quarta-feira, abril 20, 2011

Cresce número de moçambicanos sem documentação no estrangeiro

É de facto uma situação que preocupa o Governo de Moçambique pois são muitos moçambicanos que vivem ou trabalham no estrangeiro sem qualquer documentação.
Estima-se que parte considerável dos mesmos terá abandonado o país por causa da guerra civil que o país viveu durante dezasseis anos e outros ainda na busca de melhores condições de vida.
Este encontro surge como uma oportunidade para se analisar o fenómeno e identificar formas de protecção das comunidades moçambicanas no estrangeiro.
Eduardo Kolouma diz que a falta de documentação de moçambicanos no estrangeiro é consequência da fraca aderência dos mesmos aos registos de identificação civil no país.
Estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas no mundo não têm documentação.
Vai arrancar num futuro próximo um trabalho estatístico que poderá fornecer um número real de moçambicanos que vivem ou trabalham no estrangeiro.
Refira-se que a declaração dos direitos humanos foi aprovada em 10 de Dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Fonte: TIM - 20/04/2011

Reflectindo: A questão não diz apenas aos que não vão aos registos, mas mesmo aqueles que possuiam documentos, têm hoje dificuldades de adquirir os novos - biométricos.

1 comentário:

V. Dias disse...

Pois é, mais uma campanha para a Frelimo "mamar" na 'vaquinha leiteira'. Só hoje é que viram isso?

Zicoo