sábado, setembro 04, 2010

Depois de Maputo: Tumultos atingem Manica

SEIS feridos, dois dos quais em estado grave, duas lojas danificadas, igual número de viaturas com vidros quebrados, bloqueio de rodovias com barricadas, instituições públicas, escolares, estabelecimentos comerciais, bancários e de serviços encerrados e 68 detenções é o balanço preliminar dos tumultos que ontem sacudiram as cidades de Chimoio e Manica.Maputo, Sábado, 4 de Setembro de 2010:: Notícias
Entre os feridos constam duas crianças que foram atingidas por balas disparadas pelos elementos da lei e ordem quando tentavam dispersar manifestantes no bairro Francisco Manyanga. Os feridos graves estão internados no Hospital Provincial de Chimoio.
Entre os 68 detidos para averiguação pelo seu envolvimento directo na agitação popular figura Tânger Maria de Jesus, membro sénior do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que foi recolhido alegadamente por ter sido visto, um dia antes, a mobilizar pessoas para aderir à manifestação.
As cenas de vandalismo ocorreram com maior incidência nos mercados informais localizados nas periferias das duas cidades. Em Chimoio, por exemplo, os mercados informais Francisco Manyanga, vulgo “38 Milímetros”, Feira, 16 de Julho e Central registaram tentativas de assalto a mercadorias.
No Mercado Francisco Manyanga, o mais afectado, os manifestantes incendiaram duas barracas e uma casa de construção precária, causando danos em mercadorias e outros bens.
No campo viário, o tráfego na Estrada Nacional Número Seis, na zona da Shoprite, ficou momentaneamente interrompido com a colocação pelos manifestantes de barricadas de pedras e paus. Na ocasião, um camião e uma viatura ligeira viram seus vidros quebrados por apedrejamento, na sua tentativa de furar as barreiras.
A mesma situação aconteceu nas estradas Chimoio-Quedas e Chimoio-Tambara - 2, cujo tráfego foi suspenso durante horas. Nas duas rodovias os manifestantes recorreram ao incêndio de pneus para barrar a estrada causando danos no asfalto na zona de Tambara-2, embora o mesmo não tenha acontecido para o caso de Chimoio-Quedas, no bairro 7 de Abril, por ser uma estrada terraplanada.
No coração da cidade, os manifestantes atingiram o Centro de Formação de Saúde e alguns focos foram observados na Avenida 25 de Setembro, junto do Prédio Manuel Nunes, onde houve tentativa de incêndio de pneus que foi imediatamente desbaratada pela Polícia.
Devido à confusão, os mercados formais e informais, os estabelecimentos comerciais, bancários, escolares e outras instituições públicas e privadas foram preventivamente encerradas, situação que durou toda a manhã e tarde de ontem.
Os trabalhadores e funcionários públicos foram dispensados, dado o ambiente de distúrbios e agitação que se viveu em Chimoio e visando controlar os seus haveres e manter-se em segurança nas suas casas.
Até ao fim da tarde de ontem a cidade de Chimoio estava às moscas. Nenhuma viatura circulou todo o período da manhã, incluindo os “chapas”, embora o ambiente tenha melhorado ao longo da tarde, altura em que a calma já estava restabelecida.
Na sequência dos tumultos, o Governo Provincial de Manica reuniu-se ontem de emergência em sessão extraordinária para analisar e tomar medidas preventivas e de combate ao fenómeno.
Para transmitir o seu sentimento e apresentar um balanço preliminar dos prejuízos, a governadora de Manica, Ana Comoane, convocou ontem uma conferência de Imprensa na qual apelou à calma, serenidade, vigilância e denúncia de eventuais tentativas de agitação e perturbação da ordem pública.
Na ocasião, Ana Comoane revelou que, para além de Chimoio, registaram-se focos de vandalismo na cidade de Manica e na vila de Gondola, localizados no chamado “Corredor” da Beira e importantes centros comerciais depois da capital provincial, que foram prontamente controlados pela Polícia, que permanece em alerta máximo para debelar eventuais casos. (Víctor Machirica)

Fonte: Jornal Notícias - 03.09.2010

Reflectindo: não estou entender o que é agitacão e se a lei prevê a detencão de cidadãos neste moldes que explicam aqui - alegadamente por ter sido visto, um dia antes, a mobilizar pessoas para aderir à manifestação.

14 comentários:

V disse...

Isto está mal(eee).

Guebuza e sua equipa a esta hora está no palácio a beber vodka e o povo que se lixe.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Qual foi o numero total de mortos com balas Verdadeiras ate agora ?

Preciso das estatisticas exactas, por favor.

Abdul Karim disse...

Sao 17.15h de Maputo,

Amanha, ate as 20.30h, de Maputo, tem que haver o claro posicionamento publico do G19.

V. Dias disse...

Nao faço ideia, escondem...Pergunte ao Reflectindo é capaz de ter o numero exacto. Mas se fosse cheias ja estariam a esticar os numeros.

Epa.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Estou com saudade do Indico,

A Varanda do Indico, vontade de curtir a brisa do Indico, com uma visao perfeita do Horizonte,

Tomar um cafe, na Varanda do Indico.

Sao Saudades, Muitas.

Capitao,

Vens 'a pesca conosco ?

Eu e o Viriato ja decidimos, Insha Allah, vamos pescar, no Bazaruto.

So ainda nao sabemos onde vamos hospedar, tem la os Portugueses do Pestana, os Arabes do Rani, tem la uns racistas escorracados do Zimbabwe em Benguerra, nao aceitam que voce ponha o pe na Ilha, pensam que Mocambique 'e deles.

Mas Vamos decidir onde vamos ficar, na Boa.

Reflectindo disse...

Viriato

Tens razão, se fossem cheias teriam esticado os números para mais ajudas chegarem - catástrofe NATURAL.

Mas como são mortes semiadas por ordens deles, é possível que o verdadeiro número de mortos seja reduzido, para esconderem o escândalo.

E eles não falam de detencão dos que mataram e feriram os nossos concidadãos, mas aqueles que pensam que mobilizaram para aderência à manifestacão. Note-se que não dizem que foram detidas pessoas que estavam a queimar ou destruir isto e aquilo, nem pessoas que aconselhavam para isso. De novo, organizar uma manifestacão é crime em Mocambique.

O que diz o FUNGULAMASSO?

Abdul Karim disse...

Selecionador,

Estive a ler o Noticias,

Amanha parece que os mambinhas jogam,

O Noticias diz pras cobrinhas "descarregarem a furia" na Libia do khadafi, estao a tentar dar moral furiosa as cobrinhas,

Entao espera-se umas cobrinhas furiosas a rastejarem no campo,

Os xiconhocas bosses tambem parece vao estar presentes,

Anónimo disse...

Abdul,
Esses racistas que menciona, são do Zimbabwe ou da RSA?
Os boers da RSA fixaram-se em Moçambique e agora pensam que são os verdadeiros donos... abusaram e discriminaram contra os não brancos, agora vêm para Moçambique mandar, fechar caminhos e implantar o apartheid deles, pois na terra deles o governo já não tolera esse tipo de discriminação. Pena que o governo não veja essa manobra suja e não proteja os seus cidadãos.
Por outro lado, conheço alguns boers que não pensam dessa forma, alguns até estão casados com pessoas de outras raças e são excelentes pessoas.
Um abraço fraterno da
Maria Helena

Abdul Karim disse...

Maria Helena,

Os boers colocaram-se nas prais da costa, maioria.

E tem o Marlin Lodge em Benguerra tambem dos Boers,

Os Boers do marlin Lodge sao simpaticos, tem la o lodge deles e estao a andar, es bem vindo, almocas conversas com eles na boa,

Eu estou a falar do Benguerra Lodge, e do Rani,

Com excepcao deste final de ano passado, que nao estive no bazaruto, ha mais de 10 anos, o arquipelago 'e o meu retiro espiritual,

No Rani, Hoje quando chegas de barco, nao consegues por os pes na Ilha, vem logo um gorila ao teu barco dizer que nao se serve refeicoes e nem refresco e nem visitas, its a private beach.

O Mesmo no Benguerra Lodge, esses sao do Zimbabwe, os primeiros escorracados, estao la ja ha 10 anos, esses 'e que sao racistas que nao querem ver voce a por la os pes, tambem, so que nao mandam gorila, voce aterra e tratam-te mal, e tens que ir embora.

Abdul Karim disse...

E tens tambem a Santa Carolina, que sem se saber, como, nem os contornos do processo, apenas sabes que derepente ela virou propriedade da Sua Majestade,

Essa sempre foi privada, passou pra um banco nosso, e zas, 'e da Sua Majestade,

Malta do Principe Williams e Compainha vai la tomar banho de vez em quando, porque tornou-se da Sua Majestade,

Sua Majestade, a do Mr Tony que esta com um "scar na cabeca dele".

Anónimo disse...

Dear Abdul,
I think these foreigners are taking us for a 'ride'. Just now, the island will be renamed and will not form part of Mozambique...
I just cannot believe it and I am lost for words. Why is the Mozambican government doing nothing to resolve this situation?
I would go ballistic if they would tell me that I am not welcome or this or that, in my own country, my own land. Who do they think they are? Is this really legal? Does nobody question these things? I am sorry, but this situation just makes my blood boil and wish they would 'bugger off'.
I don't believe in a monarchy. The story that they have blue blood does not stick with me. I only praise God, kneel to God, pray to God...
These foreigners are robbing us of our own land...
I am revolted and flabbergasted.
God help us all.
Maria Helena

Abdul Karim disse...

Obrigado Capitao,

Por teres retirado o post.

Quando perdemos a cabeca, nao sai nada de jeito, 'e melhor ficarmos frios, e esperar, com muita calma.

V. Dias disse...

Sabias palavras as tuas Karim

Gostei.

Que coerência.

E depois diz-se mal do Zimbabwe.

Esses racistas hoje estão em Moçambique.

Zicomo

Anónimo disse...

My brother suggested I might like this blog. He was entirely right.
This post truly made my day. You cann't imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

Here is my web blog Weston Hugo