quinta-feira, abril 07, 2011

Portugueses lideram pedidos ilegais do B.I. moçambicano

Os portugueses são o grupo de estrangeiros que mais obtiveram documentos moçambicanos de forma ilícita em 2010, seguidos de paquistaneses e somalis, revelou hoje o Centro de Integridade Pública (CIP), de Moçambique.

“Os cidadãos portugueses, avançam as nossas fontes, lideram os pedidos de emissão clandestina de B.I. (moçambicano) com o objectivo de acederem ao mercado de emprego ou constituição de empresas, evitando os trâmites, a burocracia e morosidade dos processos”, refere uma investigação daquela organização não governamental.

Segundo o CIP, que tem como fins a promoção da integridade, da transparência, da ética, da boa governação e dos direitos humanos em Moçambique, quase 40 por cento dos estrangeiros que adquirem fraudulentamente documentos moçambicanos são portugueses.

A mesma investigação refere que “a corrupção não passou à história na Direção Nacional de Identificação Civil (DNIC), com a introdução do B.I. biométrico imune à falsificação” e que os sectores corruptos se adaptaram aos novos tempos.

O CIP, de que fazem parte conhecidos ex-jornalistas moçambicanos como Marcelo Mosse e Milton Machel, conclui: “No caso de emissão de 100 B.I´s para estrangeiros sem nenhuma documentação num mês, a renda ilícita dos funcionários chega a atingir 50.000 dólares, equiparando-se à renda mensal que o Estado ganha pela emissão destes B.I´s.”.

Fonte: Rádio Mocambique - 07.04.2011

3 comentários:

V. Dias disse...

De facto.....

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Por favor, fala-la com os teus "Brothers" de Bruxelas,

Nos temos que "re-credibelizar" a relação "Darling -Doadores",

E la na mesa deles, estão uns "pedintes de tangas florescentes" feitos "Grandes Doadores",

Isso fica mal pra Imagem e Prestigio que pretendemos que os "Doadores da Darling" tenham,

Por outro lado, também compromete e obstrui o nível de dialogo que o Nosso Governo esta "tentando" impor,

Uma questão de profissionalismo, e alguma moral, visto que estão em jogo vidas humanas dos Nossos principalmente, e a "borga das tangas florescentes" pode ficar pra outras ocasiões,em que eles acharem que 'e mais apropriado pra eles,

Fica muito mal, pra gente tao respeitável como se quer que os "Doadores da Darling" sejam,

Nao 'e ?

Reflectindo disse...

Diga-se que os serviços de identificação estão vendendo a pátria nas esquinas.

Esta atitude dos serviços de identificação é a que se deve chamar de vende-pátria, anti-patriotismo e devia-se punir severamente.