sexta-feira, dezembro 17, 2010

Internet: Fomos pioneiros em África… hoje estamos na cauda

Em Moçambique apenas 612 mil pessoas são utentes da internet, o que representa 2.8 por cento dos pouco mais de vinte e dois milhões dos seus habitants.
Os números são fornecidos pelo Internet World Stats, um site que mede as estatísticas demográficas e de mercado da internet em mais de 230 países. Foram publicados em Agosto passado.
A fonte regista também que existem em Moçambique 45.420 usuários da rede social Facebook, representando 0.2 por cento de penetração desta ferramenta entre o total dos internautas moçambicanos.
Compulsando os dados fornecidos por aquela fonte (http://www.internetworldstats.com/), Moçambique ocupa a posição cimeira na tabela dos utilizadores da Net nos cinco países africanos de lingua portuguesa (Palop’s), seguido de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Brasil, com cerca de 76 milhões de usuários e Portugal com pouco mais de cinco milhões destacam-se entre os países de lingua portuguesa, com Timor-Leste a ocupar a cauda com apenas 2.100 “navegantes”.
Relativamente à região da África Austral, Moçambique queda-se na sexta posição, abaixo de países como o Malawi, Zâmbia e Tanzania, com a África do Sul e Zimbabwe a ocuparem as duas primeiras posições.
Há três anos, 2007, Moçambique possuia uma das coberturas de Internet menos desenvolvidas de África, apesar de ter sido o terceiro país do continente a aderir ao uso destas tecnologias de informação e comunicação.
“Não progredimos ao nível dos países africanos”, disse na altura, o então director do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Américo Muchanga, em declarações prestadas à Agência de Informação de Moçambique, AIM. Segundo ele, o país começou a beneficiar-se da rede de Internet em 1992, depois da África do Sul e do Egipto. Aliás, a rede de Internet da Tanzania foi montada com a ajuda de Moçambique.
“Nós até ajudamos os outros países a montarem Internet mas hoje não estamos entre os primeiros 10 ou 15 (ou mesmo 30) países com a melhor utilização em termos de acesso e de qualidade de serviço, estando Moçambique a competir com países pequenos como Swazilândia e Malawi”, disse em notícia publicada em maio de 2007.
Posição de Moçambique na Lista dos Utilizadores da Internet (dados referentes a Agosto de 2010)
PALOP’S ( Países Africanos de Língua Portuguesa)

01 - Moçambique – 612.000 (2.8%)

02 - Angola – 607.400 (4.3%)

03 - Cabo Verde – 150.000 (29.5%)

04 - Guiné-Bissau – 37.100 (2.4%)

05 - S.Tomé e Princípe – 26.700 (0.4%)

Note-se que Angola detêm o maior número de usuários da rede social Facebook, com perto de 64 mil usuários contra os pouco mais de 45 mil de Moçambique.
ÁFRICA AUSTRAL (Membros da SADC)

01 - África do Sul – 5.300.000 (6,5%)

02 - Zimbabwe – 1.422.000 (12.2%)

03 - Zâmbia – 816.000 (6.8%)

04 - Malawi – 716.400 (4.6%)

05 - Tanzania – 676.000 (1.6%)

06 - Moçambique – 612.000 (2.8%)

07 - Angola – 607.400 (4.3%)

08 - RDCongo – 365.000 (0.5%)

09 - Madagáscar – 320.000 (1.5%)

10 - Namíbia – 127.500 (6)

11 - Botswana – 120.000 (5.9%)

12 - Swazilândia – 90.000 (6.6%)

13 - Lesotho – 76.000 (4.0%)


Fonte: Rádio Mocambique - 17.12.2010

12 comentários:

Abdul Karim disse...

Se calhar a uma determinada altura deixamos de tentar "capitalizar" o nosso potencial,

V. Dias disse...

Sou suspeita de falar disso, uma vez que fiz parte da comissao para a politica de informatica. Enfim...

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Desculpa estar fora do assunto,

Mas eu so li agora no Jose a mensagem do fim do ano, pra "diaspora",

Nao percebi como devem ser dadas as nossas respostas "crediveis",

Acredito que a "diaspora" sempre foi credivel, pelo menos no que toca a minha percepcao,

Agora quando nao ha passaportes na embaixada, credivelmente nos devemos responder como ?

Podes me ajudar por favor, o pr promoveu-nos a complemento de diplomacia formal, voce hoje, promoveu-me a baniano, natal parece vai ser BOM,

Basta providenciarem passaportes, vamos ficar crediveis, mas enquanto nao temos passaporte, como vamos ser crediveis ? vamos responder como sem "comprometer" a nossa credibelidade ?

Ja que voce esteve nessas comissoes de politicas, que tal ajudares um pouco eu que estou na "diaspora intercontinental", qual deve ser politica pra nao se comprometer a minha credibilidade, nem da "diaspora" e nem do nosso pais ?

Nao faz mal perguntar, ne ? 'e duvida mesmo, de verdade, credivel mesmo.

Reflectindo disse...

Mau sinal, até em 2004 a Assembleia da República tinha um website. E depois tudo desapareceu.

Mas também locais neutros e livres para todos de debates como é o caso do IMENSIS, Zambezia online e STOP reduziram-se.

Mas porquê realmente estamos na cauda? Pobreza?

Abdul Karim disse...

Adjunto,

Eu acredito que deixou de haver uma "focalizacao" no nosso potencial,

Fazes referencia a 2004, eu so comecei realmente a "frequentar" os blogs em 2008,

Mas o interessante 'e que todos os indicadores mostram que aparir de 2004/5, houve uma desaceleracao de reducao da pobreza, agora referes-te a net, houve um acentuar na queda da qualidade de educacao,

Portanto, parece haver uma desaceleracao generalizada de focalizacao nas areas coonsideradas prioritarias,

E agora a forca animica esta embaixo, e vai ser um desafio po-la em cima, de modo que comece a "gerar" solucoes, e por a "maquina a rolar",

mas as vezes tambem a esperanca falta, 'e que existem solucoes simples que nao se "consegue implementar", muitos constrangimentos, e isso esta dificultar maningue o job,

Vamos esperar pra ver, esta acabar o 2010, vai comecar o 2011 e esperemos que as coisas melhorem.

Reflectindo disse...

Karim,

O que devemos questionar é se tudo isto não está dentro do programa de Armando Guebuza.
Sempre questionei a razão de Assembleia da República não ter um website ou mesmo um blog. O terá lhe incomodado com o site da AR quando ele próprio era chefe da bancada da Frelimo? Houve que achou que enquanto não fosse muito melhor, o melhor é que a AR não tivesse nenhum. Nunca concordei essa teoria. Da mesma forma não concordei e nunca concordarei com a morte do website do MDM. Aliás, a história é a mesma com o website da Renamo. Até 1998 ou 2000, a Renamo tinha um site.
Aceito que transicão seja um processo, sem isso, os novos sites nem funcionarão.

Anónimo disse...

tudo penso eu que cai na responsabilidade do grande partidao. Mesmo na transmiçao da RM-web, quando sao, nas horas de sessoes da AR nem sempre há transmicoes, e assim haverá de novo problemas na próxima 2feira. Quando o PR quer dar o seu informe da Naçao.

Marvin

Reflectindo disse...

Marvin

Digamos à responsabilidade de ARmando Emílio Guebuza, pois um outro pormenor, nos últimos governos de Joaquim Chissano, podia-se ler a biografia dos membros do conselho de ministros, governadores na net. Hoje não há disso. O que se esconde?

JOSÉ disse...

Mas eu so li agora no Jose a mensagem do fim do ano, pra "diaspora".

Karim,a propósito deste encontro, eu fiquei com várias dúvidas e questões!

Abdul Karim disse...

Jose,

Eu tambem fiquei com duvidas, por isso mesmo fiz as perguntas ao Viriato,

Mas acho que ja esta alguem nomeado, pra representar a "diaspora",

Acredito que o guebbas pretende que a "diaspora" "credibelize" o governo e o pais, o que ate concordo, so nao sei como tal pode ser feito, principalmente quando a "diaspora" esta sujeita a limitacoes, e de certa maneira o governo 'e quem mais influencia a credibelidade do pais,

Mas acho BOM, ter se "considerado" da "diaspora", embora ela esteja tambem a perder credibelidade, em funcao 'a perda de credibelidade do governo tambem e infelismente.

Mas, poe la as tuas questoes, talvez eu tenha entendido mal,

JOSÉ disse...

Karim, acho que não entendeste mal, eu também fiquei com algumas dúvidas.
O discurso do Guebuza até nem foi mau, a minha principal dúvida reside no facto de não saber exactamente a quem Guebuza se refere quando se refere à Diáspora.
Gostaria de saber quem esteve presente nesse encontro e se estavam representadas várias tendencias da Diáspora, tendo em conta que muitos no estrangeiro são apenas caixas de ressonancia do Governo, organizados no exterior pelo Partidão.
A exclusão por motivos de opinião divergente e a treta de "Embaixadores da desgraça" não acontecem por acaso!

Abdul Karim disse...

Jose,

Aqui ha alguns pontos positivos e alguns com duvidas,

Os positivos sao ter considerado a "diaspora" e ter "nomeado" um representante,

Os com duvidas, essencialmente quem "representou" a diaspora e como a diaspora vai credibelizar o governo e o pais,

Em relacao as duvidas, o guebas 'e que escolhe quem deve representar a "diaspora" pra ele e acho que esta certo tambem, eu nao conheco esse "nomeado", pelo nao posso fazer um juizo acerca dele, talvez ate faca um bom trabalho, se nao fizer tambem, a responsabelidade cabera sempre a ele.

Em relacao a credibilizacao do governo e do pais atravez da "diaspora", e uma ideia "inovadora" mas tem limitacoes da "diaspora" e pelo facto da credibilidade do governo e do pais ser em funcao do governo essencialmente, mas o guebbas sabe o que quer, e sabe o que esta a fazer,

No que se refere a tais "embaixadores da desgraca", acho que Amosse ja clarificou a quem dirigia esse artigo, nao tem haver haver conosco, entao vamos deixar isso, nao nos diz respeito.