domingo, setembro 11, 2011

Perdiz promete agitar os municípios que vão às eleições intercalares

Por Helenio Jeronimo

A Renamo na província central da Zambézia, diz que as eleições intercalares agendadas para Sete de Dezembro próximo, nos municípios de Quelimane, Pemba e Cuamba, são irrelevantes para o seu partido razão pela qual promete uma série de manifestações durante todo o período eleitoral.

Sem detalhar, o Porta-Voz da Renamo na Zambézia é citado pela Agencia de Informação de Moçambique a dizer que será uma “revolução popular” e que tais manifestações vão culminar com a queda do actual Governo da Frelimo.

Desde 1994, ano das primeiras eleições multipartidárias em Moçambique, que a Renamo e o seu lider, Afonso Dhlakama, vem somando derrotas eleitorais de forma
humilhante.

Ainda de acordo com a AIM citando o porta-voz do partido Renamo, a perdiz pretende aproveitar-se do período reservado as eleições intercalares, na sequência da renúncia dos respectivos edis, para intensificar a organização da suposta “acção popular”.

São pronunciamentos que chegam poucos dias depois de Afonso Dhlakama ter dito que o seu partido não vai participar dos referidos pleitos eleitorais, alegadamente devido a desorganização da Comissão Nacional das Eleições.

A Frelimo, através do Secretário-geral, Filipe Paúnde disse esta semana que a se confirmar tal desistência será uma oportunidade que a Renamo vai perder de participar num processo democrático.

“Agora não há condições. Participar em eleições neste momento seria para o inglês ver. A Renamo não quer legitimar uma democracia fantoche.

Hoje, as prioridades na agenda da Renamo estão viradas para a preparação da ‘revolução popular’ e não eleições intercalares”, declarou, por outro lado, aquela figura da Renamo na Zambézia, citada pelo ‘Diário de Moçambique’.

“Agora não vale a pena concorrer porque é uma fantochada. A própria resignação de Pio Matos (município de Quelimane) foi uma fantochada, porque há muito tempo a bancada da Frelimo na Assembleia Municipal andava a votar a favor de todos os projectos dele, para, de um momento para o outro, forjar um consenso de que ele deve sair do cargo”, disse Mavereca.

Até ao momento apenas o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e a Frelimo manifestaram interesse em concorrer nas eleições intercalares que culminarão com a sucessão dos presidentes dos três municípios em que os respectivos edis renunciaram os cargos.

Fonte: TIM - 09/09/2011

5 comentários:

Ismael Mussa disse...

Continuo a acreditar que a RENAMO ira participar nas eleicoes intercalares. Ate entendo que seria mais viavel fazer-se uma emenda pontual na Lei de modo a adiar-se estas eleicoes para 2013 tendo em conta os nossos problemas financeiros. Mas havendo eleicoes, como tudo indica que sim, julgo que a RENAMO deveria participar. Em algumas autarquias por exemplo como a de Quelimane, penso que tanto a RENAMO como o MDM levariam vantagens se nao apresentassem candidato para a presidencia do Municipio e apoiassem um mesmo candidato independente e apresentassem somente listas para a Assembleia Municipal.

Muna disse...

Concordo, em política ou em democracia é proibido abster-se. Mas será que a Renamo alguma vez aprendeu com as lições do passado? Já em 1998 nas primeiras eleições autárquicas absteve-se e os 'capivaras' tiveram vantagens. Quem não aprende com a história está sujeito a repetir.

E mais, como tenho dito, citando o amigo JCL "O peixe não tem a noção de que a água lhe é vital, enquanto não fizer uma incursão na atmosfera".

Zicomo

Reflectindo disse...

Caro Mussa

A propósito, haverão eleicões também para Assembleia Municipais nestas intercalares?

Na minha opinião, as eleicões intercalares têm que avançar, antes que se consuma a intenção ao forcar-se a renúncia dos edis.

Concordo que os partidos da oposição e sobretudo a Renamo e o MDM devia encontrar um candidato de consenso para uma vitória nestas intercalares. Há muita chance.

Muna, tenho pensado sempre ao que aconteceu em 1998. Será mesmo que a Renamo vai fazer a mesma asneira?

Muna disse...

Espero que o faça.

Espero.

Zicomo

Ismael Mussa disse...

Boa pergunta Reflectindo: realmente estas eleicoes intercalares sao somente para a presidencia dos municipios e nao para as assembleias municipais. Ja havia-me esquecido desse pormenor. Olha que a ideia de o Manuel de Araujo avancar como candidato independente em Quelimane parece-me que esta a mexer com muita gente. E so ver os comentarios no meu mural. Comeco a acreditar que e capaz de ser uma boa ideia mesmo.