segunda-feira, dezembro 20, 2010

Alegando ser sua propriedade OMM usurpa instalações de uma escola primária em Manica

Manica (Canalmoz) – O movimento feminino do partido Frelimo, a OMM – Organização da Mulher Moçambicana, está a caminho de se apoderar das instalações onde funciona a Escola Primária Completa de Bandula, no distrito de Manica, província do mesmo nome. A OMM alega que nas instalações onde funciona a escola, há pelo menos 18 anos, são suas e que foram “dadas emprestadas ao Governo” local.
Depois da usurpação das sedes da administração municipal nos diferentes bairros da cidade da Beira, com a cobertura do Tribunal Judicial de Sofala, este é mais um caso em que o Partido Frelimo é acusado de estar a apoderar-se de bens públicos. Desta vez é uma escola. O que se seguirá?
Segundo a presidente da OMM no distrito de Manica, Sofia Miquissene, as instalações onde funciona a escola foram cedidas ao Governo, pois na altura não havia onde se pudesse instalar uma escola para crianças locais, durante a guerra civil.
Actualmente, o local é compartilhado por três instituições diferentes, nomeadamente: a escola, a direcção local de registos e notariados e a delegação distrital da OMM.
A OMM não está satisfeita com a partilha das alegadas instalações, pois considera serem exclusivamente suas, sendo que, na sua óptica, o Governo deveria arranjar instalações para abrigar a escola e os serviços de registos e notariados.
“Disponibilizamos a casa ao Governo porque estávamos em guerra e não havia outro local para os nossos filhos estudarem. Mais tarde, o Governo implantou ali a sede da localidade, os serviços de registos e notariados,” disse a presidente da OMM em Manica acusando o Governo de “não querer devolver” as instalações.
“Agora tentamos articular com o governo distrital no sentido de reaver a nossa casa, e não cedeu. Temos novos projectos para desenvolver localmente, portanto adquirimos máquinas de costura”, disse a responsável da organização feminina da Frelimo, queixando-se de prejuízos alegadamente causados pela escola.

A escola será removida

Contactámos o chefe da localidade de Bandula, Paulo Torres, que garantiu que a escola será removida do local e as instalações entregues à OMM. Torres disse: “já estão em construção novas instalações para albergar a escola e os serviços de registos e notariados, e deixar as mulheres desenvolver as suas actividades da melhor forma”.
“Brevemente, vamos dar de volta a casa às mulheres, porque já passam muitos anos e o governo já está a resolver isto” disse Paulo Torres.
Entretanto, não foi explicado em que circunstâncias a OMM obteve as referidas instalações. Nem a presidente da organização, nem o representante do Governo explicaram como as instalações transitaram da administração colonial para o movimento partidário. Também não foi explicado como é que a OMM fez o favor de por a escola ao serviço do Estado.
Certo é que a Escola Primária Completa de Bandula deixará de funcionar naquelas instalações, para dar lugar a uma organização do partido no poder.(José Jeco)

Fonte: CanalMoz - 20.12.2010

Sem comentários: