segunda-feira, abril 11, 2011

Líbia: Mediadores africanos discutem "mapa do caminho" de cessar-fogo

Benghazi, Líbia - Uma delegação de mediadores africanos esta desde hoje (segunda-feira) a Benghazi (leste), reduto dos rebeldes líbios, um dia depois de uma reunião com o líder líbio, Muammar Kadhafi em Tripoli, para tentar obter um acordo de cessar-fogo.
A delegação desembarcou no aeroporto de Benghazi com o objectivo de propor ao opositor Conselho Nacional de Transição (CNT) o "mapa do caminho" que foi aceito na véspera por Kadhafi.
Momentos antes, os rebeldes declararam que as tropas governamentais devem deixar as ruas e o governo deve respeitar a liberdade de expressão antes do estabelecimento de um cessar-fogo.
"As pessoas devem ser autorizadas a expressar a sua opinião nas ruas e os soldados devem retornar para os quartéis", declarou à AFP Chamsedin Abdelmullah, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão representativo dos insurgentes.
Se as pessoas tivessem a liberdade de sair, afirmou a Abdelmullah, e manifestar em Trípoli, a Líbia seria libertada em pouco tempo.
A missão da UA foi integrada pelos presidentes Amadou Toumani Turé (Mali), Jacob Zuma (África do Sul), Mohamed Ould Abdel Aziz (Mauritânia) e Denis Sassou-Nguesso (Congo), além do primeiro-ministro dos Negócios Estrangeiros Henry Oryem Okello, que representou o presidente de Uganda, Yoweri Museveni.
A delegação foi recebida, antes, por partidários de Muammar Kadhafi, que carregavam retratos do líder líbio e bandeiras verdes do governo.

Fonte: Angola press - 11.04.2011

1 comentário:

V. Dias disse...

Nao ha que discutir nada. Vao lhe apanhar e entregar tambem a oposicao para ser julgado.

Zicomo