sábado, março 12, 2011

Impasse nas negociações sobre Côte d'Ivoire na Etiópia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Um impasse surgiu nas negociações de Addis Abeba (Etiópia) entre representantes do Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, e de Alassane Ouattara, reconhecido como vencedor das eleições presidenciais de novembro passado, devido à rejeição das propostas feitas pelo painel da União Africana (UA) designado para encontrar uma solução para a crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire.

A reunião de quinta-feira do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA sobre a crise ivoiriense, assistida por cinco Presidentes, está num impasse pelo facto de os representantes de Gbagbo rejeitarem as novas propostas do painel dos Presidentes delegados pela UA.

Fontes seguras informaram que o painel da UA propôs que os apoiantes de Gbagbo integrassem um Governo formado por Ouattara, adiantando que a outra recomendação era negociar uma partida em segurança para o Presidente cessante.

O encontro do CPS que arrancou a 10 de março na sede da UA na capital etíope à porta fechada acontece depois da reunião do painel de alto nível da UA para apresentar as suas propostas.

O painel é composto pelos chefes de Estado da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz, da África do Sul, Jacob Zuma, da Tanzânia, Jakaya Kikwete, do Tchad, Idriss Déby, e do Burkina Faso, Blaise Compaoré.

Fonte: Pana press - 11.03.2011

Sem comentários: