sábado, abril 30, 2011

ANC PROMETE SANAR IRREGULARIDADES NO PROCESSO ELEITORAL

JOANESBURGO, 29 ABR (AIM) – O Presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), o estadista sul-africano, Jacob Zuma, reconheceu Quinta-feira ter havido irregularidades no processo de nomeação de candidatos para as eleições municipais de 18 de Maio próximo, situação que se não for sanada poderá reduzir o apoio do partido.

Restando apenas três semanas para a convocação do escrutínio, Zuma veio em público para apelar aos militantes que se candidataram como independentes para voltarem a juntar-se as fileiras do partido, de forma a não desviar os seus votos.

Ele anunciou que depois da votação, que prevê um novo balanço de forças nos governos locais, o partido irá substituir os que se candidataram irregularmente por aqueles que são preferidos pelas comunidades.

Sublinhou que enquanto não for resolvido o problema, que se tornou o centro de fricção no seio do partido, poderá colocar o ANC numa posição desfavorável, uma vez que irá reduzir o seu apoio.

Zuma afirmou que um grupo de trabalho será criado para investigar queixas apresentadas pelas comunidades, frisando que os candidatos que não seguiram critérios estabelecidos serão substituídos por aqueles que gozam de apoio das comunidades.

Disse que uma vez que as listas já foram submetidas a Comissão Eleitoral Independente (IEC), o grupo de trabalho fará a investigação depois da votação, com vista a por fim o clima de frustração por parte do eleitorado.

Num comício popular realizado na cidade de Bloemfontein, capital da província de ‘Free State’, Zuma referiu que militantes descontentes do partido deverão votar a favor da organização, sob risco de perder algumas regiões municipais.

As eleições municipais deste ano são vistas por analistas como podendo trazer surpresas, sobretudo no KwaZulu-Natal, onde a Convenção Democrática da África do Sul (SADECO), dissidente do Inkatha, decidiu juntar-se a Aliança Democrática (DA), na província.

O ANC, que controla o grosso das regiões do KwaZulu-Natal, espera enfrentar, nestas eleições, uma forte oposição, apesar de contar com apoio de pequenas formações.

Prevê-se que muitos eleitores que no passado apoiavam o Inkatha, poderão nesta votação escolher a DA ou aliados a este partido.
(AIM)
SAPA/SUNDAY TIMES/THE STAR/BUSINESSDAY/JD/mz

(AIM)


Reflectindo: talvez algo para debater para entendermos o que se passa no nosso vizinho. E se isto se passasse na nossa terra?

Sem comentários: