terça-feira, maio 31, 2011

Deserção de oito oficiais do exército de Kadhafi - CNT

Roma - Oito oficiais do Exército, dos quais cinco generais, outrora fiéis a Muammar Kadhafi desertaram, indicaram hoje (segunda-feira) fontes da rebelião numa conferência de imprensa em Roma, noticia a AFP.
Os oficiais desertores apelaram a outros pares a seguir o seu exemplo.
"Esses oficiais fazem parte dos 120 outros que deixaram Kadhafi e a Líbia nesses últimos dias. Esperamos que os outros se juntem a nós e ao povo líbio, abandonando o partido deste despota e criminoso", disse durante a conferência de imprensa o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdel Rahman Chalgam.
Segundo uma lista fornecida por Chalgam, um total cinco generais, dois coronéis e um major desertaeram.
O porta-voz do ministério italiano dos Negócios Estrangeiros, Maurizio Massari, cujos serviços co-organizram a conferência de imprensa, indicou que os oficiais desertaram graças ao "trabalho cuidadoso, competente e determinado dos serviços italianos de inteligência".
"Fizeram uma boa escolha ao abandonar um regime sem futuro", afirmou por causa da sua intenção.
O general Salah Giuma Yahmed que estava ao seu lado informou que as deserções em curso significam que as forças de Kadhafi não poderão mais sustentar o regime.
"As forças internacionais paralisam as tropas de Kadhafi, que têm hoje apenas 20% das suas capacidades militares", disse.

Fonte: Angola press - 31.05.2011

Sem comentários: