quinta-feira, setembro 23, 2010

Governo da província de Nampula vai reduzir workshops e seminários

Para direccionar os recursos na produção de comida

Felismino Tocoli promete medidas duras contra empresas que receberem subsídios do Estado e não oferecerem produtos de qualidade ao valor correspondente ao preço.
O governo da província de Nampula realiza hoje uma sessão extraordinária, com vista a divulgar e assegurar o domínio e cumprimento das decisões tomadas, recentemente, pelo Conselho de Ministros, visando minimizar o custo de vida das populações na sequência das manifestações do dia 1 e 2 de Setembro em curso.
Em entrevista concedida à nossa equipa de reportagem na manhã de ontem em Nampula, o timoneiro daquela província nortenha do país, Felismino Tocoli, deu a conhecer que uma das estratégias a ser adoptada pelo seu executivo, que será objecto de divulgação no encontro de hoje, é a reverificação da programação referente a este ano, no sentido de cortar todas as despesas supérfulas. “Por exemplo, workshops e seminários que terão sido programados, vamos ver qual deles a sua realização é indispensável e só esses é que vamos realizar”, clarificou.
Para o governador de Nampula, Felismino Tocoli, a resolução desta crise passa, necessariamente, por aumentar a produção agrícola, daí que deixou ficar o compromisso de que a nível da província que dirige a prioridade, nesta altura, é garantir que a campanha agrícola, que arranca no próximo mês, possa ser devidamente financiada.
Por outro lado, Tocoli disse que o seu executivo, concretamente a Inspecção da direcção provincial da Indústria e Comércio, vai intensificar as suas actividades, com vista a garantir que as empresas ou fábricas que passam a receber subsídios do Estado continuem a oferecer produtos de qualidade a um valor correspondente ao preço, de forma que a população nem o Estado sejam burlados.

Fonte: O País online - 22.09.2010

17 comentários:

V. Dias disse...

Não é de hoje esta medida.

Zicomo

Nelson disse...

Grande novidade!!!

Nunoamorim disse...

Meu amigo reflectindo,
ca estou de volta, saudades dos nossos debates.

Para começar, o que tens a dizer relativamente ao discurso do Obama, na última sessão das nacoes unidas, do qual retiro o presente trecho:

"A FORÇA QUE TRANSFORMOU A CORÉIA DO SUL A PARTIR DE UM BENEFICIÁRIO DO AUXÍLIO DE UM DOADOR DE AJUDA. É A FORÇA QUE TEM ELEVADOS PADRÕES DE VIDA DO BRASIL E ÍNDIA. E É A FORÇA QUE PERMITIU A PAÍSES EMERGENTES AFRICANO COMO A ETIÓPIA, MALAWI E MOÇAMBIQUE APROVEITAREM AS CHANCES E FAZER UM PROGRESSO REAL NO SENTIDO DE ALCANÇAR OS OBJECTIVOS DO MILÉNIO, ASSIM COMO ALGUNS DE SEUS VIZINHOS - COMO A COTE D'IVOIRE - TENHAM FICADO PARA TRÁS."

Nuno

Nunoamorim disse...

Nelson e Viriato,
acho que deveriamos incentivar quem tenta fazer algo de positivo para conter as despesas.

Com discursos como não é de hoje ou grande novidade, reduzem o esforço de pessoas

V. Dias disse...

Nunoamorim de volta....

Olha lá meu irmão, onde é que andaste?

Epá, você nem devia aparecer tão já!!! Pelo menos deu a cara.

Zicomo

Nelson disse...

Olá Amorim bom lhe ver de volta. Já agora gostaria de lhe convidar à troca de ideias que está acontecer no Ideias Subversivas do mano Mutisse em torno da candidatura de Basílo Muhate à SG da OJM.
Quanto á Nampula, talvés tenhas razão mas acontece que eu estou farto de discurso bonitos, bem elaborados ou como diz oo Neves” politicamente correctos”. Vamos ser práticos. Uma calculadora, uma folha A4 e um lápis. . -Quantos seminários e quantos workshops eram são em média realizados por ano em Nampula?
-Quanto se gasta em média para cada um deles e qual seria o total gasto por ano?
-Para quantos seminários e workshops vai-se dimuinuir?
-Quanto se vai poupar com essa diminuição?
Oque se pode fazer ou oque se vai fazer com essa poupança?
Duvido que haja na equipa de Tocoli quem saiba responder à essas perguntas. Duvido até que algum exercício semelhante à esse tenha sido feito. Se estou certo. Mesmo que queira, não consigo incentivar a um “bando” de “línguas doces” que tudo quanto quer é criar falsas exectativas no pobre povo.

P.s: Em relação à Obama, deixei de prestar atenção ao que ele diz desde que acusou o patrão Bashir de Barão de droga(li o teu post no Orgulhosamente Moçambicano) e tu já fizeram as pazes, lhe acreditas piamente agora ou só desta vez porque disse oque te agradou aos ouvidos?

Abdul Karim disse...

Abaixo parte do discurso do Obama, retirado do Blog do Manuel de Araujo, parece conter dentro dele, o razao e a solucao do " donor's paradox"- a ver vamos como 'e interpretado na pratica o " focus on results" do Obama.

"To my fellow donor nations—let’s honor our respective commitments. Let’s resolve to put an end to hollow promises that are not kept. Let’s commit to the same transparency that we expect of others. And let’s move beyond the old, narrow debate over how much money we’re spending and let’s instead focus on results—whether we’re actually making improvements in people’s lives.

To developing countries, this must be your moment of responsibility as well. We want you to prosper and succeed—it’s in your interest, and it’s in our interest. We want to help you realize your aspirations. But there is no substitute for your leadership. Only you and your people can make the tough choices that will unleash the dynamism of your country. Only you can make the sustainable investments that improve the health and well-being of your people. Only you can deliver your nations to a more just and prosperous future.

Finally, let me say this. No one nation can do everything everywhere and still do it well. To meet our goals, we must be more selective and focus our efforts where we have the best partners and where we can have the greatest impact. And just as this work cannot be done by any one government, it cannot be the work of governments alone. Indeed, foundations, the private sector and NGOs are making historic commitments that have redefined what’s possible."

Nunoamorim disse...

Viriato,
ainda presente na Capital do Norte. Dei a cara e continuarei firme.

Nelson,
concordo que é preciso quantificar, mas assumamos que o primeiro passo está dado. Soube que o governo provincial esteve ontem reunido justamento para analisar esse assunto. Alias, a reunião veio na sequencia da sessão alargada do Conselho de Ministro. O Presidente transmitiu aos governadores e este aos directores provinciais e administradores. É verdade qua não é suficiente, mas ja é um passo. A comunicação está a fluir.

Quanto a candidatura do Muhate, ja o disse que o apoiarei e em principio serei delegado a VI conferencia nacional da OJM e terei direito a voto.

Relativamente ao Obama, está claro que não acredito piamente no homem. Alias, estive ha pouco a debater num dos forum online e disse que, provavelmente, a mudança de postura do Obama tinha que ver com a descoberta de petroleo na Bacia do Rovuma.
É tudo baseado em interesses obscuros.

Como é que um país que alberga terroristas e barão de droga é simultaneamente um dos país mais pacificos de África e um dos três mais avançado em matéria de cumprimentos das MDGs. Há aqui uma incoerencia abismal

Nuno

Abdul Karim disse...

Eu pessoalmente so vou acreditar quando sentir na minha pele a melhoria consideravel nas condicoes e direitos que me sao devidos pelo governo de Mocambique,

De forma que possa contrbuir para gerar mais emprego ao invez de ser levado a reduzir o numero de empregos e beneficio aos projectos sociais que temos, por me recusar a ser membro do partido no poder.

O resto sao estorias e discursos, estou ancioso para ver o "focuss on results".

Nunoamorim disse...

Karim,
ja viste a perspectiva actual do debate.

Acho que não actualizaste o discurso...continuas com a história de que estão a perseguir-te por negares ser membro do partido no poder. Esse discurso ja não pega.


Por favor, faça como o Nelson e apresente uma perspectiva mais proactiva.

Abraços

Abdul Karim disse...

Nuno,

Nao estou preocupado com a tua prespectiva do debate, guarda ela pra ti.

Hei-de te considerar quando tiver os meus passaportes, condicoes de trabalho pra gerar emprego, ao invez do contrario por nao fazer hossanas ao teu guebuzinha.

Quero sentir resultados,

Tu nao me fazes qualquer diferenca,

Na boa, Meu Irmao,

V. Dias disse...

Viva Karim

Obama, Obama, Obama.

Acho que leu mal o discurso.

Zicomo

PS: Até amanhã

Reflectindo disse...

O que se passa com esta novidade de Nampula é o que se tem passado com outros discursos. Repetição do discurso do Presidente, incluindo a maneira como ele se transmite.

No O País online escrevi o seguinte: Apresentem-me em números para eu acreditar. Digam por exemplo que haviam planificado tantos workshops e seminários para este ano ou quinquénio e reduziram para tantos.
O problema parte daqui onde estes senhores não são coerentes nem consequentes. Só a dita reunião de divulgação das medidas é extra-ordinária, logo adicional aos custos. O mesmo aconteceu com o governo central que convidou "toda" a malta da Frelimo para Maputo numa chamada sessão do Conselho de Ministros Alargado. Afinal onde se poupou/poupa? No meu entender, a poupança é discursiva e o governo da Frelimo está nos arranjar problemas num futuro não longínquo. Eles continuam gastando muito, ao mesmo tempo que dão um pouquito, por exemplo, aos padeiros. Mas depois de algum tempo, o país estará economicamente numa situação difícil.

Ora, talvez pudesse ser um bom exemplo, se a província, neste caso Nampula, viesse com números e propostas específicas no âmbito da contenção de custos.

JOSÉ disse...

"let’s instead focus on results—whether we’re actually making improvements in people’s lives".

Este e o grande desafio, verificar se na verdade ha melhorias nas vidas das pessoas. Se nao ha, estamos perante discursos bonitos mas vazios.

Reflectindo disse...

Nuno Amorim,

Deste a cara e estás firme. Pode não ter sido fácil. Mas ainda bem que decidiste voltar aos debates.

Quanto ao discurso de Obama não li ainda todo ele. Não tive muito tempo nas últimas 3 semanas para muita dedicação nisso. Tenho medo de o interpretar mal porque mesmo na leitura da tua citacão e do Karim percebo logo de diferente forma. É um discurso de mobilização de doações e a linguagem deve ser apropriada. Já fiz pequenas mobilizações para apoios e sei como se fala. Também sei quanto às contradições nessa missão. Quando se faz mobilizacão para ajuda deve-se ser 100 % positivo.

Para mim, não acredito que tenha havido algum paradigma no discurso de Obama e se isso for, passando à "DEMOCRACIA DE PETRÓLEIO", então estamos MUITO lixados.

Nelson disse...

"let’s instead focus on results—whether we’re actually making improvements in people’s lives".

Eu penso que o governo da Frelimo devia adoptar essa.
Chega de discursos bonitos, políticas bonitas. Queremos são resultados. Measurable results!

Reflectindo disse...

Li o discurso de Obama duma forma apressada e concordo definitivamente com o Nelson. Não percebo do porquê Nuno Amorim pensou que nosso país estava em terceiro lugar entre os melhores dos países africanos no cumprimento dos ODM. Pior é que não compreendo como o Notícias mudou a ordem dos países mencionados por Obama.
Será que há quem tenha percebido que Barack Obama disse que Mocambique ocupava o primeiro ou terceiro lugar entre os países africanos que cumpriram o ODM?
E o que realmente diz a ONU sobre o cumprimento do ODM?