domingo, março 27, 2011

Do mau atendimento à baixaria do ministro

Por Francisco Mandlate

O Dr. Manguele cometeu um acto que considero de baixaria, quando, em Xai-Xai, durante uma cerimónia no Hospital Provincial, atacou os então correspondentes da Stv por causa da reportagem sobre o mau atendimento hospitalar.

A semana passada foi marcada, dentre vários assuntos, pela reportagem da Stv sobre o mau atendimento em alguns hospitais da capital do país. Como era de esperar, a reportagem irritou as autoridades de saúde, mas alegrou os que sofrem com o mau atendimento nos hospitais. A reportagem foi pertinente, porque se assiste a uma degradação cada vez mais acentuada do bem servir nas unidades sanitárias, locais que por obrigação deviam ser de tratamento carinhoso e com dignidade aos utentes, tendo em conta que é lá onde procuram a cura das suas doenças. Mas, actualmente, é o contrário, os pacientes saem piores do que estavam quando entraram num hospital.

Sem dúvidas que o anterior ministro da Saúde fez esforços para combater este tipo de situações. Se há algo de bom que Garrido trouxe no sistema de saúde, foi o bom atendimento, mas que logo que saiu do MISAU tudo voltou a ser como era antes do seu consulado. Não quero dizer que Garrido foi um anjo, pois ele também cometeu muitos erros, dentre os quais cito a compra de dezenas de toneladas de medicamentos fora de prazo, alguns dos quais tiveram que ser incinerados e outros, mesmo assim foram distribuídos pelos doentes e que prontamente a Stv denunciou; “escangalhou” o sistema de tratamento de seropositivos e falava mal com os funcionários e, por vezes, humilhava-os.

Mas o que mais me preocupa é o posicionamento do ministro da Saúde, Dr. Alexandre Manguele, que reagiu à notícia sobre o mau atendimento não como uma denúncia que o vai ajudar a melhor a governação, mas sim como uma conspiração para o abater. À partida, fiquei com a sensação de que este ministro não nos vai trazer nada de novo para melhorar o desempenho do sector de saúde.

O Dr. Manguele cometeu um acto que considero de baixaria, quando, em Xai-Xai, durante uma cerimónia no Hospital Provincial, atacou os então correspondentes da Stv por causa da reportagem sobre o mau atendimento hospitalar. O ministro até tirou o casaco e exaltou-se contra os jornalistas, alegando que era vítima de conspiração e que quando o MISAU tinha um titular que não era de cor, não se falava mal, mas agora que o titular é de cor, todos os dias escreve-se contra ele. “vocês jornalistas precisam de ser nacionalistas”, rematou o ministro.

Disse mais, quando Garrido estava no Ministério, deu medicamentos fora de prazo aos doentes e não disseram nada, agora escrevem sobre enchentes nos hospitais.

Pergunto: será que este deve ser o posicionamento de um governante?

Fiquei a saber ainda que a atitude do ministro da Saúde envergonhou o governo provincial que de tudo fez para evitar que os jornalistas que lá estavam escrevessem sobre o espectáculo protagonizado pelo Dr. Alexandre Manguele.

O Ministério da Saúde enfrenta, neste momento, muitos problemas que o ministro tem que se dedicar a eles. Sei, por exemplo, que o Orçamento do Estado para este ano não contempla verba para a compra de medicamentos, um erro cometido pela Contabilidade Pública, por isso a verba está neste momento a ser garantida pelos doadores. Acho que o Dr. Manguele deve cuidar das péssimas condições que os hospitais apresentam, das enchentes, da falta de pessoal, entre outros males que voltaram a apoderar-se do sector de saúde. O actual ministro não deve se preocupar em destruir o que Garrido fez, ou falar mal deste, mas sim pegar no que de bom foi feito e melhorar. Pode não se entender com o anterior titular, mas a sua missão, suponho, não deve ser combatê-lo, mas sim corrigir os seus erros e dar o seu cunho pessoal para que um dia seja também recordado pelas coisas boas que terá feito.

Outra nota negativa de Dr. Manguele. Soube que o Dr. Garrido lhe pediu para pelo menos uma vez por semana ir realizar consultas de cancro de mama nos hospitais gerais José Macamo e de Mavalane. Tal pedido, o ilustro Dr. Manguele indeferiu.

Em suma, acredito que o presidente fez uma má escolha para substituir Ivo Garrido do Ministério da Saúde. Adianto esclarecer que não tenho nada a ver com o Dr. Ivo Garrido, mas é revoltante o que está a acontecer nos nossos hospitais. Dado o seu carácter e estilo de governação é inevitável que tenhamos saudades dele e recordemos o que de bom fez.

P.S.
Soube também que o Dr. Garrido foi convidado para governador de Sofala, mas recusou-se. pediram-lhe também para substituir o reitor da Universidade Eduardo Mondlane, mas também se recusou, tudo porque parece estar ainda magoado com a forma como foi tirado do MISAU. Por isso, aconselho a quem de direito, não exonere as pessoas de forma humilhante, porque um dia poderá precisar delas. Acho que o Dr. Ivo Garrido, apesar dos erros que cometeu no MISAU, daria num bom reitor da UEM ou governador de Sofala. Mas enfim, é assim que se gerem quadros em Moçambique.

Fonte: O País online - 21.03.2011

13 comentários:

JOSÉ disse...

Temos observado e alertado, este tipo de discurso com referencias racistas é usado quando não há argumentos e revela incoerencia, incompetencia e complexos racistas!

Também acho muito grave o facto de o Ministro insinuar que os jornalistas não são nacionistas por escreverem a verdade!

Abdul Karim disse...

Hehehe,

'E o "ministro colorido",

'E o unico com cor, o resto tudo 'e incolor,

Epah... anedotas .... "nao vale a pena",

Ihhhh,...

Hehehe,

Saiu o "tsunami", apareceu o "colorido",

Hehehe,

V. Dias disse...

Grande Francisco Mondlane, amigo dos tempos da Escola do Jornalismo, em Maputo que, juntamente com Leonardo Costa (para mim será sempre o Pacheco), Arsénio Henriques e mais dois cujos nomes me falece a memória fazíamos tertúlias, grandes debates... Bons tempos.

Quanto ao artigo do chamuale Francisco, repito o que tenho dito há anos: cabe ao povo dar um cartão vermelho nas urnas face à arrogância e petulância dos membros do governo. É um clube e todos eles são treinados e serem lobos.

Enfim...

Zicomo

V. Dias disse...

Dizia, para mim será sempre o Paizinho e não Pacheco nem Leonardo Costa.

Ah, fazia parte também dessa tertúlia o Viegas (fã de Bob Marley), do Mugabe ...

Certo dia o grupo resolveu propor a direcção para ouvir o prof. Carlos Serra (eu não era estudante e nunca fui da Escola do Jornalismo, apenas gostava de passar os recreios lá que fica perto da UP) foi, então, nesse encontro, que o conheci...

Karim, a lista dos dispensados deve sair para semana. Temos que colocar novos avançados.... O Mandlate, que tal????

Zicomo

Abdul Karim disse...

OK,

Mandlate OK,

Confirma, por favor,

E eu "listo", nas Rolas, imediatamente.

V. Dias disse...

Confirmado, Mondlane apurado.

Parece-me que ele voltou a escrever... É um tipo fixe na escrita, eu gosto de ler os seus débitos.

Avante.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Francisco Mandlate, Seleccionado !

Falou a Verdade, esta Bem Seleccionado !

As Rolas Voam ! As Rolas Voam ! As Rolas Voam !

'E A Selecção Nacional De Moçambique !

A Voar !

Reflectindo disse...

Primeiro, a atitude de Manguele vem provar aquilo que temos discutido nos diferentes blogs. É de quem sofre algum complexo com base na cor da pele. Aceitem que Manguele me deixa perplexo pois não estou lhe entender com qual ex-ministro da saúde e era ele se compara. Na era colonial?

Segundo, mais uma vez voltámos às reflexões sobre nacionalismo, patriotismo, mocambicanidade. Nacionalismo é não criticar o ministro "colorido" (gostei da interpretação do Karim ou simples aceitação do que Manguele quer ser chamado)?

Terceiro, acho ser estranho que Manguele se dedique aos ataques ao seu antecessor, sabendo que Ivo Garrido voltou a cidadão profissional. Será que Alexandre Manguele está a transmitir-nos o conteúdo de alguma conversa...?

Quarto, com a admissão de Garrido e nomeacão de Manguele, soubemos pela imprensa da má relacão entre os dois. Existiu alguma razão para o PR nomear Manguele para suceder Garrido? Que impacto tem isto nos trabalhodores da saúde e no próprio funcionamento do sector. O discurso de Manguele dá-me entender que ele não quer ouvir a falar-se de Garrido.

Quinto, já me parece que luta entre ministro e ex-ministro é algo notável no MISAU. Porquê será?

Anónimo disse...

Isto é ADVERTÊNCIA para os "olheiros"!
O Dr Manguele, "se é verdade" a sua atitude INCOERENTE com as funções políticas, caberá ao PR tomar a devida atitude, já que o DR Manguele, não se retratou.
Deverá entregar o cargo ao PR, porque não está preparado políticamente.
Pela sua atitude-A SER VERDADE-é ARRUACEIRO, e talvez estivesse bêbado (será???)!
Demita-se Sr. Ministro, porque não tem capacidade política de assumir o cargo!

Fungulamasso

Nelson disse...

Retratar-se? Vcs se lembram do Mwantata que ameaçou um jornalista? Nunca chegou a se retratar. É preciso ter carácter para tal

Reflectindo disse...

Tenho dito que auto-responsabilizacão e a responsabilizacão é muitas vezes o fruto da consciência e accão dos cidadãos duma nação. Se os mocambicanos, por exemplo, não se esquecessem desta postura do ministro "colorido" e viessem tomar medidas, aí Manguele ou a pessoa que o nomeou tomaria alguma medida.

Anónimo disse...

Mwanantata foi saneado e também por incompetência-malcriado e incompetente!
Tenho fé que Dr Manguele, será demitido pelo PR-porque os "olheiros" não perdoam- na época da colheita agrícola +- 60 dias, ou após o CM.
Há bons gestores moçambicanos para esse lugar, mas o ainda melhor foi saneado porque é "branco", e também- ainda "demonstra atitudes totalitárias" do tipo machelista!Está-lhe nas tripas!É pena que o Dr Garrido continue saudosista!
É ou não é?


Fungulamasso

Anónimo disse...

Bebezinho mesmo esse Dr Manguele...Frrrrrancamente!!!