sexta-feira, julho 01, 2011

Cabo Verde: Aristide Lima lidera sondagem para eleições presidenciais

O antigo presidente do Parlamento cabo-verdiano, Aristides Lima, lidera as intenções de voto entre os candidatos às eleições presidenciais previstas para 7 Agosto de 2011 em Cabo Verde, segundo uma sondagem publicada na Praia.

A mais recente pesquisa de opinião realizada pela empresa Afrosondagem entre os dias 18 e 19 de Junho indica que o candidato independente Aristides Lima, deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder ) com mandato suspenso, lidera as intenções de votos na primeira volta das presidenciais.

Em segundo lugar, com 22 porcento das intenções de voto, surge o antigo ministro cabo-verdiano das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, candidato que o PAICV decidiu apoiar em detrimento de Aristide Lima e do jurista e antigo membro do Governo David Hopffer Almada.

Seguem-se Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD), principal partido da oposição, com 21 porcento, e o candidato sem apoio partidário Joaquim Jorge Monteiro, com apenas um porcento das intenções de voto.

Entretanto, cerca de 29 porcento dos inquiridos estão ainda indecisos sobre a sua intenção de voto no escrutínio que vai escolher o sucessor de Pedro Pires na chefia do Estado cabo-verdiano.

De acordo com o estudo, Aristide Lima, que decidiu candidatar-se como independente, depois de ver o seu nome rejeitado em Março de 2011 pela direcção do PAICV, ganha terreno aos seus principais adversários, capitalizando maioritariamente a preferência dos indecisos.

Além disso, a sondagem revela que Aristides Lima conta com o apoio declarado de importantes dirigentes do PAICV e de outros partidos como a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), com dois assentos parlamentares, e o Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS).

Seria o vencedor na segunda volta do escrutínio, a ter lugar cerca de duas semanas depois, se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50 porcento dos votos na primeira volta.

Segundo os resultados do estudo, numa segunda volta Aristides Lima ganharia as eleições diante de Jorge Carlos Fonseca ou de Manuel Inocêncio, sendo a diferença para estes candidatos de, respectivamente, 19 e 11 pontos percentuais, rondando os indecisos aproximadamente 1/5 do eleitorado.

No caso de serem os candidatos apoiados pelo PAICV e o MPD a passarem à segunda volta, Manuel Inocêncio ganharia a Jorge Carlos Fonseca, mas a diferença seria consideravelmente reduzida, apenas cinco pontos percentuais nesta altura, contra 19 pontos percentuais caso a disputa fosse entre Aristide Lima e Jorge Fonseca.

Fonte: Angola press - 01.07.2011

Sem comentários: