segunda-feira, março 21, 2011

Garantido salário para mais professores

O Reino Unido da Grã-Bretanha acaba de dar “luz verde” ao Governo moçambicano para contratar ainda este ano 1200 novos professores para leccionarem os níveis secundário e técnico-profissional vocacional, ao se comprometer a garantir o pagamento integral dos respectivos salários.

Durante reuniões de alto nível que o Ministro britânico para o Desenvolvimento em África, Stephen O’Brien, manteve nos últimos dias com as autoridades moçambicanas, o Reino Unido comprometeu-se ainda a gastar uma média de 83 milhões de libras (uma libra equivale a cerca de 49,80 meticais) por ano para financiar vários projectos no nosso país até ao ano 2015.

Com o montante anunciado, espera-se garantir que 18.000 raparigas e rapazes concluam 7 anos de escolaridade; 35.000 frequentem o Ensino Secundário do 1º Ciclo; 48.000 mulheres dêem parto nas unidades sanitárias; 63 mil mulheres recebam duas doses de profilaxia contra a malária; 1.1 milhão de homens, mulheres e crianças tenham acesso a instalações sanitárias melhoradas e sejam criados mais de 53.100 novos empregos.

Falando fim de semana, em Maputo, durante uma conferência de Imprensa que marcou o fim de uma visita que vinha efectuando ao nosso país desde terça-feira, Stephen O’Brien afirmou ainda que o Reino Unido vai financiar este ano a distribuição de dois milhões de redes mosquiteiras.

Questionado sobre como é que a ajuda britânica seria canalizada aos beneficiários, o ministro Stephen O’Brien disse que seria através de “uma mistura de modelos”.

“O que pretendemos é que o nosso financiamento tenha o maior impacto possível. Nalgumas vezes canalizaremos o dinheiro para o sector privado ou para uma organização não-governamental; outras vezes será para financiar directamente o Orçamento do Estado ou então para ministérios concretos onde haja projectos. Naturalmente que criar condições para uma confiança vai ser bastante importante para que disponibilizemos os fundos para o desenvolvimento”, disse o governante britânico.

Stephen O’Brien considerou o actual estágio de cooperação com Moçambique de “positivo”, salvaguardando, contudo, que ainda existem desafios por superar na governação, incluindo a transparência e combate à corrupção, e um célere melhoramento no ambiente para fazer negócios. É que, na óptica do ministro britânico, sem isso Moçambique não irá materializar a sua ambição de se transformar de uma nação pobre para um próspero acesso de comércio e investimento regional.

A visita de Stephen O’Brien acontece num momento em que o Governo do Reino Unido acaba de anunciar os resultados de uma visão global da sua ajuda, que resultou no aumento da sua ajuda ao nosso país.

Fonte: Jornal Notícias - 21.03.2011

Reflectindo: queira lembrar-se da discussão anterior sobre a falta de fundos para contratação de mais professores.

2 comentários:

V. Dias disse...

Visto, passa.

Zicomo

Anónimo disse...

Esta é uma boa notícia.Séria!
Espero que não desviem os fundos para as campanhas partidárias, através do "dreno"!
Agora, quando é que a Rússia vai também dar dinheiro para 150 professores pelo menos - para a Província da Zambézia!


Fungulamasso