quinta-feira, março 24, 2011

Benin: Oito candidatos rejeitam resultados provisórios das presidenciais

Cotonou – Oito dos 13 candidatos que participaram nas eleições presidenciais beninenses de 13 de Março corrente rejeitaram os resultados provisórios proclamados pelo Tribunal Constitucional que concedem a vitória ao Presidente cessante, Yayi Boni.
Num comunicado divulgado na madrugada de quinta-feira, estes oito candidatos reunidos no seio duma Frente Republicana dos Candidatos para a Salvaguarda das Conquistas Democráticas (FRC-SAD), liderada por Aboulaye Bio Tchané, consideram que estes resultados são "uma prova suplementar da grande conspiração urdida contra a democracia no país".
A FRC-SAD denuncia as condições de organização e de operação do escrutínio, nomeadamente, "a exclusão de várias centenas de milhares de Beninenses do direito de voto, a organização de fraudes maciças indo de falsos boletins de voto a assembleias de voto fictícias e à entrega de camiões de envelopes de apuramento fora dos prazos e não selados ».
Eles denunciam igualmente as condições de apuramento dos boletins e compilação dos resultados, feitos, segundo eles, "sem nenhuma preocupação de transparência".
Eles advertem da extrema gravidade do risco incorrido pelo povo beninense e das consequências que poderão decorrer das decisões do Tribunal Constitucional e dos seus membros.
A FRC-SAD é composta por Abdoulaye Bio Tchané, presidente cessante do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD); Kessilé Tchalla, antigo ministro da Saúde de Yayi Boni; Christian Lagnidé, operador económico; Victor Tokpanou, antigo ministro da Justiça; Janvier Yahouédéou e Issa Salfiou, deputados demissionários do movimento presidencial; Cyr Mpo Kouagou e Jean-Yves Sinzogan, funcionários internacionais.
Os apoiantes do Presidente reeleito acusam, por seu turno, os seus adversários de falta de cultura democrática.

Fonte: Angola press - 24.03.2011

Reflectindo: Democracia em África de mal para pior, porquê? Porquê um país que se considerava democraticamente saudável é hoje acusado de ter quase os mesmos defeitos dos emocraticamente doentios?

Sem comentários: