terça-feira, outubro 12, 2010

Justiça: Dezassete presos fogem da cadeia em Nampula

Um grupo de 17 presos evadiram-se da Penitenciária Industrial de Nampula na noite desta segunda-feira, de acordo com um comunicado de imprensa hoje emitido e distribuido pelo Ministério da Justiça.
Os fugitivos encontravam-se entre um grupo de 99 presos, recentemente transferidos para Nampula de prisões nas províncias vizinhas do Niassa e Zambézia.
Eles tinham sido alojados num pavilhão de trânsito, em estado de quarentena, antes de serem misturados com os outros presos.
Até agora foi recapturado um dos fugitivos, graças à colaboração das forças policiais e a comunidade. Esforços prosseguem para a recondução aos cabouços dos restantes 16 evadidos.
O Ministério da Justiça informa no mesmo comunicado do registo de um motim na cadeia de Mabalane, província de Gaza, causado por um detido com problemas mentais.
O caso deu-se quando o individuo começou a atirar pedras contra um guarda prisional que antes tentara impedí-lo de agredir um outro detido.
O motim registou-se após o agente prisional ter disparado contra o doente mental, ferindo-o no braço. Na sequência disso, a unidade policial local acudiu, disparando para o ar para dispersar os amotinados.
Três dos detidos fricaram feridos em consequência de “balas perdidas”, tendo sido evacuados para o Hospital Provincial de Xai-Xai, onde receberam tratamento médico.

Fonte: Rádio Moçambique - 12.10.2010

Sem comentários: