quarta-feira, dezembro 22, 2010

Petição sobre Thomas Sankara obtém milhares de assinaturas

Mais de cinco mil assinaturas foram recolhidas por uma petição que exige esclarecimentos sobre as circunstâncias do assassinato do antigo Presidente burkinabe, Thomas Sankara, a 15 de Outubro de 1987 em Ouagadougou, soube terça-feira a PANA junto dos promotores da iniciativa.
Numerosos partidos políticos, associações, deputados, vereadores, artistas conhecidos ou anónimos, bem como intelectuais, camponeses e funcionários assinaram o texto da petição que pede « justiça para Sankara, justiça para África ».
Segundo os promotores da petição, os seus signatários exprimem igualmente a sua solidariedade com a família do antigo chefe de Estado burkinabe, bem como o seu apoio incondicional ao coletivo jurídico internacional « Justiça para Thomas Sankara ».
A petição pede ainda aos parlamentares franceses a abertura dos arquivos oficiais para elucidar a presumível implicação de França no assassinato do antigo chefe de Estado burkinabe.
Thomas Sankara foi assassinado aos 38 anos de idade a 15 de Novembro de 1987 durante um golpe de Estado que permitiu a tomada do poder pelo atual Presidente burkinabe, Blaise Compaoré.

Fonte: panapress - 22.12.2010

Sem comentários: