terça-feira, março 15, 2011

Recaptura do "Vega 5": Libertados 13 moçambicanos. E os restantes seis onde andam?

O Governo moçambicano diz que 13 dos 74 tripulantes que se encontravam a bordo da embarcação de pesca “Veja 5”, propriedade da empresa Pesca Mar, recapturada na última segunda-feira, são de nacionalidade moçambicana.
Assim, faltam por resgatar seis moçambicanos, uma vez que aquando da captura a embarcação, a 27 de Dezembro último, a mesma transportava a bordo 24 tripulantes, dos quais 19 cidadãos nacionais, dois espanhóis e três indonésios.

Entretanto, informações vindas da Espanha, citadas pelo jornal “La Voz de Galícia” indicam que, dos resgatados, apenas 12 são moçambicanos e um indonésio, e que os dois espanhóis estariam salvos, uma vez que os mesmos haviam sido colocados em terra pelos sequestradores.

O Governo, através do Ministro das Pescas, Victor Borges, disse, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, em Maputo, que decorrem investigações para se apurar a identidade dos tripulantes e dos piratas que, actualmente, se encontram sob responsabilidade dos indianos.

As investigações incluem o paradeiro dos restantes membros da tripulação.

Borges disse que a embaixada moçambicana naquele país já está a trabalhar para apurar mais detalhes, tendo enviado uma equipa a Mumbai com a missão de contactar com as autoridades indianas e os moçambicanos sob custódia, o que deverá terminar com o seu repatriamento.

A imobilização da embarcação, que culminou com a detenção de 61 piratas e resgate dos tripulantes, ocorreu sábado a 600 milhas náuticas (cerca de 1.111 quilómetros) a oeste da costa indiana, após uma troca de tiros, na sequencia de um pedido de ajuda lançado pelo navio mercante MV Vancouver Bridge.

O “Vega 5” vinha sendo utilizado pelos piratas nas suas incursões, o que constituía um risco para a marinha internacional nos últimos quatro meses, segundo uma declaração de fonte militar indiana.

Um comunicado da Marinha de Guerra da Índia refere que “na noite de 12 de Março de 2011, cerca das 21 horas, o INS Kalpeni (navio de guerra indiano) interceptou um navio mãe-pirata com o nome de “Vega 5”, no Mar Arábico, a cerca de 600 milhas náuticas, a oeste da costa da Índia. Foram resgatados 13 membros da tripulação e detidos 61 piratas”.

Fonte: Rádio Mocambique - 15.03.2011

Sem comentários: