quarta-feira, agosto 31, 2011

Desmaios nas escolas de Angola

Já há pistas de crime

Pretória (Canalmoz) - Três pessoas presas em Cabinda revelaram aos investigadores que o veneno é uma composição que tem como solvente a conhecida “creolina”, resultante do cresol, composto químico com alguma toxicidade quando ultrapassados os níveis normais.

A ponta do novelo para o esclarecimento dos casos de intoxicação dos alunos nas escolas de todo o país foi encontrada na província de Cabinda, onde peritos de investigação Ler mais

Reflectindo: E nos desmaios de Mocambique?

4 comentários:

Anónimo disse...

por um Cidadão Branco Chateado
(com tanta estupidez)

Gostei deste artigo.
É interessante verificar que no blog do sociólogo moçambicano Carlos Serra preferiram discutir a "sociologia" de uma epidemia semelhante (de desmaios em escolas) ocorrida, meses atrás, em Maputo e arredores, ao invés de se concentrarem na questão real que é saber o que, de facto, estava ocorrendo.
Este episódio não me faz ganhar mais respeito pela Sociologia como ciência ou mesmo mera ocupação humana. Parece mais ser uma perfeita inutilidade.
Felizmente os angolanos deixaram-se de tretas e procuraram as causas reais (físicas) dos problemas.
Os moçambicanos, no seu momento, ficaram-se pelas suas costumeiras superstições (que nunca "explicam" nada e remetem-nos a meras fantasias inúteis) ou então refugiaram-se em discussões "académicas" igualmente inúteis sobre o "sexo dos anjos" (=Sociologia).
O que os Africanos - tanto de lá (Angola) como de cá (Moçambique) - precisam de ter é uma visão naturalista e inspirada pelo conhecimento verdadeiro da Ciência acerca do Mundo e não continuarem a manter tradições supersticiosas "dos seus antepassados" que não ajudam a avançar e a ultrapassar o seu estado actual de pobreza e subdesenvolvimento.
Oxalá que este episódio nos ajude a despertar para a realidade e a perceber qual a atitude correcta que a sociedade deverá ter nestas e em circunstâncias semelhantes que venhamos a atravessar, eventualmente, como sociedade, no futuro. Não há tempo a desperdiçar com tretas de nenhum tipo.

Tenho dito.

P.S.:

Seria bom que se fizesse, em Moçambique, mais publicidade da evolução do caso angolano para elucidar os moçambicanos do que, certamente, se passou também antes com eles. Espero que os Sociólogos não venham a impedir isso.
É bom referir, ainda a este propósito, que em Moçambique além das falsas interpretações supersticiosas, e dos inúteis devaneios sociológicos (em alguns blogs) também vingou uma outra interpretação - igualmente falsa e superficial - que pretendeu atribuir os desmaios das alunas a questões de foro psicológico. Esta interpretação foi patrocinada pelo Ministério da Saúde local e apareceu como a versão "científica" (por oposição à versão supersticiosa-tradicional) do assunto. Nenhuma destas interpretações é correcta ou relevante pois, vemos agora, trata-se de um problema físico (químico). Os cientistas moçambicanos (se querem mesmo merecer esse título) não se devem esquecer que a Ciência procura a Verdade das coisas e não uma mera retórica de ocasião. É essa a mentalidade que deverá prevalecer se querem crescer como nação.

Heyden disse...

Um dos problemas que concorre para esta questao e que os sociologos acabam se simpatizando (empathy)com o proprio fenomeno social e com os individuos envolvidos no fenomeno social. Tentam ver e sentir o fenomeno social tal como ele e visto e sentido pelos envolvidos e sendo assim acabam caindo no erro de ser investigador e participante. Na minha opiniao os sociologos nao costumam utilizar instrumentos de medicacao que lhes distancia dos individuos envolvidos e sendo assim acabam caindo na subjectividade. E mais sinda, sao apenas os proprios sociologos que acreditam na validade e credibilidade das conclusoes dos outros sociologos. Alias, sociologos nao fazem conclusoes, eles criam hipoteses, que asseguir sao testas de forma empirica.

heyden disse...

Quando o assunto e discutir uma coisa cientifica ninquem aparece. Mocambique, o nossso pais, entretanto cheio de doutores e ate existem pos-doutores por aqui. Apenas gostam de discutir assuntos que dificilmente se tem razao, coisas do tipo, a manga de manica tem o melhor sabor.

heyden disse...

Este tema e interessante, pode-se puxar para o lugar cimeiro?