domingo, novembro 28, 2010

Presidente ivoiriense anuncia recolher obrigatório

O Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo, anunciou quinta-feira em Abidjan um recolher obrigatório a partir de domingo depois do voto na segunda volta das eleições presidenciais que vai opor-lhe ao candidato da oposição, o ex-primeiro-ministro Alassane Ouattara.
"Estou um pouco desolado pela via que a campanha eleitoral da segunda volta está a seguir, com as violências que conhecemos nos últimos tempos", disse o Presidente Gbagbo durante um debate com o seu opositor Alassane Ouattara transmitido pela Rádiotelevisão Ivoiriense (RTI) e realizado pelo Conselho Nacional da Comunicação Audiovisual (CNCA) e pela televisão nacional.
"Face a estas violências, medidas vão ser tomadas. A primeira, decidi requisitar o Exército e dedobrá-lo em todo o território. A segunda medida, vou assinar um decreto sexta-feira para instaurar um recolher obrigatório domingo a partir das 22 horas", afirmou Laurent Gbagbo, sem precisar o fim da aplicação da medida.
Esta decisão é justificada, segundo ele, pela recrudescência de violência constatada desde o arranque da campanha eleitoral da segunda volta no sábado passado.
Há alguns dias, confrontos entre os apoiantes dos dois candidatos, Alassane Ouattara e Laurent Gbagbo, são frequentes em Abidjan e nalgumas cidades do interior, fazendo às vezes feridos.
O último recolher obrigatório imposto na Côte d'Ivoire remonta a 2002, após o desencadeamento da guerra civil.

Fonte: panapress - 25.11.2010

Sem comentários: