sábado, novembro 20, 2010

Angola Encerra Consulado em Washington

Outros consulados poderão encerrar. Americanos sem poderem obter vistos de entrada em Angola

Washington, 19 Nov - O Consulado de Angola em Washington foi encerrado, por não ter contas bancárias. Cidadãos americanos estão impedidos de obter vistos de entrada em Angola, a não ser que arrisquem solicitá-los noutros países onde façam escala a caminho de Luanda.

Em breve poderão ser também encerrados os consulados em Houston e em Nova Iorque que, tal como a missão de Angola junto das Nações Unidas, receberam cartas dos bancos a anunciar para breve o encerramento das suas contas.

Fonte diplomática angolana disse à VOA que, na ausência de contas bancárias, os consulados não podem guardar no seu interior o dinheiro recebido dos vistos e outros serviços, para além de não disporem de fundos para funcionarem normalmente.

O problema do encerramento de contas bancárias afecta mais de três dezenas de países e o Departamento de Estado afirma que, não sendo responsável pelo encerramento das contas, está empenhado em procurar soluções.

Sem contas bancárias as embaixadas não conseguem pagar contas e funcionar. Diplomatas americanos sugeriram a Angola 12 bancos que estão dispostos a providenciar serviços financeiros em Washington, mas Angola quer garantias de que os bancos com quem possa trabalhar de futuro não encerram as suas contas, como foi o caso do banco HSBC e o Bank of America.

A embaixadora angolana em Washington foi chamada para consultas a Luanda, onde também já chegou o novo embaixador dos Estados Unidos, Christopher McMullen.

Diplomatas angolanos afirmam que, se o problema persistir, o seu país pode adoptar medidas de reciprocidade afectando a embaixada dos Estados Unidos e multi-nacionais americanas operar em Angola.

O sub-secretário americano para os Assuntos Africanos, Johnny Carson afirmou que os Estados Unidos lamentam os graves transtornos causados pelos bancos americanos que encerraram as contas de 37 missões diplomáticas estrangeiras em Washington e Nova Iorque.

Fonte: VOA - 19.11.2010 escute aqui

Sem comentários: