terça-feira, junho 07, 2011

Mexidas no MDM: Luís Boavida substitui Ismael Mussá no cargo de secretário-geral

O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Moçambique, que esteve reunido até ao princípio da noite de ontem, na cidade de Pemba, ratificou a indicação pelo respectivo presidente, Deviz Simango, sob proposta da Comissão Política, de Luís Boavida para o cargo de secretário-geral do partido, cargo que era ocupado por Ismael Mussá, cujo pedido de demissão foi igualmente aceite por aquele órgão.
Boavida, que até ontem era o coordenador nacional do partido para as províncias de Cabo Delgado e Niassa, falando ao “Notícias” momentos depois da sua escolha, disse ter sido colhido de surpresa e acredita que as suas responsabilidades estão acrescidas.
Ainda ontem o Conselho Nacional indicou Maria Moreno, Rangariranhe Pedro e Carlos Bernardo para a ocupação de igual número de vagas na Comissão Política, tendo tomado posse na mesma sessão.
Tanto Luis Boavida, como Ismael Mussá e Maria Moreno foram proeminentes deputados da Assembleia da República pelo partido Renamo.

Fonte: Rádio Moçambique - 07.06.2011

18 comentários:

Jorge Saiete disse...

Luis Boavida é um homem político que bem conhece o malabarismos da politica moçambicana, creio que k foi uma optima escolha. No entanto, acho que o MDM precisa reflectir e se pronunciar publicamente sobre o caso Ismael Mussá se é que está interessado em lavar a sua imagem perante o publico eleitor. é que a demissao barrulhenta do ex secretário geral, deixou duvidas e desconfiança em muitos, sobretudo no que tange a serenidade e a capacidade de o partido gerir as suas diferenças. é k se nao pode razaovelmente e pacificamente utrapassar querelas internas, nós duvidaremos da capacidade de o mesmo gerir da melhor forma assuntos da vida do país, se um dia chegar ao poder governo

Anónimo disse...

Nguiliche

O Luis Boavida pode ser um homem que conhece bem os malabarismos politicos mocambicanso,mas penso deviam ter pensado numa outra pessoa-mesmo que desconhecida- por aspectos que parecem pequenos(sotaque) mas que acabam sendo grandes para o trabalho vai fazer-cara do partido.

Anónimo disse...

Caro Anonimo
Tentei compreender o que quis dizer com o "sotaque" do Luis Boavida, mas nao consegui.
L. Boavida tem um sotaque que e caracteristico do local onde nasceu/cresceu, Pebane.
Em Mocambique, muitos de nos fala a lingua portuguesa com marcas muito influenciadas pelo local em que nasceu/ ou cresceu.
Fico com a imprensao que pretende dar a entender que o sotaque de Maputo e arredeores e o "modelo", o que nao e correcto.
Nao levante fantasmas sobre "superioridade" ou "inferioridade".

Carlos Mendes

Reflectindo disse...

Caro Saiete,

Concordo, com a tua sugestão e até desconfio que tenhas mais para dizer. Afinal lidas cm questões relacionadas com conflito e paz.

Abraco

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Caro Nguiliche

Desculpa-me, não entendi sobre o que querias dizer com sotaque.

Abraco

Reflectindo disse...

Caro Carlos Mendes

Vamos aguardar porque segundo o dicionário Priberam, a palavra sotaque tem 3 significados:
sotaque

s. m.
1. Remoque.
2. Dito picante.
3. Tom ou inflexão particular de cada indivíduo ou de cada província.


Abraco

Anónimo disse...

Reflectindo,

O Dr Boavida ainda não aqueceu a cadeira, e já acusam de falar "duro"!
Em relação ao sotaque, se é de Pebane, é melódica!
Não esqueçamos que os Ngunis da Zululândia, sempre colocaram o sotaque como "imperador"!
Este pormenor deveria ter sido "eliminado" em 62 pela Frente, mas voltou a prevalecer em 69/70, após a morte de Mondjane (com sotaque)!
O sotaque pessoalmente, acho salutar, define uma identidade cultural milenar!
A cultura é indestrutível!
Quanto ao Dr Mussá, demitiu-se e voltou à condição de militante base, o que demonstra o seu carácter civilizado (e vai continuar a sê-lo) e de dignidade!
Quantos já fizeram o mesmo em Moçambique nos 21 anos de democracia?
Quanto a possibilidade de cara-nova desconhecida do mundo malabarista (desculpe político) é uma opinião evoluída e desenvolvida-por enquanto é só para Países ricos, ainda não Moçambique!Em Moçambique só os "craques malabaristas" é que conseguem-por enquanto, a nova geração andar"bêbada de bens materiais e de olhos fechados"!
Quanto a questão de gerir, é inconsequente o julgamento sem provas dadas.
Volte a história, e reparará que em 1975, os que receberam a independência de Moçambique, mal sabiam o significado da palavra "geografia"- portanto...
Aliás cada cabeça , sua sentença!

Fungulamasso

Anónimo disse...

Nguiliche

Nao estou levantar fantasmas, estou a falar de fantasmas que existem mais que alguns tentam fingir que nao existem. Nao falei de que o sotaque da zona x era melhor em relaçao ao da regiao y. Penso que nem todos do Pebane tem mesmo sotaque, e nem digo que deve ser elemento de exclusao. Estamos a imaginar um porta-voz..., professor gago! Já imaginamos as caracteristicas fisicas(aparencias) de uma servente de hotel! Nao se trata de uma discriminaçao de pessoas com outra aparencia, trata-se de olhar para o que a realidade exige. Ou temos que fazer de conta, escondermos a ferida!

Anónimo disse...

Nguiliche
... Os elogios de receio de criticar podem prejudica o MDM. Ele podia ser assessor do SG ou outra coisa dentro do partido neste momento que a imagem(marketing) é o que está em causa. Se a imagem é uma discriminação, então é um problema que o mundo tem que resolver e nao o MDM. Os Nguni da Zuzulandia disseram o que disseram(para discriminar), eu estou a dizer outra coisa(nao para discriminar).

Reflectindo disse...

Fungulamasso,

"Quanto ao Dr Mussá, demitiu-se e voltou à condição de militante base, o que demonstra o seu carácter civilizado (e vai continuar a sê-lo) e de dignidade!" (Fungulamasso)

Pela leitura em praça pública, por exemplo no Facebook, não parece verdade o que dizes.

Reflectindo disse...

Nguiliche

Sou da opinião que pode-se falar do lado forte, lado fraco e as expectativas das pessoas quando se trata de quem toma uma grande responsabilidade. Algumas observações podem ajudar para a prestacão do responsável. Isso é contrário de uma propaganda anti.

Entretanto, digo-te que ainda não entendi bem o que querias dizer com sotaque. Pode ser que não queiras ser claro, e isso decides tu, da mesma maneira que adianto em confessar que mesmo que me esclareças pode ser que eu não comente sobre isso.

Linette Olofsson disse...

As bases que se fizeram presentes ao Conselho Nacional,vieram muito preocupadas com a questão doex SG Ismael Mussa.

Sobretudo pelas razões e atitudes lidas na imprensa entre outros factores ali reportado dentro do órgão. Foi realmente uma pena a sua não presença.
Eu dúvido que se torne um militante de base com dignidade.

Mas eu desejo-lhe o melhor, é complicado fazer política em Afrika e em Moçambique, no estado em que se encontra a nossa democracia ; não é tão fácil! Temos que saber engolir sapos,e agir em momentos própios e com inteligencia!precisamos de Paz interna para harmonização das nossas ideias, lutas e projectos.

Anónimo disse...

Nguiliche

Sr.Reflectindo, diz que mesmo se eu esclarecesse podia ser que nao comentasse o assunto. Isso só pode ser uma indicacao de que entendeu o que eu disse, escuso de dar mais detalhes. Uma discriminacao POSITIVA nao faz mal a ninguem.

Reflectindo disse...

Amigo Nguiliche

Confesso-te com toda a honestidade que não entendi bem o que querias dizer com o termo. Mas também não quis deixar-te com dúvidas quanto ao possível comentário. Seria desonestidade para mim, não te dizer isso. Não acho que sejas a pessoa para engolir o meu silêncio. Se não comento sobre algo não significa que eu não queira ouvir ou ler sobre tal, pelo contrário, quero para eu aprender mais.

N.B: não é de excluir que eu podia comentar. Espero que tenhas me compreendido.

Jorge Saiete disse...

O comentário da Linette me deixou mais assustado e desconfiado. porqu é k a amiga Linette duvida da possibilidade de Mussá se tornar num militante de base com dignidade?

me parece k o partido nao deu a devida importancia as razoes k ele invocou para pedir demissao. Os pontos k ele levanta precisam de ser abordados abertamente e com a devida serenidade, só assim é k eles (os assuntos) deixarao de ser e de multiplicar fantasmas no seio do partido. Normalmente se diz, que falando a gente se entende, e o MDM deve falar, nao deve evitar os assuntos. hojé é Mussá e amanha será outro membros e ai continuará a se duvidar da possibilidade de os kestionadores se tornarem militantes dignos?

Eu nao sou membro do MDM mas como moçambicano, me preocupa a saude dos nossos partidos, pois com a actuaçao consequente dos mesmos, todos nós, incluindo os meus filhos, saimos a ganhar. tenho para mim k Mussá e os outros subscritores da carta critica... não são peixe muido. eles sao peças valiosas k qualquer partido precisa. A minha sugestão é de k o MDM nao se pode dar ao luxo de perde-los por causa desta burlbulha. A minha curta experiencia da vida me ensina k há k dar importancia a tudo k nos dizem e procurar ver até k ponto tal é util ou não e nao rejeitar por rejeitar, como se faz nas nuvens: se tas comigo ou se es meu amigo entao nao me critiques. isso é perigoso p o MDM mais muito perigoso para o país como um todo

Anónimo disse...

Nguiliche

Sr.Jorge Saite, apoio o seu ponto de vista sobre Dr.Mussá. É preciso que o Presidente do MDM tenha frieza e aceite engraxar os sapatos até dos membros menos influentes do partido. Assim consiguirá combater os intriguistas e aqueles que pretendem se fazer de donos do partido, talvez porque se sentem mais proximos do presidente do partido ou fundadores do partido.

Reflectindo disse...

Não há dúvidas que o melhor caminho é este que Jorge Saiete está a propor. O resto só está a complicar ao MDM e consequentemente à nossa democracia.