terça-feira, outubro 12, 2010

Remodelação no governo: Partidos políticos reagem as mexidas de Guebuza

Mesmo com as recentes remodelações no governo, a Renamo diz que nada vai mudar no país porque o problema não está nos ministros exonerados, mas sim no sistema. Enquanto isso, a Frelimo considera que as mexidas mostram a preocupação do presidente da república em imprimir uma nova dinâmica.
São as primeiras reacções dos dois maiores partidos políticos em Moçambique, em torno da exoneração e substituição simultânea de quatro ministros. A Renamo socorre-se da máxima do futebol, segunda a qual a equipa que ganha não se mexe, para dizer que as exonerações não vão trazer resultados desejados porque, segundo Fernando Mazanga, o problema não está nas pessoas, mas sim no sistema. Para Mazanga os ministros que caíram simbolizam as ovelhas sacrificadas.
Para a Frelimo, o que levou o presidente da república a optar por esta remodelação foi a necessidade de criar uma nova dinâmica ao governo. A pasta da agricultura é uma das que quase sempre regista mexidas. Já caíram quatro Ministros na agricultura.
Para Edson Macuácua com as constantes substituições no ministério da agricultura, o presidente da república pretende transmitir a mensagem de que há necessidade de encontrar novas abordagens para responder a crise de alimentos.
A Renamo diz que José Pacheco devia ser transferido do interior para a cadeia. Enquanto que a Frelimo não concorda. O que se pretende é que os novos ministros acelerem o passo. (Helenio Jeronimo)

Fonte: TIM  (12/10/2010)

Sem comentários: