sábado, setembro 11, 2010

Há uma luta entre os filhos e o "pai" Armando Guebuza

Escrito por Sofia Lorena

Houve "um sismo social" e, hoje, Carlos Serra quer ouvir o que os jovens universitários têm a dizer. O sociólogo moçambicano vai participar num debate na Faculdade de Medicina, dias depois de o Governo ter anunciado o congelamento dos preços cujos aumentos levaram milhares a manifestar-se em toda a periferia de Maputo e de Matola, cidade dormitório, aqui ao lado.
Houve mais mulheres a sair à rua agora do que nos protestos de 2008 (Alexander Joe/AFP)
Para perceber o que aconteceu nos dias 1 e 2 de Setembro, sublinha Carlos Serra, falta "muito trabalho de campo que inclui o estudo do material gravado, dos discursos na rádio e um estudo prolongado de terreno para ouvir os actores deste processo". Para já, é óbvio que houve muitos jovens e miúdos a sair à rua e muitas mulheres, mais do que acontecera em 2008 nos protestos contra o aumento dos chapas, os transportes privados que levam as pessoas dos subúrbios ao centro.
"Ao fazer-se este trabalho de campo, temos de ter em conta que vivemos momentos muito emocionais e não podemos confundir o discurso moral com a análise, não se pode querer justificar qualquer coisa, dar-lhe apoio", diz, numa conversa na esplanada do Café Surf, no Jardim nos Namorados, perto do centro de Maputo e com vista para o mar.
Neste trabalho, Serra quer "colocar a hipótese do fusível social, de algo que dá um sinal por um acúmulo de stress". As pessoas, que estão "mais nervosas", não protestam contra a acumulação dos recursos, mas contra "a não redistribuição desses recursos", diz.
O sociólogo do Departamento de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane não acredita nas teorias "da mão externa", que têm sido veiculadas pelos media ligados ao Governo e que responsabilizam os estrangeiros.
Falam numa suposta conspiração com a Renamo, o principal partido da oposição; numa aliança "improvável" com uma ala de descontentes que haverá na Frelimo, o partido no poder; e ainda no uso dos telemóveis e das mensagens escritas para marcar e disseminar as manifestações como indicador de presença externa. O telemóvel "faz parte da cultura moçambicana", nota.
Os protestos de quarta e quinta-feira da semana passada espalharam-se com recurso aos SMS e assim se parou por completo Maputo, uma cidade de um milhão de pessoas, com mais dois milhões à volta. Depois, há uma semana atrás, começou a resposta, através de mensagens que apelavam "à tranquilidade" e ao "trabalho". "Uma luta começou mais cedo, é a que eu chamo luta protesto, para mobilizar; depois veio a outra, uma luta política para travar a outra. Foi uma luta de barricadas de SMS, está tudo escondido, ninguém sabe quem está a falar, são os obuses digitais", descreve Serra.
Esta luta decorre entre filhos e pai: o objectivo central dos filhos, diz Serra, "não foi derrubar o Estado nem o Presidente, foi combater o Estado que deixou de ser paterno".

Guebuza de cara queimada

João Feijó, um antropólogo português que está em Maputo a estudar relações laborais, juntou-se à conversa e recorda o rosto do Presidente, Armando Guebuza, durante o discurso de terça-feira para assinalar o aniversário da assinatura dos Acordos de Lusaca. "Nunca tinha visto o Guebuza assim, ele tremeu quando viu a cara dele queimada ali, na Praça dos Heróis", diz. A cara estava num cartaz que sobra da campanha eleitoral do ano passado, quando a Frelimo foi reeleita; a Praça dos Heróis é o palco habitual dos discursos do Presidente.
"O que as pessoas têm em relação ao Estado é uma perspectiva paternalista. O Estado é o pai e o pai aumentou o preço do pão ao filho. A Frelimo é muito popular, apesar das críticas. Foram eles que libertaram o país. É uma questão familiar", diz Feijó. "Não é mau o pai ser rico. É mau é não dar aos filhos", acrescenta Serra.

Preocupações para o futuro

O sociólogo nota em seguida que o discurso político sobre os protestos tentou sempre "excluir os actores das suas relações sociais, das relações complexas em que eles vivem, lá, onde se acumulam os desgostos". E a seguir Carlos Serra lembra o poema em que Bertolt Brecht diz que o rio "é violento" e "ninguém diz [que são] violentas as margens que o comprimem". As "margens [o Governo] é que estão esquecidas neste processo", afirma Carlos Serra.
A grande preocupação de futuro, para o sociólogo, é perceber o impacto da "etiquetagem" dos jovens que saíram à rua a semana passada. "Chamaram-lhes malfeitores, como se isso fosse genético", diz. "O que é que estes jovens vão pensar?", pergunta. "Há pobreza, mas estes jovens têm televisão, ouviram os políticos" e o que os políticos disseram deles.

PÚBLICO – 10.09.2010 in Mocambique para todos

2 comentários:

V. Dias disse...

Concordo em absoluto.

Zicomo

Anónimo disse...

Ηello there! Ӏ knοw this is κind of off
topіc but Ӏ ωas wonderіng which blog ρlatform аre уоu using for this wеbsite?
I'm getting sick and tired of Wordpress because I'vе haԁ
prοblems with hackeгs аnԁ I'm looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

Also visit my web-site :: brum delights