sexta-feira, abril 01, 2011

Confrontos ganham força em frente a resistência de Gbagbo

Abidjan - A batalha em Abidjan ganhou intensidade hoje (sexta-feira) no meio da feroz resistência das tropas de elite do actual presidente Laurent Gbagbo, que se agarra ao poder desesperadamente diante da presença dos homens do seu adversário Alassane Ouattara nos arredores da sua residência do palácio presidencial.

Longe de ceder à pressão das armas, Gbagbo teria abandonado a sua residência e se encontraria no palácio presidencial, sede do poder situada no bairro de Plateau, em pleno centro de Abidjan.
Um de seus porta-vozes repetia que ele "não abdicará".

"Não creio que Laurent Gbagbo seja capaz de resistir mais tempo, com todas as deserções nas suas fileiras. Tem um instinto suicida, meteu-se em um beco sem saída", declarou à AFP Anne Ouloto, porta-voz de Ouattara, presidente eleito e reconhecido pela comunidade internacional.

Apesar de o fim do seu poder anunciar-se muito próximo, um porta-voz de Gbagbo, Toussaint Alain, foi categórico hoje "o presidente Laurent Gbagbo não tem a intenção de abdicar ou se render a nenhum rebelde".

Um dos amigos mais próximos de Gbagbo, o socialista francês Guy Labertit, disse em Paris que o presidente em fim de mandato "não renunciará". Esteja em sua residência ou no palácio presidencial, "não sairá vivo", completou.

Depois de quarta-feira o chefe do estado-maior, o general Philippe Mangou, refugiar-se na embaixada sul-africana em Abidjan, circulou o rumor de que Gbagbo poderia fazer o mesmo. Pretória desmentiu os rumores.
"Temos boas razões para pensar que o presidente Gbagbo foi ao palácio presidencial" quinta-feira à tarde, a partir da sua residência de Cocody, assegurou à AFP o embaixador da França, Jean-Marc Simon, cuja residência está localizada perto de Gbagbo.

Fonte: Angola press - 01.03.2011

Reflectindo: Desejo que no mais cedo possível Laurent Gbagbo seja capturado e entregue à justiça.

10 comentários:

V. Dias disse...

Ya, isso está a animar mesmo.

Zicomo

Reflectindo disse...

Está mesmo. Estou tentando acopampá-lo no máximo que posso.

Abdul Karim disse...

Viriato,

Sem duvida que ao nível internacional, esta a ser Baile,

- Brother Ben
- Brother Mob
- O Carniceiro ( bem apertado )
- Os Lusofonos ( em fora de jogo momentâneo ),
- O Derrotado ( em vias de extinção ),

Ainda a pressão sobre os outras personas "non-gratas", que esta também no ponto,

Isto 'e face decisiva, e esta mesmo um Baile,

Reflectindo disse...

Karim

heheheheh

É pena que não tenha sido uma forca internacional a tirar o Gbagbo por seria uma boa licão para mais derrotados. Neste caso, o recursos dos derrotados será só se o vencedor tem uma forca militar.

Abdul Karim disse...

Ao nível global, acho que Mudança esta a um Muito Bom Nível,

SIM, a cena do "carniceiro e do derrotado" poderiam ser evitáveis, um pouco mais de compreensão e civismo evitava muitas mortes desnecessárias,

Acredito que as coisas tendem a melhorar, no topo, tanto que ate parece que alguns lideres africanos, já manifestaram a sua "atenção" em relação as atitudes do "pai adoptivo" do Viriato, ai foi Inovação de Verdade,

Tambem acho que a nossa particular mudança, nao esta de todo ma, esta 'e um pouco lenta, deveria ser um pouquinho mais acelerada,

Tem havido alguma "abertura", um pouquinho mais de esforço, agente chega la, tanto que já se admite que ha vontade de tornar as coisas "participativas", mas falta so tempo, e ai acho que temos estado a perder "desnecessariamente" tempo, em "gincanas" que poderiam ser evitadas, e ganharíamos tempo,

Um pouquinho mais de esforço, so,

Os "dead-lines" 'e que nao estão bem, e ai acho que aumenta um pouco o risco, a tal falta tempo, que esta faltar a todos, todos mesmo,

Mas havemos de conseguir uma Mudança em Harmonia,

Acredito,

Juntos, Unidos, Inclusos,

Venceremos com certeza,

JOSÉ disse...

" Juntos, Unidos, Inclusos,
Venceremos com certeza "

Gosto muito deste slogan!

Abdul Karim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abdul Karim disse...

Jose,

O Slogan 'e Moçambicano, 'e de Moçambique.

'E Nosso, de Todos Nos, Moçambicanos,

'E de Todos , Todos, Todos Mesmo.

Usa-o, sempre que te apetecer,

Juntos, Unidos, Inclusos,

Venceremos com certeza.

JOSÉ disse...

Karim, até fiquei arrepiado! É isso mesmo!

Abraço forte!

Abdul Karim disse...

Daqui tambem,

Abraco Forte !