terça-feira, dezembro 14, 2010

Malawi: Presidente Bingu wa Mutharika expulsa Joice Banda das fileiras do partido no poder

Por Faustino Igreja, em Blantyre

A Vice-Presidente do Malawi, Joyce Banda, foi este fim-de-semana expulsa do DPP, o partido governamental fundado pelo Presidente Bingu wa Mutharika em 2005, depois deste desertar da Frente Democrática Unida de Bakili Muluzi.
Joyce Banda foi expulsa do Partido por não aceitar a candidatura de Peter Mutharika, irmão mais novo do Presidente malawiano para candidato às eleicoes presidênciais de 2014.
À luz da Constituição malawiana, Bingu wa Mutharika, que está a fazer o seu segundo e último mandato, não pode e nem deve concorrer às eleições de 2014, e para garantir que ele não seja julgado da alegada corrupção de que é acusado, decidiu que o seu irmão Peter lhe deve suceder no poder.
No entanto, um comunicado oficial refere que Joyce Banda foi expulsa do DPP por não estar a seguir a agenda do partido, nomeadamente, por estar a desenvolver actividades contrárias.
Também foi expulso do Partido, o segundo vice-presidente, Khumbo Kachali, acusado de obstruir os projectos de lei do governo submetidos ao parlamento.
As expulsões aconteceram numa reunião realizada sábado em Lilongwé, e dirigida pelo presidente Bingu wa Mutharika.
Dizem as pessoas que participaram na reunião que Joyce Banda e Kumbo Kachali não conseguiram defender-se das acusações que pesam sobre eles, daí que Bingu wa Mutharika tenha decidido afastá-los do seu partido com efeitos imediatos.
À saida da reunião, disseram igualmente que Bingu wa Mutharika ameaçou esmagar Joyce Banda e Kumbo Kachali caso estes formassem um partido para concorrer contra o DPP, em 2014.
Mutharika é citado como tendo dito que “Acabei com o Bakili Muluzi e John Tembo. Agora vou acabar convosco”.
Joyce Banda disse que apesar de ter sido expulsa do partido, vai continuar Vice-Presidente do Malawi, uma vez que foi eleita o ano passado e que constitucionalmente vai cumprir o seu mandato até 2014.
Para preencher os lugares deixados vagos com a expulsão da Joyce Banda e de Khumbo Kachali do DPP, foram nomeados Peter Mutharika para Primeiro-Vice-Presidente e Goodall Gondwe para Segundo Vice-Presidente.
As relações entre Bingu wa Mutharika e Joyce Banda deterioram-se desde os princípios do ano devido a divergências entre os dois sobre a estratégia de sucessão em 2014. Bingu wa Mutharika impõe que seja o seu irmão e Joyce Banda defende o contrário.
A Vice-Presidente Joyce Banda foi banida da rádio e televisão estatais e nem mesmo o acidente de viação que sofreu há semanas em Lilongwe, foi noticiado na MBC, Malawi Broadcasting Corporation. A notícia foi totalmente proibída naquele canal.
Analistas dizem qua a avaliar pela cultura política malawiana de perseguição e vingança, tudo leva a crer que Joyce Banda poderá parar na cadeia nos próximos tempos, como forma de inviabilizar a sua tentativa de se candidatar às eleições presidênciais de 2014.
Dizem as mesmas fontes, que caso Joyce Banda se candidate, Peter wa Mutharika poderá estar em apuros, senão mesmo perder as eleições.
E ao que tudo indica, se Peter Mutharika perder as eleições, Bingu wa Mutharika não vai escapar das acusações de corrupção tal como está a acontecer com o antigo presidente Bakili Muluzi, que apesar de estar doente, passa a vida nos tribunais.

Fonte: Rádio Moçambique - 14.12.2010

4 comentários:

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

Gostei do blog.

Heyden disse...

Aniquilacao politica. Acontece no MDM, na RENAMO, na FRELIMO, em toda a parte. Corajosos, o que usam politica como carreira.

Anónimo disse...

Típico em "democracia a africana".
Nguazis no seu melhor.
Patriarcado em primeiro lugar.

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Uma democracia a africana, apenas isso. Assisto neste momento uma discussão aberta sobre a lideranca do partido dos sociais democratas e só digo: se fosse no meu país ou continente, muitos destes membros seriam expulsos. Um membro estar contra a lideranca dum partido??? Nem pensar.

E logo, os líderes dos partidos africanos, são os donos e mais donos dos mesmos.