sábado, setembro 04, 2010

Em Inhambane: Líderes Religiosos ou Engraxadores do Poder

Diz-se que líderes religiosos de Inhambane, nomeadamente o "pastor” Aníbal Ventura Cuamba e “líder da comunidade muçulmana de Vilankulo”, Badrudine Badrú condenam vandalismo“ nas manifestações populares. Mas que vandalismo? Vandalismo para os “líderes religiosos” é apenas a destruição de bens materiais não se incluindo a destruição de vidas como por exemplo a do Hélio Rute, uma criança de apenas 12 de idade? Pelos relatos, sabe-se que alguns dos atingidos pelas balas da “polícia” são crianças. Sim, crianças inocentes de que Cuamba e Badrú não lhes interessam.
Suponho eu que religiosos pertencem à sociedade civil cuja credibilidade em Moçambique esmoreceu.
Cresci na era de D. Manuel Vieira Pinto e aprendi que os religiosos têm que ficar no lado da sociedade civil, dos fracos, mesmo que os riscos sejam grandes. D. Manuel Vieira Pinto foi expulso de Moçambique pelo governo colonial por assumir abertamente que Moçambique tinha o direito à independência. Apesar de tanta hostilidade da Frelimo à religião e em particular à igreja católica, D. Manuel Vieira Pinto nunca retaliou, antes pelo contrário escolheu o caminho de sinceridade à Frelimo, Samora Machel e mesmo ao Chissano. Foi essa sinceridade que com a colaboração de D. Jaime Gonçalves, pelo que sei, alcançamos a paz.

Apelo aos cidadãos Anibal Ventura Cuamba e Badrudine Badrú para deixarem de engraxar assassinos em nome de que religião for.

3 comentários:

Abdul Karim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
V. Dias disse...

Hoje os religiosos (nem todos) viraram avançados do poder. Fazer o quê nééé!!!

Zicomo

Anónimo disse...

Ninguem resiste a exclusao, caso mostre sinais de nao estar a alinhar com as politicas do regime instalado.Reveja o papel das igrejas desde o seu surgimento ate agora, nao ficara surpreendido com que fazem agora. Nem DEUS nem diabo nada pode fazer sem uma mao humana.