOBIA.

Até se preocupam com a execução das actividades da Frelimo.

Um dia ainda dizem Viva Frelimo, no lugar do MDM

Mateus

Nelson disse...

Caro Mateus, eu acho que precisas aprender a ver as coisas com um pouco de moderação. A frelimo é o governo do dia e não apenas um partidozinho. As decisões da Frelimo infelizmente, não afectam apenas os membros da Frelimo mas Moçambique inteiro. Não se trata de fobia nenhuma mas apenas querer contextualizar as coisas e era possível tu trazeres algumas ideias em vez de te deixares nesse seu sarcasmo meio infantil e apimentado de algum ódio

Reflectindo disse...

Mateus,

Se leres o texto com muita atenção e fores aos links que indiquei e ainda mais reveres o caso das manifestações de 1 e 2 de Setembro, entenderás porque realmente há preocupações que um anúncio de construção de 1628 sedes da Frelimo em Sofala sem nenhum tostão das contas do partido ao nível central.

E a Frelimo é que tem as chaves dos cofres do erário público há 35 anos não interrompidos.

E será que não estás preocupado que mais 200 000 dólares americanos dos Aeroportos foram para reabilitar a escola central da Frelimo? E se esse valor fosse para reabilitar a sede da Renamo, Pimo ou MDM não estarias preocupado, "Mat..."?

Viriato Dias disse...

Ora essa...

Zicomo