quarta-feira, setembro 28, 2011

Olá Madalena

Por Machado da Graça

Olá Madalena
Como estás tu, minha amiga?
E os teus filhos? Do meu lado está tudo bem, felizmente.
E, devo dizer, estou até bastante divertido!
Queres saber porquê? Pois é pelo rumo que estão a tomar as coisas em relação às eleições municipais intercalares que a FRELIMO forçou ao obrigar três autarcas a demitirem-se.
O aparecimento quase imediato das candidaturas às intercalares pelo MDM deve ter estragado o efeito com que a FRELIMO contaria de apanhar toda a oposição em contrapé. Pelos vistos o partido de Davis Simango não foi e teve capacidade de dar resposta rápida ao desafio. E resposta de qualidade e peso.
A candidatura de um político e intelectual com o peso de Manuel de Araújo ao município de Quelimane não será, estou certo, apenas uma atitude de simples marcação de presença. Araújo concorre com a esperança de ganhar.
O mesmo penso que se pode dizer em relação Cuamba. Maria moreno é, igualmente, um trunfo forte do baralho do MDM, mulher com uma longa carreira já longa e sólida, bem conhecedora do seu Niassa.
Sobre o candidato do MDM ao município de Pemba não te falo porque não o conheço, mas se tiver sido escolhido com os mesmos critérios dos outros dois poderá vi a ser, também, uma dor de cabeça para o tambor e maçaroca.
E há ainda um outro factor que é, sem dúvida, importante nesta questão. Estou a falar no facto de a RENAMO ter decidido não concorrer a estas eleições intercalares. Esta ausência de candidatos da RENAMO vai, seguramente, ser um factor favorável aos candidatos do MDM. Passará a ser uma oposição que, na prática, irá votar unida e não dividida como tem acontecido anteriormente.
E os resultados poderão ser desagradavelmente surpreendentes para quem forçou os seus camaradas a demitirem-se.

Machado da Graça, Correio da Manhã, 23/09/2011

Retirado do mural de José de Matos

Sem comentários: