terça-feira, agosto 16, 2011

ANCYL AMEAÇA AFASTAR ZUMA DA LIDERANÇA

JOANESBURGO, 16 AGO (AIM) – A Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, ameaça destituir da liderança o estadista sul-africano, Jacob Zuma, caso este processe o seu presidente, Julius Malema, pelas suas recentes declarações sobre mudanças do regime no Botswana.

A ala juvenil advertiu que se Malema for processado será “declaração de guerra”, situação que forçará os jovens a convocar um segundo Polokwane, numa referência ao congresso que destituiu, em Dezembro de 2007, o antigo Presidente do país, Thabo Mbeki.

A ameaça surgiu em resposta ao anúncio pelo porta-voz do ANC, Jackson Mthembu, aludindo que Malema poderá ser processado, mesmo que a liga tenha pedido desculpas e retirado os seus comentários sobre mudanças do regime no Botswana.

A liga explicou que o pedido de desculpas ocorreu após o ANC ter tomado uma posição contra Malema e ter classificado os seus comentários de uma transgressão de princípios e políticas do partido.

Apoiantes de Malema afirmaram que aconselharam ao seu líder para pedir desculpas e retirar os comentários, com vista a evitar confrontação com Zuma.

Lindiwe Zulu, conselheira de Zuma e membro do Comité Nacional Executivo (NEC), do ANC, reiterou o seu desejo de que a liga deverá ser processada, por transgredir os princípios da organização, mesmo que peça desculpas.

Depois das críticas, apoiantes de Malema desafiaram o partido que, quarta-feira, espera instituir um processo disciplinar contra o líder da liga, o segundo em 16 meses.

Malema poderá ser processado perante o Comité Disciplinar por seus comentários terem manchado o partido e causado um mal-estar de relações diplomáticas com o Botswana.

Há vozes no seio da organização que prevêem que se Malema for processado poderá inviabilizar um segundo mandado de Zuma na liderança do partido.

Outras vozes acreditam que dada a sensibilidade do assunto, Malema poderá dividir o ANC em duas facções no seu próximo congresso, marcado para 2012, em Mangaung, na província de Free State (ex-Estado Livre de Orange).

O processo disciplinar a ser instaurado contra Malema será uma “declaração de guerra”, segundo ameaçam os seus apoiantes, que ainda prometem destituir Zuma da liderança do partido.

Malema foi processado depois de ter sido acusado de criar um clima de divisões no seio do ANC e advertido que poderá ser expulso se continuasse a ofender ou manchar a organização.
(AIM)
SUNDAY INDEPENDENT/JD/DT


2 comentários:

Anónimo disse...

Quero ver onde levará este Malema,
se imagino se isso acontesse em Maputo chefe da OJM com Quebuza.

Reflectindo disse...

Malema é um monstro criado por Zuma para lhe defender dos escândalos corrupcão material e sexual e fazer-lhe chegar à presidência, isolando todos os seus críticos, Mbeki and others.

Talvez, o que Zuma não havia entendido é que o "miúdo" queria ser patrão dele e de todo o ANC. Malema critica(va) ou ataca(va) a todos do ANC severamente, mas os "adultos", talvez usando-o no comando do grupo de choque nos ataques com cunho racista, nunca quiseram educá-lo. E este é o resultado.
Na minha opinião, este é o resultado quando numa organizacão não há uma conduta ética para disseminar valores morais e éticos dessa mesma organização. Isso não só deve estar no papel mas também na prática.

Será que não há indisciplina no seio da OJM? Não há discurso racista, anti-democrático no seio da OJM? Há muito desse discurso que até certo ponto, um dia pode afectar, sobretudo à cooperacão. Veja-se o nome que se dá aos doadores que expressarem qualquer crítica ao poder. Quanto ao discurso racista que digam os frelimistas brancos que ousam criticar a corrupção e enriquecimento ilícito. Agora o que temos que reflectir é do porquê estes jovens não põem em causa à governação de Armando Guebuza como põem os do ANCYL à de Jacob Zuma?