quinta-feira, fevereiro 24, 2011

União Africana e Conselho de Segurança da ONU sobre a crise líbia


Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) vai enviar uma missão de inquérito à Líbia para avaliar a situação neste país da África do Norte, decidiu o seu Conselho de Paz e Segurança, no termo duma reunião na sede da organização em Addis Abeba, na Etiópia.
« O Conselho deplora estas trágicas perdas de vidas humanas e convida todos os atores interessados a demostrar retenção para evitar outras perdas em vidas humanas e/ou destruição de bens », declarou à imprensa a sua presidente, Kakena S.K. Nangula.
O Conselho insistiu igualmente na necessidade de respeitar a integridade territorial e a unidade da Líbia, indicou Nangula.
Segundo ela, a UA não dispõe de informações em primeira mão sobre a situação e a missão que ela conta enviar vai remediar a situação.

Conselho de Direitos humanos das Nações Unidas reúne-se sobre crise líbia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas sediado em Genebra (Suíça) vai organizar uma sessão especial, sexta-feira, para discutir a situação na Líbia, anuncia um comunicado oficial.
O Conselho reiterou o seu apelo para a cessação do uso da força contra os manifestantes e para uma resolução pacífica da crise neste país da África do Norte.
A reunião de sexta-feira decorre a pedido de cerca de 50 Estados, membros e não membros do Conselho.
Será a primeira vez que um membro do Conselho será objeto duma sessão especial.
A última sessão especial organizada pelo Conselho de 47 membros remonta a dezembro de 2010, para discutir sobre a situação dos direitos humanos na Côte d’Ivoire, em plena crise pós-eleitoral.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu um fim imediato da violência na Líbia e preconizou medidas para responder às aspirações legítimas da população, entre outras, pelo diálogo nacional.
Convidou igualmente o Governo líbio a assumir a sua responsabilidade por proteger a sua população, agir com retenção, respeitar os direitos humanos e o direito humanitário internacional e permitir o acesso imediato às populações dos defensores dos direitos humanos e das agências humanitárias.
Por seu turno, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; o Alto Comissário para os Dirietos humanos, Navi Pillay; e a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova; também condenaram a violência contra os manifestantes e apelaram para uma cessação imediata do uso da força pelas autoridades líbias.

Fonte: Panapress aqui e aqui - 24.02.2011

2 comentários:

V. Dias disse...

Mais um que vai dar voltas.

Zicomo

Reflectindo disse...

Sem sombra de dúvidas. Não entendo como é que a UA não tem informacão em primeira mão. O PANA não tem correspondente no lugar?