domingo, setembro 05, 2010

Nampula: Polícia prende seis pessoas

A Polícia moçambicana anunciou hoje, domingo, a detenção de seis pessoas em Nampula, no norte do país, a quem acusa de estarem a mobilizar a população para manifestações na cidade.
Segundo Inácio Dina, chefe das Relações Públicas do comando provincial da Polícia moçambicana (PRM), os seis detidos confessaram às autoridades que a manifestação deveria começar no mercado do Resta, bairro de Natikiri, e teria como fundamento o protesto pelo aumento do custo de vida em Moçambique.
Na quarta e quinta-feira, em Maputo, manifestações contra o aumento do custo de vida resultaram em confrontos entre população e polícia, dos quais resultaram 10 mortos e cerca de quatro centenas de feridos.
Na capital da província de Manica, Chimoio (centro), houve também confrontos na sexta-feira, dos quais resultaram seis feridos.
Segundo a polícia de Nampula, três dos seis indiciados tinham com eles 500 gramas de droga, cannabis sativa (em Moçambique conhecida como suruma), que supostamente serviria para fornecer às pessoas que estivessem na manifestação, de modo a dar-lhes mais coragem.
Falando aos jornalistas, um dos detidos confirmou ser vendedor de suruma, enquanto os outros dois disseram que eram apenas consumidores desse tipo de droga.
Os outros três detidos disseram aos jornalistas que eram membros do partido RENAMO (oposição em Moçambique) e que, na altura da detenção, estavam a mobilizar a população para participar numa reunião que tinha como agenda a apresentação da nova direcção política do partido, a nível da cidade de Nampula, e não de uma manifestação, como alega a polícia.

Fonte: Angop in Notícias Sapo - 05.09.2010

4 comentários:

Abdul Karim disse...

Daqui a pouco, por cada habitante ( Povo ) do Pais, vai ter um policia,

Como somos 20.000.000, vao ser necessarios 10.000.000 serem policias,

'E Bom, arranja-se emprego na PRM pra 10.000.000 de pessoas,

Reflectindo disse...

É verdade Karim, eis uma solucão para o problema de emprego.

Mas depois serão os polícias a fazerem greve?!?!?

Abdul Karim disse...

Quando a policia entrar em greve, trasforma-se o povo em militar, distribui-se a AKM , o simbolo da nossa bandeira, de-se ao Povo,

Ai, fica um militar por cada policia em greve !

Abdul Karim disse...

E se ainda assim, os novos militares entrarem em greve com a policia, juntos.

Chama-se do Doc Yassini e problema resolvido.