segunda-feira, abril 18, 2011

Opositores nigerianos acusam-se mutuamente de facilitar vitória do partido no poder

Lagos - Os dois principais partidos de oposição da Nigéria acusam-se mutuamente de ter facilitado a iminente e maciça vitória do presidente nigeriano cessante, Goodluck Jonathan, nas eleições presidenciais de sábado último, noticia a PANA.
Uma tentativa de aliança entre o Congresso para a Acção da Nigéria (ACN) e o Congresso para a Mudança Progressiva(CPC), percebida como o único meio de desalojar o partido no poder, falhou no último minuto.
Os apoiantes desta aliança imputaram a vitória esmagadora do PDP a este fracasso, ao passo que o candidato do CPC às eleições presidenciais, Muhammadu Buhari, reforçou esta acusação alegando que o ACN concluiu um pacto secreto com o Partido Democrático Popular (PDP, no poder).
Profundamente magoado com as alegações e recriminações dos seus militantes, o ACN desmentiu hoje (segunda-feira) "ter desempenhado um qualquer papel, aberta ou secretamente ", na vitória do candidato do PDP.
"É tudo simplesmente inimaginável e pateticamente incompatível pensar que um partido progressista como o ACN trabalhe para a vitória do PDP que meteu Nigéria de joelhos durante os últimos 12 anos", escreve o partido.
Disse compreender a má interpretação aparente do fracasso do projecto de aliança com o CPC, para dizer que ajudarams a garantir a vitória do PDP.
"Nós compreendemos a frustração dos nossos militantes, mas lhes dizemos em toda responsabilidade que nós deploramos o fracasso desta aliança, não traímos os nossos princípios nem comprometemos a nossa integridade ", acrescentou o ACN.
O partido imputa também este fracasso da aliança ao CPC, afirmando que fez tudo o que é humanamente possível, para que esta funcionasse, mas que o outro partido foi inflexível nalgumas questões chaves.
Com a publicação dos resultados em 31 dos 36 Estados e no terrirório da capital federal pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC), está claro que o Presidente Jonathan vai ser eleito.
A INEC deverá proclamar os resultados das eleições presidenciais ao longo deste dia de segunda-feira.

Fonte: angolapress - 19.04.2011

Sem comentários: