quarta-feira, outubro 27, 2010

Inauguração do porto de Nsanje: “alguêm desviou convite a Guebuza”, afirma diplomata malawiano

O vice-embaixador do Malawi em Mocambique, Harry Mononga, suspeita que alguém em Maputo deve ter desviado o convite endereçado ao Presidente Armando Guebuza para participar na inauguração do porto fluvial de Nsanje no passado sábado.
Em entrevista publicada esta quarta-feira no jornal malawiano NATION, Harry Mononga, é citado a dizer que como Moçambique não queria participar na cerimônia, o convite teria sido desviado para desencadear a detenção do adido militar malawiano, quando viajava a bordo de uma embarcação com destino a Nsanje, e que foi interceptada pela polícia mocambicana.
Fontes contactadas pela Rádio Moçambique em Blantyre, dizem que as afirmações do diplomata malawiano, para além de ser uma mentira, constituem uma acusação grosseira contra o governo de Mocambique.
As autoridades moçambicanas já tornaram claro que o chefe do Estado moçambicano não foi formalmente convidado à cerimônia do passado sábado.
Moçambique e Malawi estão desencontrados relativamente ao projecto de navegação dos rios Chire e Zambeze.
Enquanto Moçambique exige um estudo de viabilidade, incluindo a componente ambiental antes de tomar qualquer decisão definitiva sobre o projecto, o Malawi entende o contrário, e tenta fazer tudo a força, sem observância dos princípios fundamentais acordados.
Esta semana, um enviado especial do Presidente Armando Guebuza poderá escalar Lilongwe para reiterar a posição moçambicana junto do presidente malawiano, Ngwazi Bingu wa Mutharika. (Faustino Igreja em Blantyre)
Fonte: Rádio Mocambique - 27.10.2010

2 comentários:

Tomás Queface disse...

On Saturday Malawian President Bingu wa Mutharika inaugurated this port, in the presence of the Presidents of Zimbabwe and Zambia, Robert Mugabe and Rupiah Banda. Mozambican President Armando Guebuza received no invitation, with the result that Mozambique was only represented at the ceremony by a diplomat from the Mozambican High Commission in Lilongwe. Alguma coisa não cheira bem aqui...

Reflectindo disse...

Tomás,

Enquanto a água for apenas para beber e banhar nunca haverá guerra, mas se ela usar-se para irrigacão e outros projectos de desenvolvimento, aí haverão guerras.

Para mim, será difícil convencer-me que o governo do Malawi não tenha convidado o Presidente Guebuza para a inauguracão do porto. Teria sido fácil convidá-lo ao casamento de Mutarika que à inauguracão do porto de Nsanje? O que penso que tenha acontecido, é Guebuza boicotar a inauguracão do porto de Nsanje.