domingo, fevereiro 27, 2011

Presidente do Congo reconhece vitória de Ouattara em eleição presidencial ivoiriense

Paris, França (PANA) – O único Presidente eleito da Côte d'Ivoire é Alassane Dramane Ouatarra, afirmou neste fim-de-semana em Paris o Presidente do Congo, Denis Sassou N'Guesso.

"Não há dois chefes de Estado ivoirienses, mas um só- Por outros termos, a minha posição é a da União Africana (UA): o povo ivoiriense pronunciou-se na sua maioria a favor de Alassane Dramane Ouatarra", declarou Sassou N'Guesso a Jeune Afrique (semanário sobre a atualidade africana) sediado em Paris.

Ele apelou igualmente nessa ocasião a todos os Ivoirienses para aceitarem "esta escolha democrática"

"Tudo deve ser feito para preservar a paz civil", prosseguiu o estadista congolês sem excluir a opção da intervenção militar perspetivada pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Ele disse que se o painel dos chefes de Estado, mandatado pela UA para encontrar uma solução para a crise pós-eleitoral ivoiriense, não for bem sucedido, África saberá encontrar uma solução.

De facto, o Presidente cessante ivoiriense, Laurent Gbagbo, e o seu adversário, Alassane Dramane Ouatarra, declarado vencedor da segunda volta do escrutínio presidencial de 28 de novembro de 2010, reivindicam cada a vitória eleitoral.

Após a certificação dos resultados eleitorais pela Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI), a comunidade internacional reconheceu Ouatarra como Presidente deste país da África Ocidental.

Fonte: Panapress - 26.02.2011

Sem comentários: